quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lei de anistia no trânsito entra em vigor

Governador Wilson Martins
A Lei de anistia para proprietários que possuem débito junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) foi publicada, na última terça-feira (30), no Diário Oficial, e passou a entrar em vigor. A Lei determina a anistia de débitos, sejam eles o somatório do imposto ou taxa, suas multas e demais acréscimos legais, inclusive atualização monetária. Os beneficiados possuem o prazo de 90 dias para requerer.

De acordo com a Lei nº 6.104, de 29 de agosto de 2011, os proprietários de motocicletas, motonetas até 150 cilindradas e automóveis com até mil cilindradas, cadastradas no Registro Nacional de Veículos Automotores, e que comprovem ter um rendimento mensal de até quatro salários mínimos, que possuem débito vencido até 31 de dezembro de 2010, poderá entrar com uma solicitação para anistia dos mesmos.

Os proprietários beneficiados têm até 29 de novembro, para solicitar a anistia dos débitos. Os interessados deverão levar uma cópia do RG, CPF ou CNH do proprietário do veículo, junto com o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), comprovante de rendimento mensal, comprovante de endereço, nota fiscal do veículo (em caso de primeiro emplacamento), Certificado de Registro de Veículo com firma reconhecida (em caso de transferência de proprietário), além de um requerimento dirigido ao chefe do Detran-PI, solicitando a anistia dos débitos, para um posto do Detran.

O diretor técnico, Tiago Vasconcelos, explica que os beneficiados só poderão requerer a anistia dos débitos, caso tenham quitado os tributos referentes ao ano em exercício. “Será concedido desconto de até 25% para pagamento a vista dos tributos do ano de 2011, que não estejam com o prazo vencido”, explicou.

A Lei determina que cada proprietário fica limitado em utilizar esse benefício em apenas um veículo. Não será necessária a vistoria pela Polícia Interestadual (Polinter), cujo proprietário que mora no Estado, queira transferir o licenciamento para o Piauí.

Nallyne Soares (assessoria de Comunicação Detran-PI

Pai de Fernanda diz que filha foi vista com duas pessoas antes de morrer

Fernanda Lages Veras foi vista com duas pessoas nas imediações da obra onde horas depois seria assassinada. A revelação foi feita nesta quarta-feira (31) por Paulo Lages, pai da jovem, durante entrevista coletiva.

Segundo ele, um vigilante que fazia ronda pela Avenida João XXIII avistou um grupo de três pessoas – um homem e duas mulheres – próximo ao local do crime. A testemunha só reconheceu que era Fernanda ao amanhecer do dia, quando viu fotos da jovem estampadas no noticiário local.
































Por coincidência, o vigilante conhecia um tio da vítima. Foi assim que a história chegou à família. “Segundo meu cunhado, o amigo dele não sabia que era a Fernanda. Quando ele viu a foto dela no jornal foi que reconheceu”, afirmou Paulo Lages.

A segunda mulher que estava no grupo também foi reconhecida. Ela faz parte do círculo de amigos de Fernanda. A identidade do homem ainda é uma incógnita. O vigilante já prestou depoimento à Polícia Civil.

Após a sáida do pai de Fernanda do local da coletiva, o advogado Lucas Villa disse estranhar o relato. Ele foi contratado pela família da jovem para acompanhar o caso. “Parece uma história um pouco fantasiosa. Manuseei o inquérito e não vi nada sobre isso”, disse

Confiança na polícia

Durante a entrevista coletiva, Paulo Lages declarou total confiança na condução do caso pela Polícia Civil. Ele recebeu as garantias de uma investigação isenta do governador Wilson Martins. “O governador me ligou e garantiu que a polícia não vai omitir nada nem acobertar ninguém, independente de quem seja o culpado”, disse.

A família não demonstra contrariedade no fato do delegado Mamede Rodrigues, titular do 5º Distrito Policial, ter abandonado o caso. Na opinião do pai da vítima, o importante é que uma equipe competente cuide do caso.

“A família acredita na punição, mas desde que essa punição venha através de provas concretas, que se descubra através de exames. Nós não vamos especular nada”, avisou Lages.

