terça-feira, 14 de junho de 2011

Desova de tartaruga Oliva no Piauí. As imagens impressionam!


Técnica do projeto observando a desova do animal.

Na noite deste domingo, dia 12, por volta das 20h30 os monitores do Projeto Tartarugas do Delta flagraram a subida e desova de uma tartaruga da espécie Oliva na praia do Arrombado na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí.

A fêmea depositou seus ovos em um processo que durou mais de duas horas e foi minunciosamente observado pelos biólogos do projeto que pertence à Comissão Ilha Ativa.

O ninho confeccionado será acompanhando a partir de então até alcançar o período de 45 até 60 dias quando os filhotes deverão nascer. Segundo a coordenadora écnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana, a espécie Oliva, cujo nome vem da cor cinza esverdeada de sua carapaça, é a menor de todas as tartarugas marinhas, medindo cerca de 75 centímetros e pesando em torno de 65 quilos, alimenta-se de peixes, moluscos, crustáceos, principalmente camarões, e plantas aquáticas.

"A Oliva vive em água profundas do oceano Atlântico e não tem hábitos costeiros. Daí a importância de termos um animal como este tendo comportamento reprodutivo no Piauí", revelou Werlanne Santana.

Esta espécie está ameaçada de extinção assim como as outras quatro que frequentam o litoral brasileiro. O Projeto Tartarugas do Delta é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.


Por: Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...