A cãibra é uma contração súbita e involuntária de um ou mais músculos. Quando ela é rápida, é caracterizada como um espasmo muscular. Porém, se o músculo continuar a contrair, ocorre a cãibra. A cãibra provoca o endurecimento do músculo de uma tal forma que muitas vezes é possível ver e sentir. O tratamento para a cãibra muscular depende da localização do músculo e também da duração da dor.
Método1
Tratando a cãibra em casa
- 1Alongue-se. Um músculo com cãibra pode relaxar ao ser alongado corretamente. Uma rotina regular de alongamento possibilita o crescimento das fibras musculares, fazendo com que elas se contraiam e relaxem mais vigorosamente quando você se exercitar. O alongamento nunca deve ser doloroso. Interrompa-o se você sentir uma dor aguda.[1]
- Em casos de cãibras na panturrilha, fique em pé com as pernas separadas, colocando a perna afetada na frente da outra. Coloque o peso do corpo sobre a perna da frente, dobrando levemente o joelho. Mantenha os calcanhares de ambos os pés no chão. Fique nesta posição por 15 ou 30 segundos.
- Outra maneira de alongar a panturrilha é sentar e estender as duas pernas na frente do corpo. Mantenha os pés relaxados e as costas retas. Coloque as mãos no chão ao lado de cada perna. Incline-se devagar para frente em direção aos pés. Quando você se esticar o máximo que conseguir, segure a posição por 30 segundos.
- Alongue as coxas, uma de cada vez. Em pé, leve um dos pés em direção à nádega, dobrando o joelho. Segure a perna pelo tornozelo ou pelo peito do pé. Puxe o pé o mais próximo da nádega que conseguir, alongando assim a musculatura da coxa, e mantenha tal posição por 30 segundos. Você pode se apoiar na parede ou numa cadeira com a outra mão para se equilibrar.
- 2Aplique calor ou frio. A aplicação de uma bolsa de água quente ou de gelo no músculo com cãibra pode aliviar a dor. Aplique a bolsa por aproximadamente 20 minutos de cada vez. Se você utilizar um bolsa de gelo, nunca a aplique diretamente sobre a pele. Envolva-a em uma toalha ou pano primeiro. Tenha cuidado ao usar bolsas térmicas na cama. Se você pegar no sono com uma destas ligada, pode provocar um incêndio.[2]
- Caso você queira tomar um banho quente para relaxar a cãibra, direcione o jato de água na região afetada. Também é possível aproveitar o benefício adicional de uma massagem se a água da sua casa tiver uma pressão forte.
- Lembre-se de que o gelo funciona melhor para lesões. Use gelo se você sentir uma dor intensa e se a pele estiver quente. Aplique calor em casos de dores crônicas nos músculos ou fadiga muscular.[3]
- 3Massageie o músculo com cãibra. Experimente massagear os lugares que conseguir alcançar, como as pernas. Segure o músculo da perna com firmeza com ambas as mãos e massageie-o com vigor e força para ajudá-lo a relaxar.[4]
- Pode ser útil pedir a alguém para massagear as partes onde você não consiga alcançar. Não há necessidade de um especialista. Uma simples massagem vigorosa já pode ajudar a cãibra a passar.
- A massagem não deve causar dor. Alguns tipos de massagem podem provocar lesões se os seus músculos estiverem tensos por conta da cãibra. Nunca prossiga se você tiver dor.
- A ação do massagista relaxa o tecido mais profundo e é um tratamento terapêutico para os músculos com cãibra. Vá ao médico caso as cãibras sejam crônicas e não melhorem com os tratamentos caseiros.
- É possível ainda experimentar um rolo de espuma. Coloque um rolo de espuma embaixo da área afetada. Movimente-se aplicando uma pressão suave por aproximadamente cinco a dez minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.