Paulo Lages também fez um apelo para que o chefe do Ministério Público Federal no Piauí, procurador Marco Túlio Caminha, continue acompanhando o caso de perto.

Suicídio

O pai de Fernanda Veras manteve a calma durante os mais de 20 minutos de entrevista. O único momento em que usou um tom de voz mais veemente foi ao falar da hipótese da filha ter se suicidado.

“Jamais uma pessoa como a minha filha faria isso. Nunca! Ela sempre foi lúcida, alegre. Gente, as fotos que vocês veem da minha filha... eu não tenho notícias da minha filha séria em uma foto. Minha filha era uma pessoa que sorria fácil, que fazia amizades; ela quando chegava em Barras, que as amigas chegavam, era aquela farra. A Fernanda era uma pessoa calorosa, que gostava da vida, gostava de viver. Era uma pessoa que gostava de viver”, declara Paulo Lages.

O advogado da família, Lucas Villa, levanta alguns argumentos para reforçar a versão de que Fernanda não pulou do prédio do Ministério Público Federal. “Não acho viável que ela tivesse informações de como adentrar no local, saber desses detalhes, de que era possível passar de uma obra para a outra por um buraco na parede no fundo do terreno, saber como ter acesso ao interior da obra do MPF. São situações um pouco difíceis da gente imaginar que ela pudesse ter em mente sozinha”, argumentou.

Jovem foi atraída para a obra

Fernanda entrou na obra atraída por alguém. Essa é a opinião de Paulo Lages. “Minha filha chegou lá atraída por alguma coisa, ela não foi lá à toa”, disse, acrescentando que “um falso amigo” pode ser o assassino da filha.

Paulo Lages conversava “todo santo dia” com Fernanda. A última vez que se falaram por telefone foi na quarta-feira, dia 24 de agosto. A jovem estava na faculdade quando atendeu a ligação do pai. “Nós éramos pai e filha que conversávamos sobre todos os assuntos.” Apesar disso, Paulo não sabe com quem a jovem se relacionava. Segundo ele, Fernanda nunca se queixou de ameaças.

Fernanda pode ter sido empurrada do prédio

O advogado Lucas Villa acredita que Fernanda Veras pode ter sido empurrada do 5º andar do prédio do Ministério Público Estadual. Ele visitou o local onde a jovem foi assassinada.

Ressaltando que sua opinião é leiga, Villa disse que o local onde o corpo foi encontrado é muito afastado da base do prédio. Para descrever aquela trajetória, afirma o advogado, ela teria que ter sido empurrada. “Quem pretende se suicidar, não dá um salto pra frente”, conclui.

Prudência

Ainda durante a coletiva, o pai de Fernanda Veras pediu prudências aos jornalistas na divulgação do caso. É uma reação da família à onda de boatos e informações desencontradas que está sendo veiculada pela imprensa. “Nós ainda não recebemos nada de concreto da Polícia Civil.”



Por Rômulo Maia
Fonte: AZ

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Além de Irene, mais três tempestades tropicais estão em atividade

Apesar de ter perdido intensidade e saído da categoria de furacão para tempestade tropical, Irene matou 29 pessoas nos Estados Unidos neste fim de semana , antes de seguir para o Canadá. Estimativas apontam prejuízos de até 7 bilhões de dólares para os americanos – o que mostra o potencial de destruição deste tipo de fenômeno.

Além de Irene, existem no mundo
mais três tempestades tropicais em atividade, segundo o serviço de meteorologia americano Wunderground. Uma delas, Nanmadol, castigou as Filipinas na semana passada, quando estava na condição de furacão, matando pelo menos 16 pessoas. O fenômeno foi considerado o pior ciclone a afetar o país desde o Morakot - que deixou 700 mortos e desaparecidos em 2009.

Depois, Nanmadol perdeu força e caiu para o nível de tempestade ao atingir Taiwan, onde, felizmente, não deixou mortos. Agora, a megatempestade ruma em direção à China.

