sexta-feira, 8 de março de 2019

O Dia Internacional da Mulher é comemorado com uma manhã diferente na Praça da Graça

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), foram programadas diversas atividades na Praça da Graça em Parnaíba. O Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica(NEV), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), esteve na organização de uma manhã bem diferente, para comemorando a data, com apresentações culturais, artísticas e discursos de autoridades.
De acordo com a gestora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica (NEV) em Parnaíba, advogada Maria das Neves Oliveira, o evento foi preparado para mobilizar toda a Rede de enfrentamento à violência, “para que a população parnaibana perceba que o NEV está aqui, aberto para atender as mulheres que passam por problemas de violência doméstica.  O objetivo principal é mostrar que as mulheres da cidade não estão sozinhas.  Que as parnaibanas se sintam amparadas. E que as mulheres compreendam que elas foram feitas para ser acariciadas e não espancadas, essa é  principal meta”, disse Doutora Neves.
O evento contou com participação de alguns órgãos como o Procon Municipal, OAB, Defensoria Pública, dentre vários outros parceiros e também com serviços de aferição de pressão e glicose. Todos os órgãos estavam disponíveis para atender e orientar as mulheres. Toda A equipe NEV esteve prestando algumas homenagens à mulher, com entrega da medalha do mérito municipal e também esclarecendo a população sobre todos os procedimentos de como a mulher pode ter acesso aos serviços do NEV,Adalgisa falou ainda sobre as conquistas das mulheres em dois momentos, com relação à Lei Maria da Penha. “No ano de 2006 a Lei passa a previnir e coibir crimes praticados contra a mulher; já em 2015 avançamos e a Lei alterou o código penal e qualificou o Feminicídio  como homicídio qualificado e o inclui no rol dos crimes hediondos. São duas conquistas que podemos comemorar e a sociedade já acordou para o problema. Vamos continuar na luta para que novas conquistas possam acontecer”, finalizou  Adalgisa Moraes Souza.
A vereadora Neta Castelo, que também esteve na Praça, deixou seu recado para todas as parnaibanas pelo dia internacional da mulher. “Eu, como uma das representantes da mulher na Câmara Municipal, quero dizer que eu amanheci com o desejo de dizer a cada mulher da nossa cidade que elas não permitam que ninguém as machuque porque somos nós mulheres que damos a luz e damos continuidade à vida, por meio do nascimento, por isso temos que nos valorizar. Quem tiver um companheiro ou alguém que não a valorize como mulher, saia dessa relação. Não deixe ninguém lhe maltratar e que lutem pelos seus direitos. Acima de tudo, lute pelo direito de viver e ter uma vida de qualidade”, disse a vereadora.
A Secretária Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), Adalgisa Moraes Souza, destacou a importância do dia da mulher e as conquistas que elas conseguiram ao longo dos anos. “É uma data importante que é comemorada no mundo inteiro, porque é fruto de muita luta do sexo feminino, por direitos iguais e muitas conquistas. Mas ainda temos que avançar. Eu sei que a violência contra mulher ainda é muito grande, mas a prefeitura disponibiliza o NEV, o CREAS, que também trabalha em rede e nosso principal objetivo é combater a violência doméstica e qualquer outro tipo de violência contra a mulher”, disse a secretária.
Fonte Blog do B.Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...