terça-feira, 26 de março de 2019

Teoria sugere que mercúrio é o planeta mais próximo da Terra

Quando estudamos o Sistema Solar, é comum que os planetas sejam apresentados como se fossem alinhados. Dessa forma, existe a sequência que todo mundo decora: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Também aprendemos que Vênus é o planeta mais próximo da Terra, mas, aparentemente, isso não é uma verdade exata.

De fato, durante sua aproximação máxima, Vênus é o que fica mais pertinho da Terra. Porém, uma nova teoria propõe que, na verdade, o planeta mais próximo ao nosso é Mercúrio. Para chegar a essa conclusão, astrônomos do Laboratório Nacional de Los Alamos e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenheiros, ambos nos Estados Unidos, analisaram a órbita dos últimos 10 mil anos de Mercúrio, Vênus e Marte.
 


Como a órbita de Mercúrio é a mais próxima do Sol, a Terra fica, em média, muito mais perto dele do que de qualquer outro planeta. Na verdade, essa teoria sugere que o astro mais próximo ao Sol também é o mais “próximo” a todos os outros do Sistema Solar.


omo Vênus tem uma órbita maior, apesar de se aproximar bastante da Terra, na maior parte do tempo está bem longe. Através de um método de cálculo chamado de ponto-círculo, foi possível determinar que Vênus está, em média, distante 1.136 unidades astronômicas (UA) da Terra. Já Mercúrio está a apenas 1.039 UA de nosso planeta.

 

A teoria dos astrônomos ainda precisa ser testada novamente, mas abre caminho para estudos de comunicação via satélite, já que mostra como o sinal perde intensidade quando se distancia da Terra.

Mega Curioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...