Outra tempestade tropical, Talas se formou na quinta (25) também no Oceano Pacífico e vem ganhando força gradualmente conforme se desloca para o Japão. Nesta segunda, apresenta ventos 70km/h e não causa transtornos. Mas de acordo com previsões, Talas pode, se tornar um furacão de categoria 1 (fraco), entre terça e quarta, e ascender ao nível dois na quinta, mais forte e com ventos de 160m/h.

A terceira tempestade está em formação no norte do Oceano Atlântico e por isso ainda é considerada uma depressão tropical (Td, na sigla em inglês), com ventos que não passam de 60km/h. Entretanto, o chamado Td 12 deve ganhar força e se transformar em tempestade tropical na noite de hoje, podendo, ainda, ascender à categoria de furacão entre quinta e sábado. Ele ruma em direção à República Dominicana, mas não é possível saber se ele alcançará o país, uma vez que as previsões do serviço de meteorologia são para apenas cinco dias.

Segundo previsões da Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos dos EUA (NOAA), só no Oceano Atlântico, são esperadas de 12 a 18 tempestades tropicais durante os seis meses da temporada, que vai até dia 30 de novembro.

Fonte: Exame.com

Engenheiro ligado à obra é o principal suspeito de assassinar Fernanda


Vitima Fernanda Lages

Um engenheiro é apontado como o principal suspeito de ter assassinado a estudante Fernanda Veras. A tese é levantada por pessoas ligadas à vítima. O homem teria ligação com a obra onde Veras foi encontrada morta na última quinta-feira (25).

Fontes do Portal AZ afirmam que Fernanda se encontrou com o engenheiro em um bar da zona Leste na noite em que foi morta. O crime foi passional. Suspeita-se que o engenheiro fugiu para Fortaleza logo após assassinar a jovem.

Contudo, a polícia nega já ter um suspeito. Por telefone, o delegado Mamede Rodrigues afirmou ao Portal AZ que a investigação não possui uma linha definida. “Vamos continuar colhendo depoimentos, ouvindo as pessoas, investigando até chegar ao assassino”, afirma.

Ainda de acordo com o delegado, informações sobre possíveis suspeitos não partiram da presidência do inquérito policial. “Até o momento não temos suspeitos”, afirma.



Da Redação do Portal AZ

Prorrogadas as inscrições do concurso da Câmara de Parnaíba

Câmara Municipal de Parnaíba
As inscrições para o concurso da Câmara de Vereadores de Parnaíba que encerravam no dia 02 de setembro foram prorrogadas para 23 de setembro a pedido do Tribunal de Conta do Estado.
Segundo o presidente do legislativo parnaibano, vereador Gustavo Lima, todos os envios eletrônicos da documentação referente ao concurso foram levados ao conhecimento do TCE no dia 22 de agosto último. “O Tribunal de Contas do Estado nos comunicou que precisava de 30 dias para apreciar toda a documentação e nos sugeriu que prorrogássemos as inscrições para esta nova data”, revelou Gustavo Lima.
Apesar deste pedido do TCE para as inscrições acontecerem até dia 23 de setembro, as outras etapas do certame estão mantidas nas datas anteriormente informadas.

Ascom CMP

Traficante preso com cocaína pura em Parnaíba

Por volta das 11:30 horas desta segunda feira (29), uma guarnição do Grupo Giro após uma abordagem de rotina, prenderam em FLAGRANTE o individuo Klecio Greyck da Silva Carvalho "vulgo índio" , já conhecido da policia na pratica de trafico em sua residência na Rua Campo Maior no Bebedouro. Segundo os policiais do Grupo Giro o Índio estava sentado na calçada de casa quando foi abordado e ao entrar na residência do mesmo, foi encontrado no poder do mesmo 45 gramas de cocaína pura, algumas já pronto de venda, vários cordões de prata, uma balança de precisão e uma pequena quantia em dinheiro. O elemento foi encaminhado para a Central de Flagrantes para ser ouvido e em seguida ser autuado por trafico de drogas.








Por Carlson Pessoa
Fotos Cleiton Paparazzo

domingo, 28 de agosto de 2011

Escolas do interior do Estado do Piauí ganharão cursos técnicos via satélite

A partir de 2012 serão implantados, no Estado, 300 pontos de mediação tecnológica para cursos técnicos, que serão oferecidos para alunos do Ensino Médio com finalidade de capacitá-los para uma formação tecnológica. As aulas serão ministradas através de videoconferência.


