sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Mutirão leva informações e ajuda de prevenção contra o câncer na UBS da Pedra do Sal


Na última quarta-feira (18), a comunidade feminina da Pedra do Sal teve uma manhã especial de cuidados com a saúde, com o corpo e com a autoestima, na Unidade Básica de Saúde (UBS) local, tudo de forma inteiramente gratuita. O evento faz parte da campanha “Outubro Rosa”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), que durante este mês intensificou as ações de combate e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.

Foram feitos agendamentos e encaminhamentos para coletas e exames de prevenção na Clínica Sogipa e no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba. O mutirão pela vida contou também com o apoio de técnicos de enfermagem do Instituto Wanda Horta, (IWH), de alunos dos cursos de Enfermagem e de Direito da Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), e de artistas da entidade “Anjos do Amor Voluntários”.


Conforme ressaltou o professor do curso de Direito da Nassau, Pablo Rodrigues, a faculdade tentou orientar as pacientes sobre os direitos que elas têm perante os serviços prestados a todo cidadão brasileiro pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para a enfermeira Vanessa Valéria Lima, as mulheres precisam estar conscientes de que devem rotineiramente cuidar de sua saúde ginecológica, pois assim estarão evitando problemas futuros.


Além das dicas jurídicas e de enfermagem de extrema importância, ainda foram disponibilizados para a mulherada outros serviços como: corte de cabelo, maquiagem e danças educativas, que orientaram, de forma divertida, a forma correta de se fazer o autoexame da mama.


A coordenadora do Nasf, Francisca das Chagas de Oliveira Pereira, explicou que as ações de prevenção aos cânceres ginecológicos são feitos não somente no mês de outubro, mas ao longo de todo o ano e que qualquer mulher pode procurar a UBS do seu bairro e solicitar os exames preventivos.


“Reforçamos a orientação quanto à prevenção. O câncer é uma doença silenciosa e principalmente nós mulheres não podemos dar oportunidade para essa enfermidade aparecer, porque o tratamento é bem mais complexo”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...