quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Farol secular da Pedra do Sal erigido em 3 de maio de 1873

Farol da Pedra do Sal, construído em 03 de maio de 1873
pela Marinha do Brasil
Praia da Pedra do Sal: localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, a 15 km de Parnaíba, sede do Município, com excelente acesso por via asfaltada. Possui cerca de 8 km de extensão de faixa larga de areia, águas claras, dunas, morros e um conjunto de rochedos graníticos que avança para o Oceano Atlântico, dividindo, assim, a praia em duas partes: a chamada Praia Mansa, propícia aos banhistas e a Praia Brava, mais propícia para esportes náuticos, como o Surf e o Kite Surf.


O nome Pedra do Sal vem das formações de sal nas concavidades das pedras graníticas, em virtude da evaporação das águas do mar nelas depositadas. De acordo com alguns estudiosos, na antiguidade, esta praia foi visitada por navegadores fenícios que utilizavam o local para experiências astronômicas e possíveis contatos com seres extraterrestres; outros dizem que embaixo dos grandes blocos de terra, se encontram escondidos tesouros deixados pelos navegadores. Lá existe o Farol, que data de 03 de maio de 1873, construído pelo Ministério da Marinha para orientar os navios sobre os riscos de colisão com as pedras que adentram ao mar e reaparecem a uma distancia de mais de 1 km, podendo ser vistas na maré baixa.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...