O aluno irá fazer o Ensino Médio durante a manhã e no turno da tarde assistirá às aulas via satélite. “As aulas serão ministradas da da capital [Teresina] e os alunos receberão o sinal no interior do Estado”, explica o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Reinaldo Lopes.

Atualmente, funcionam no Estado dois centros tecnológicos via web conferência, que são os primeiros testes para a implantação dos centros via satélite. Nas cidades de Água Branca e Castelo do Piauí, 200 alunos já são beneficiados com o programa. Os alunos estão sendo capacitados com cursos de administração e informática.

“Esses primeiros pontos já instalados são testes para a concretização do projeto e até o fim do ano mais seis cidades serão beneficiadas com o projeto”, diz Reinaldo. Até dezembro deste ano, as cidades de Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Elesbão Veloso, Esperantina, São João do Piauí e Simões receberão os cursos via web conferência.

A capacitação dos professores que ministrarão as aulas será iniciada neste segundo semestre de 2011 e a previsão é que no próximo ano esses professores já comecem a trabalhar no novo sistema.

“Esses cursos serão uma forma de revolucionar o interior do Estado. Os alunos não necessitarão mais sair da sua cidade e terão um curso da melhor forma possível. Estes sairão do Ensino Médio já capacitados para o mercado de trabalho”, pontua.

O programa é uma parceria do Governo do Estado, através da Seduc, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e será implantado em escolas técnicas, agrotécnicas e rurais em todo o Estado.

Por Wilton Lopes

Vereador Fernando Gomes deve sair do PT

O vereador Fernando Gomes, eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), vem informando "em off" aos seus simpatizantes que deverá deixar sigla e se filiar a outro partido no mês de setembro.


Fernando Gomes entrou em rota de colisão com o vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Veras Neto, pela disputa de espaço no partido. Os dois reivindicam a candidatura majoritária para sucessão do prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco (PTB).

A nova agremiação partidária que irá acolher o vereador ainda não foi revelada, entretanto os seus simpatizantes têm uma certeza, será uma legenda de oposição a atual administração municipal.

Pela Lei 9.096/95, art. 18 e pela Lei 9.504/97, o prazo para filiação é de no mínimo um ano, antes das eleições. Lembrando que para magistrados e membros dos tribunais de contas o prazo é de seis meses (Resolução TSE 19.978/97) e os militares não precisam de filiação prévia! (Acórdão TSE 11.314/90). Como o mandato é do partido e não do candidato, Fernando Gomes corre o risco de perder o mandato de vereador de Parnaíba. A eleição para prefeitura de Parnaíba será no dia 7 de outubro de 2012, conforme calendário eleitoral aprovado pelo TSE, o que significa que o vereador deverá se filiar ao novo partido até 7 de outubro de 2011


Jornal da Parnaíba

Polícia já sabe quem matou Universitária Fernanda Lages


Fernanda Lages
Um membro da família da universitária Fernanda Lages Veras, morta a golpes de barra de ferro na madrugada do dia 25 de agosto em Teresina, apresentou ao delegado Mamede Lima titular do 5º DP, jurisdição onde aconteceu o crime, o nome e o perfil de um homem que supostamente seria o autor do crime.


As informações foram passada a coluna por uma fonte da própria Policia que pediu reservas. O delegado Mamede não fala sobre este suspeito. Limita-se, a dizer apenas que, as investigações avançaram muito.

O indivíduo denunciado pela família é conhecido também das amigas de Fernanda e pode ser preso a qualquer momento. O elemento supeito teria entre 19 e 25 anos e mora em Teresina. A polícia não tem dúvidas: o crime é passional.

