quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Azeite de oliva para queimar gordura corporal


Graças ao combo de gorduras monoinsaturadas (consideradas boas para a saúde) e antioxidantes, o uso de azeite de oliva extravirgem é, há tempos, associado à prevenção de doenças cardíacas. Mas uma dúvida intrigava a nutricionista Flávia Galvão Cândido: será que esse óleo ajudaria a acelerar a perda de peso corporal?
Foi justamente essa resposta que ela buscou em seu projeto de doutorado, feito na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Para isso, fez uma seleção criteriosa de voluntárias, chegando a 41 mulheres com excesso de peso e que não faziam uso contínuo do azeite – na verdade, no dia a dia elas apostavam mesmo era no óleo de soja.
Flávia dividiu as participantes em dois grupos. Um, considerado o controle, ingeria 25 mililitros de óleo de soja no café da manhã. O outro utilizava a mesma quantidade de azeite de oliva extravirgem. “Elas também receberam planos individuais com restrição de 500 calorias ao dia. Dessa forma, queríamos verificar se o azeite aumentaria os benefícios de uma dieta com restrição calórica padrão”, informa Flávia.

Azeite no café da manhã?

Se você achou estranha essa parte, saiba que os óleos foram acrescentados a bebidas. “Elas levavam leite em pó desnatado e algum saborizante, como polpa de frutas congeladas, cappuccino ou chocolate em pó”, explica a nutricionista Rita de Cássia Alfenas, orientadora do projeto. Dessa maneira, houve controle da quantidade exata de óleo que as participantes ingeriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Agenda dos candidatos a prefeitura de Parnaíba

  Zé  Hamilton Psd  Manhã: Caminhada no Dom Rufino  Noite: comício com apoiadores na Avenida Geraldo Ponte Cavalcante/Dom Rufino Hélio Olive...