segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Mão Santa: o vitorioso MENESTREL da Parnaíba

Por:Tomaz Teixeira
Ele fala, faz pregações, cita frases de famosos e renomados, é incansável e determinado. Foi assim que Mão Santa, contra tudo e contra todos, saiu das cinzas e com sua simplicidade franciscana, oriunda dos ensinamentos de sua Santa Mãe,como ele costuma chamar -, surpreendeu a gregos e troianos, vencendo uma eleição na segunda maior cidade do Piauí, sua terra natal, onde já foi prefeito, de onde saiu, para se eleger governador e Senador da República. 
Ele foi o autêntico menestrel, depois de outros insucessos em eleiçõesResultado de imagem para mão santa em campanha de prefeito passadas, sem dinheiro, sem estrutura nenhuma, apenas com aconstante companhia da sua guia maior, a esposa, D. Adalgisa, enfrentou o prefeito, o Governador do Estado, três senadores e uma reca de deputados federais e estaduais, que foram a Parnaíba, para ajudar o prefeito Florentino que buscava a sua reeleição. E o mais difícil, com apenas 30 segundos na televisão, enquanto o adversário tinha 6 minutos.
Por que o menestrel: Mão Santa saía de casa às 8 da manhã, e com apenas R$50,00 reais que lhes eram passados todos os dias, por D. Adalgisa. Fazia o que ele mais sabe fazer, andar de casa em casa, rua por rua, convidando o povo para o comício que ele faria à noite, naquele bairro. E assim continuou durante os 45 dias, de sua campanha.
Muitos perguntam: o que aconteceu? Como ele conseguiu? É fácil Resultado de imagem para mão santa nas ruas em parnaibaexplicar: Mão Santa, sempre que governou em Parnaíba e no estado, tinha, em D. Adalgisa, a chefe do seu Serviço Social, e o mais gratificante, era rara a casa, em que a família, não conhecia a mais determinada primeira dama dos Serviços Sociais, da Prefeitura de Parnaíba e do Governo do Piauí, responsável pelo famoso programa, sopa na mão, que matou a fome de milhares de piauienses.
A vitória de Mão Santa tem muitas explicações, a mais importanteResultado de imagem para mão santa em sua casa de praia no coqueiro em luiz correiadelas, o fato de ter governado com probidade. Continua mais pobre do que era antes de ser governador. Mora na mesma casa em Parnaíba, que adquiriu antes de ser prefeito de Parnaíba. A sua casa de praia é uma casinha simples de madeira, sempre a mesma, embora do lado, tenha mansões de pessoas que foram seus auxiliares, quando governador. Huuum!
A probidade, simplicidade, e pobreza franciscana, para quem foi governador do Piauí, merece da gente piauiense, o reconhecimento daquele que governou sem tirar proveito dos cofres públicos. Tem um pequeno apartamento num edifício de dois, por andar, na Av. Marechal Castelo Branco, símbolo de sua simplicidade e dignidade como administrador público.
Foi esse Mão Santa, que Deus compensou e em sendo da Ordem Franciscana de Parnaíba, notabilizou-se, quando, ao perder o mandato de senador e sem opção em Teresina, voltou para a sua vida simples de médico, na sua cidade praiana de Parnaíba, pois não enfiou a mão noResultado de imagem para mão santa na santa casa de missericordia em parnaibaerário público, como muitos que saem ostentando riqueza, arrotandograndeza, com mansões, empresas (hospitais) e chácaras suntuosas. Não, Mão Santa, voltou à Santa Casa de Misericórdia, em Parnaíba, onde consultava de dia e operava de noite, já que é, exímio cirurgião.
É esse o Mão Santa, que alegrou todo o Piauí e que arrancouResultado de imagem para mão santa e temertelefonema até do Presidente Temer, que o parabenizou pela volta ao poder, com a dignidade que lhe é peculiar.
“Mão Santa venceu!!!” Era essa a vibração de todos nas ruas, o que serviu para revelar que o povo não o esqueceu, e que tem nele um símbolo da simplicidade e da dignidade edificante.
Que a bancada federal do Piauí, e, em especial o PMDB do Piauí, busque, junto ao Presidente Temer, o apoio de que ele vai precisar paraimplantar a Universidade do Delta, projeto de sua autoria e já aprovado pelo Congresso; a construção da ponte que Liga a Avenida Beira Rio, como incentivo ao turismo da invicta Parnaíba, ligando o centro da cidade à Praia de Pedra do Sal; e, competentemente, convença ao Presidente Temer, de quem ele Mão Santa, é amigo pessoal, apoio para a construção e viabilidade do Porto do Vale do Timonha, mola propulsora para o desenvolvimento do Piauí, pela possibilidade de ter nos arredores, 50 mil hectares de área portuária, para o mega parque industrial, começando em Buriti dos Lopes e terminando em Cajueiro da Praia.
Valeu Mão Santa, você é o grande vencedor das eleições municipais de 2016 no estado do Piauí, tudo em nome da garra, obstinação, probidade e prova de que, o povo demora, mas, sabe a hora de fazer justiça. Vamos torcer pelo sucesso do seu mega governo, é o que esperamos.
Não esquecendo o mais importante, a pobreza de Parnaíba vai ter mãeResultado de imagem para adalgisa moraes sousa e o projeto sopa na mãode novo, ou de volta, pois Adalgisa Moraes Souza, no Serviço Social da prefeitura de Parnaíba, saberá como cuidar da pobreza carente da periferia, com assistência necessária aos desvalidos, com alimentos, medicamentos, cadeiras de rodas, enfim, tudo aquilo de que a pobreza tanto prescinde e que ninguém sabe fazer como ela sempre fez.
A pobreza voltará a ter mãe de novo em Parnaíba.
É a nossa visão como analista político, dessa magnífica vitória do grande Menestrel da Parnaíba, o médico Mão Santa, doa a quem doer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...