Leia mais sobre o caso Fernanda Lages:

com informações do 180graus

Lançado hoje na internet o projeto amigos de Peter Pan

Será realizado no mês de outubro o projeto amigos de Peter pan, da (FUNJAP) Fundação Juventude em Alerta de Parnaíba, que tem o objetivo de promover a paz e o social nas famílias parnaibanas. Será entregue brinquedos para crianças da zona urbana e rural de Parnaíba, o evento será realizado no Bairro Igaraçu, contará com apresentações de danças, palhaços exibição de vídeos temáticos e ainda do Michael Jackson cover com suas performances.


“Peter Pan foi um dos personagens que o cantor pop americano Michael Jackson gostava quê inclusive, criou a terra do nunca, chamada de Neverland um lugar mágico e especial para as crianças.”

A equipe do projeto amigos de Peter Pan está recebendo doações de brinquedos, se você tem brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação, que seu filho não brinca mais estamos aceitando. E para outras pessoas que queiram participar com outras doações entre em contado nos fones: 86 9451-0541 9417-4592 e-mails: djwrcosta@hotmail.com/agente2506@yahoo.com.br
Jornal da Parnaíba | Wagner Roberto

Obrigado por divulgarem a nota!

sábado, 27 de agosto de 2011

Vice-Governador Moraes Souza Filho participou da entrega de chaves do programa minha casa minha vida.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira dia ( 26) a solenidade de entrega de chaves das casas do programa minha casa minha vida,localizado no conjunto colina do alvorada I. O evento contou com a presença de várias autoridades dentre elas: o Vice -Governador Moraes Souza Filho ,Deputada Juliana Moraes Souza, Deputado Assis Carvalho,e outras autoridades do município de Parnaíba.
O vice-Governador Moraes Souza Filho destacou a importância destas famílias terem conquistado esse direito. o mesmo destacou que o Governador Wilson Martins, tem trabalhado de forma que venha dar condições dignas de habitação e qualidade para os Piauienses.

Wagner Roberto

3° Simpósio de Letras em Português na UESPI



 Foi realizado pela Uespi, Pólo de Parnaíba, por meio do 5º Bloco 2011.1 de Letras Português o 3° SIMPÓSIO DE LETRAS EM PORTUGUÊS. O evento aconteceu no auditório do campus. Fizeram-se presentes autoridades municipais, dentre elas o vice-Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o secretário de comunicação, Francisco Carvalho; a diretora do Campus de Parnaíba, Rosineide Araújo.
O 3º Simpósio encerrou-se dia 25 de agosto e contou com palestras do Doutor Jonas Henrique de Oliveira, Doutor Marcílio Machado Pereira, Mestre Francisco Winston José da Silva, o Poeta parnaibano Diego Mendes e os acadêmicos Daniel Ciarlini e Geziel Anderson Veras. Espera-se contribuir para a formação de profissionais competentes, capazes de lidar de forma crítica com o ensino-aprendizagem das linguagens verbais e não verbais inseridas na sociedade.
O evento visou propiciar um ambiente de análise e reflexão sobre o uso da língua nas várias formas de comunicação, inseridas ou não no contexto literário, observando os fatores culturais e sociais que a influenciam. Pretende-se por meio deste evento reconhecer a importância das múltiplas linguagens na formação do cidadão brasileiro em todas as suas formas de uso, bem como promover um espaço crítico de intercâmbio de saberes que colaboram para a compreensão das diversas linguagens e suas manifestações específicas no respeito às diferenças sociais e culturais.
Por: Deuzyanne Zátia

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ministério Público anuncia a realização de concurso no PI

image Foto: Divulgação

O Governo irá liberar o pedido de suplementação orçamentária feito pelo MP.

O governador Wilson Martins (PSB) garantiu recursos para a procuradora geral de Justiça, Zélia Saraiva, promover a realização de concurso para o Ministério Público (MP). O anúncio foi feito em reunião realizada no Palácio de Karnak.

O Governo irá liberar o pedido de suplementação orçamentária feito pelo MP, para que o processo seletivo possa ser concretizado. A expectativa é que o concurso seja realizado ainda este ano. “Os cargos e número de vagas ainda serão definidos. Mas temos a necessidade de ampliar o número de promotores”, disse Zélia Saraiva.

