sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Um terço dos surtos de intoxicação alimentar

Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 27% dos surtos de intoxicação alimentar estão relacionados ao consumo de alimentos preparados nas residências.

O estudo analisou 76,8 mil casos de DTA (doenças transmitidas por água e alimentos) ocorridos entre 1998 e 2008. Os casos de intoxicação relacionados ao preparo de alimentos em restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, bifês e outros estabelecimentos que vendem comida ocupam o segundo lugar no ranking, com 24% do total de surtos.

Dez por cento dos surtos não tiveram informação do local de ocorrência e outros 39% estavam relacionados a creches, escolas, asilos e outros locais. A maior parte dos casos analisados, 72,5 mil, foram de diarreia aguda causada por bactéria, sendo a principal delas a salmonela, responsável por cerca de 7.000 casos.

Confira também
Saiba como evitar a intoxicação alimentar

Alimentação saudável previne o estresse

Veja todas as notícias de Saúde
Entre os casos de diarreia aguda causada por salmonela, segundo o estudo, 35% estão relacionados ao consumo de ovos crus ou mal cozidos e a alimentos preparados com ovos, como maionese. Outros 16% foram causados por bolos e doces, 11% pelo consumo de tortas, salgados e lanches, e 9% por carnes e aves.

A diretora da Divisão de Doenças Transmitidas por Água e Alimentos do Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Maria Bernadete de Paula Eduardo, destaca que todo o cuidado é pouco no preparo das refeições:

- O cuidado na hora de preparar alimentos é fundamental para evitar intoxicações, que além de diarreia, podem causar outros sintomas como vômito, cólicas, febre e, em alguns casos, distúrbios alérgicos, neurológicos e até a morte.

Com a proximidade das festas de Natal e Ano-Novo, a Secretaria também preparou algumas dicas para a manipulação de alimentos nas ceias: veja aqui quais são elas.


portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...