Abrigo de passageiros BR-343
O Portinho não é só uma aprazível Lagoa, cantada e decantada pelos poetas e degradada pela ação do tempo. É um pequeno povoado do município de Parnaíba, onde moram mais de 300 famílias, que são bastante visitadas por políticos em época de eleições e esquecidas depois, juntamente com as promessas feitas por aqueles que ali buscam votos para realizarem seus projetos políticos eleitoreiros.
Sem estrutura alguma, em todos os aspectos, aqueles parnaibanos não contam com escolas decentes para seus filhos ou postos de saúde para o atendimento da população. De acordo com a moradora Maria de Fátima, “o posto de saúde só funciona um dia na semana. Não tem ambulância e quando se precisa de alguma somos socorridos em Luiz Correia porque a secretaria de saúde de Parnaíba não envia”, disse a moradora, em entrevista à TV Delta. Segundo ela, há muita dificuldade de locomoção das pessoas, pela falta de acessos adequados, em função dos calçamentos estarem quebrados e sem manutenção há tempos e existirem ainda muita estrada de areia. Ela disse também que não existem linhas regulares de transportes coletivos. “Quando alguém precisa de um transporte para ir à Parnaíba ou Luiz Correia caminha-se 5 quilômetros até a BR-343, onde ficamos geralmente à mercê de alguém que nos dê uma carona”.
Abrigo de passageiros improvisado |
À beira da pista já foram improvisados alguns “abrigos” para que as pessoas não ficassem à mercê do sol e das chuvas à espera de uma carona ou de transporte vindo de Luiz Correia. Tais abrigos representam um verdadeiro descaso das autoridades para com a situação daquelas famílias, isso sem contar com a má impressão que fica para o turista que passa pela rodovia, em busca das praias do litoral.
De acordo com o representante cultural Francisco Gilberto, “o sofrimento do povo do Portinho é muito grande. A comunidade é totalmente desassistida. Chega a dar pena”, diz Francisco.
Postos de saúde e quadra esportivas já foram prometidas inúmeras vezes por prefeitos de Parnaíba, na época em que eram apenas candidatos. Eleitos, esquecem as promessas e a população, a exemplo do que fazem também com moradores da comunidade da Pedra do Sal, a única praia de Parnaíba que nunca recebeu investimentos de grande porte, inclusive no que tange à oferta de água potável para quem reside no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.