A procuradora afirmou ainda que a realização do concurso público é essencial para que as atividades do no Ministério Público possam ser realizadas com celeridade e eficiência. “Essa é uma das metas que defendemos durante toda nossa campanha até a Presidência. O Ministério Público possui atualmente uma defasagem grande no seu quadro de pessoal. Com isso, os trabalhos, principalmente no interior do Estado, ficam comprometidos”, declarou Zélia Saraiva.

O Ministério Público dará inicio agora ao processo licitatório para escolha da empresa responsável pela realização da seleção. “Isso é importante para que todas as nossas ações sejam realizadas com transparência. Essa medida irá contribuir com a melhoria e o crescimento desta Instituição”, finalizou.

Fonte: meionorte.com

Concurso para professor vai oferecer 5 mil vagas


O secretário de Educação, deputado Átila Lira, anunciou concurso público para a contratação de 5 mil professores para a rede estadual de ensino. O novo concurso será realizado até o final do ano, com vagas para as diversas áreas e disciplinas.


Convocação
Ele disse que hoje a Secretaria de Educação tem 12 mil professores efetivos e 9 mil temporários. Em outubro, serão convocados os últimos 741 professores aprovados no concurso público de 2009, segundo o secretário.

Informações do Diário do Povo

Edição: Parnaiba no Mundo

Ensaio nu de Mulher Melão precisou de muito Photoshop

 Mulher Melão (Imagem:Reprodução) Mulher Melão
O ensaio nu da Mulher Melão precisou de muito Photoshop. Segundo a coluna "Telenotícias", publicada no jornal "O Dia", em uma das fotos, as pastilhas da piscina ficaram distorcidas por conta dos retoques feitos com o programa.

Fonte: Ego

Escola Profissionalizante de Parnaíba apresenta novos cursos para o trade do litoral


Será realizado nesta sexta, dia 26 de agosto, às 9:00hs, na Escola Profissionalizante de Parnaíba, uma reunião entre a Secretaria de Turismo do Piauí, Secretaria de Educação e representantes do trade turístico do litoral, representados pela Aetre - Associação de Empresários da Rota das Emoções.


O objetivo da reunião é apresentar ao trade os cursos oferecidos na Escola Profissionalizante de Parnaíba, voltados para a atividade turística e também, discutir novos cursos que possam ser oferecidos atendendo a necessidade do turismo local.

Atualmente, o eixo profissional desenvolvido na Escola Técnica é voltado para a hospitalidade e lazer, formando profissionais para trabalhar em bares e restaurantes, hospedagem com ênfase em turismo rural e eventos.

O objetivo é direcionar os cursos oferecidos adequando à demanda local. Segundo o diretor de educação profissional da Seduc, Reynaldo Lopes, já são oferecidos cursos voltados para o turismo em Parnaíba, além de cursos de inglês na Escola de Línguas. “Já oferecemos cursos na área de turismo e de idiomas em Parnaíba, mas precisamos retomar o funcionamento dos laboratórios de gastronomia e hotelaria da Escola Profissionalizante, para atender a demanda local. Outra ideia da Setur é que possamos oferecer cursos de idiomas voltados para o trade”, disse.

Jornal da Parnaíba

CIPTUR recupera moto roubada em Luis Correia



A motocicleta de marca Honda, modelo BIZ 125 +, de cor preta, de placa LVR – 2538, de propriedade de Eleizabete de Sousa Cavalcante foi furtada por volta das 21h30min, do dia 23.08.2011, em frente a residência da proprietária, situada a rua São José nº 434, bairro Centro, em Luis Correia.


Desde então equipes da CIPTur - Companhia Independente de Policiamento Turístico, diligenciou no sentido de recuperar o referido veículo, e na manhã de hoje, dia 25.08.2011, através de informação de populares, o veículo foi localizado e encaminhado para a Delegacia de Luis Correia. A guarnição Polícia Militar era comandada pelo sargento Dos Santos e os Soldados Lívio e Neto (foto).

| Ascom CIPTur

Diretor da ZPE Parnaíba reúne-se com empresário americano

John Steele, empresário americano

O diretor técnico-executivo da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Dinarte Porto, vai se encontrar, nesta quinta-feira (25), com o presidente da empresa Steele, John Steele, em Vitória (ES), para continuar as conversações iniciadas no Investir Piauí. A Steele é uma empresa norte-americana que produz equipamentos para indústria cerâmica. No Brasil, a empresa possui um representante exclusivo e pretende a instalação de uma indústria no país.


