quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vitamina C e Terapia de Reposição Hormonal podem causar doenças cardíacas em mulheres na terceira idade


O  mundo está envelhecendo rapidamente, no Brasil, os idosos - pessoas com mais de 60 anos - somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas (Dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio). Nesse contexto, a especialidade médica de cardiogeriatria tem sido importante para promover o envelhecimento bem-sucedido e a expectativa de vida ativa. 
 
O cardiologista Mauro Gonçalves explica que os idosos apresentam diferenças importantes na farmacologia e na farmacocinética em relação aos adultos jovens. "Frequentemente revelam manifestações atípicas das doenças e diferentes respostas ao tratamento  com maiores efeitos colaterais medicamentosos, o que torna necessário o estabelecimento de recomendações diferenciadas para orientar o tratamento.", diz o cardiologista. Nas mulheres, por exemplo,  as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morbimortalidade acima de 50 anos de idade
 
A Sociedade Brasileira de Cardiogeriatria recomenda às mulheres: o abandono do tabagismo, a prática de atividade física regular  e a reabilitação para idosas que apresentaram algum problema cardiovascular. Além disso, uma dieta alimentar deve ser rica em frutas, fibras e vegetais e o consumo de peixe pelo menos duas vezes por semana.  As gorduras saturadas devem compor no máximo 10% da energia total diária e gorduras trans-saturadas devem ser evitadas. O consumo de álcool deve ser limitado a, no máximo, um drinque por dia.
Em alguns casos, o consumo de soja pode ser indicado para a redução do colesterol alto, fator de risco para as doenças do coração. Uma avaliação médica criteriosa pode diagnosticar, ainda, a necessidade de suplementação de ômega-3 e a prescrição médica de drogas como o ácido acetilsalicílico (AAS) ou Clopidogrel. 
 
Há situações em que os médicos não recomendam a Terapia de Reposição Hormonal em face ao risco aumentado de tromboembolismo venoso e câncer de mama. Existe restrição, também, ao uso de suplementação antioxidante, como vitaminas C, E e betacaroteno.  
 
Esse e outros temas interessantes serão discutidos durante o  VI Congresso Piauiense de Cardiologia promovido pela SBC/PI (Sociedade Brasileira de Cardiologia- Seção Piauí) que acontece em Teresina de 25 a 27 de abril no hotel Blue Tree Towers Rio Poty. A programação do evento segue em anexo. 
 
Thissiane Cavalcante
86- 9986 9489

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Convite exposição Zé de Maria 45 anos de arte