segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Inep divulga locais de prova do Enem de dezembro na próxima semana

.O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou neste domingo (6) que irá divulgar no início da próxima semana os locais de prova dos cerca de 271 mil candidatos que farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

A prova deixou de ser aplicada em 405 locais por conta de ocupações em protesto contra as propostas de reforma do ensino médio e a que institui um limite para o aumento de gastos públicos.

Apesar desses problemas, o ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou a realização do Enem como um “sucesso total”.
“Diante do quadro, eu diria que foi um sucesso absoluto o Enem 2016. A gente tinha um ambiente de estudantes em escolas estaduais em diversos fatores, alguns casos envolvendo até a mobilização local envolvendo disputas históricas sindicais. (...) Em algum momento, houve até dúvida sobre o sucesso do Enem, e conseguimos que 97% conseguissem participar de um total de 8,6 milhões de inscritos”, afirmou o ministro em entrevista em Brasília.

Ele reconheceu “desconforto” no adiamento da prova para alguns alunos e explicou que, diante das ocupações, decidiu suspender a aplicação naqueles locais por uma questão de segurança. Segundo o ministro, o custo da aplicação em dezembro deverá ficar entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões.

Mensagem errada
Além dessas 405 escolas, dois outros locais de prova também tiveram problemas por conta de uma mensagem enviada por engano pelo MEC adiando o exame para dezembro.

Para o ministro, a situação representa uma “falha mínima” diante do contexto geral. “É uma falha mínima. É lógico que gera desconforto, mas num universo de locais onde seria aplicado o exame, haver um desencontro de informações é aceitável”, justificou Mendonça Filho.

Apenas parte dos candidatos inscritos no Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Taguatinga, no Distrito Federal, e na Unidade Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, no Pará, fez a prova.

Isso porque o MEC enviou, por equívoco, uma mensagem a alguns estudantes informando que dois locais estavam ocupados e, por isso, a prova seria adiada, quando, na verdade, não estavam.

Apesar da mensagem, uma parte dos candidatos foi assim mesmo e conseguiu fazer o exame. Agora, estes só precisam aguardar a nota e não poderão refazer o exame em dezembro. Apenas quem não compareceu neste fim de semana é que poderá realizar o Enem em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...