quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Cras do Bairro São Vicente de Paula promove palestra dentro da programação do “Setembro Amarelo”


Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e atendimento à população carente, o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, do Bairro São Vicente de Paula, promoveu hoje uma  palestra alusiva ao Setembro Amarelo.


Durante o mês, órgãos do município estão voltados à campanha, tendo em vista o trabalho oferecido pela SEDESC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que disponibiliza também o  bem-estar natural e uma qualidade em saúde mental àqueles que frequentam os núcleos de atendimento espalhados por Parnaíba.

O sociólogo Valdeci Sousa esteve palestrando para um grupo de gestantes assistidas no CRAS/SVP. Também foram realizadas dinâmicas com o grupo Sucesso de Mulher, coordenado por Dorane França. Durante a palestra, denominada “Combate à depressão e suicídio – como ajudar quem passa por essa situação e como a vida é bela”, foram abordadas formas e relatos, de acordo com a ABPES – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio.

“Para evitar ou sair do quadro depressivo, é necessário socializar, além de procurar ousar novos projetos de vida”, disse Valdeci. Segundo ele, o reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar o profissional a determinar clinicamente o risco e, a partir desta determinação, estabelecer estratégias para prevenir o suicídio.

Na segunda parte da palestra, houve uma explanação sobre aspectos psicológicos, condições de saúde limitante e fatores menos estudados, mostrando a falta de informação para a população, o que agrava problemas em personalidade impulsiva. De acordo com especialistas da área, a escuta psicológica é o caminho. Em algumas ocasiões não há necessidade de terapias integradas.

Fonte: Prefeitura de Parnaíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...