quarta-feira, 30 de março de 2011

Piaui adquire tecnologia para testes do vírus da dengue

A Secretaria de Saúde o Estado do Piauí (Sesapi) adquiriu tecnologia para realizar tipagem da dengue e em breve o estado passará a identificar tipo de vírus da Dengue. Com isso não dependerá mais de remeter para análise no Lacen do estado do Ceará.

O Piauí realizará, em breve, exames para tipagem de vírus da dengue. O kit Polymerase Chain Reaction Real Time (PCR em Tempo Real, em português), equipamento adquirido pela Secretaria de Saúde (Sesapi), no início deste ano, utiliza tecnologia de biologia molecular e permitirá que os resultados sejam conhecidos em até quatro horas. O início dos exames depende somente de uma capacitação do Ministério da Saúde para os técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Com o novo equipamento, as amostras coletadas em pacientes do Piauí não serão mais enviadas ao Lacen do Ceará, que é o laboratório de referência para toda a região. "É um grande avanço e uma grande conquista para a saúde de nosso Estado. Além da qualidade do exame, a agilidade será um grande diferencial", diz Simonara Vieira, diretora do Lacen.

Segundo a técnica, a análise das amostras no Ceará pode levar de 15 dias a um mês, porque é feita com a metodologia de cultura celular, que é mais demorada. "Nós trabalharemos com o que há de mais avançado para essa área. Teremos resultados em tempo real", pontua.

Simonara Vieira diz que o Lacen aguarda somente uma capacitação do Ministério da Saúde para começar a utilizar a nova tecnologia. "O Ministério vai fazer um grande treinamento reunindo grupos de vários estados que também passarão a dispor do equipamento".

A tipagem da dengue é importante, porque aponta quais os tipos de vírus da doença estão ativos no Estado. "A sorologia, que indica se o paciente está ou não com dengue já é feita por nós e atende a todo o Piauí. Com a nova tecnologia estaremos nos cercando de mais informações e com um controle mais ágil sobre o perfil da doença no Estado", explica.

O PCR em Tempo Real também pode ser utilizado para avaliar os casos de meningite bacteriana.

Autor: Flalrreta Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...