Dinarte Porto explica que a Steele está buscando um local para instalar uma indústria. “O objetivo deles é produzir equipamentos no Brasil e exportar para os países da América Latina. Na reunião mostrarei as oportunidades e vantagens deles se instalarem na ZPE Parnaíba”. O Investir Piauí foi realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nos dias 8 e 9 de agosto.

A ZPE Parnaíba fez vários contatos de empresas com intenção e projetos para se instalar no empreendimento. A diretoria está dando continuidade a essas rodas de negócios. “Estamos buscando estreitar as relações iniciadas em São Paulo, nos colocar à disposição para sanar as dúvidas e promover a ZPE Parnaíba para o empresariado nacional e internacional“, frisou Dinarte.

Por Larissa Gomes

Parnaíba gasta R$ 1 milhão com pacientes de outros Estados



A Secretária Lílian Martins revelou que não é apenas Teresina que desembolsa recursos próprios para atendimento de pacientes de outros Estados.


A Secretária Estadual de Saúde, Lílian Martins, revelou nesta quinta (25) que não é apenas Teresina que desembolsa recursos próprios para atendimento médico de pacientes de outros Estados – principalmente o Maranhão.

“Parnaíba teve perdas de R$ 1 milhão no ano passado, Floriano teve R$ 400 mil, Luzilândia, R$ 90 mil e Uruçuí com R$ 73 mil”, informou Lílian Martins durante reunião com uma comitiva de deputados estaduais maranhenses na Assembleia Legislativa do Piauí.

Por ano, o Maranhão repassa para o Piauí cerca de R$ 4 milhões para compensar os atendimentos a seus pacientes. 85% dessa verba ficam em Teresina. De abril de 2010 até março de 2011, o Piauí repassou para o Maranhão R$ 56 mil para compensar atendimentos.

Na próxima segunda, dia 29, a Secretaria de Saúde envia ao Ministério da Saúde a resposta sobre uma proposta lançada pelo ministério de encontro de contas entre os dois Estados. “A princípio é o que se pode fazer no momento”, disse Lílian.

Jornal da Parnaíba | Com informações da CCom

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

“Querem tirar o PI do mapa, eu quero levá-lo ao mundo”, desabafa Bruna Lombardi



Elenco do filme "Onde está a felicidade?

Bruna desabafa: “Querem tirar o Piauí do mapa, eu quero levá-lo ao mundo”. Ao lado de João Cláudio, que fez um padre no filme, e do ator Marcelo Airoldi, Bruna se diz encantada com o Estado. Bruna Lombardi fez um desabafo ontem à noite durante o lançamento de seu segundo filme “Onde está a felicidade?” em Teresina.


“Teve uma crítica (se referindo a Folha de São Paulo) que disse: porque o Piauí? Que merchandising foi este? Que coisa absurda. Se eu tivesse colocado o Rio de Janeiro, ninguém iria escrever numa crítica porque o Rio de Janeiro? Todo mundo iria achar normal. Estou aqui nesta intimidade para dizer pra vocês que fiquei indignada com esse preconceito. Eu quero fazer deste filme uma bandeira para defender este Estado que merece tudo de bom”.


Ao lado de João Cláudio, que fez um padre no filme, e do ator Marcelo Airoldi, Bruna se diz encantada com o Estado.

“Se tem alguém que quer tirar o Piauí do mapa, nós queremos colocá-lo no mundo” disse acrescentando: “A gente brinca onde está a felicidade? E eu digo está aqui no Piauí”.

O pré-estreia do filme ocorreu no Teresina Shopping somente para convidados. Estiveram presentes o governador Wilson Martins (PSB), a primeira-dama Lilian Martins, além de secretários, parlamentares e jornalistas.

Sobre a Parque Nacional da Serra da Capivara, Bruna disse que é um tesouro que o Brasil e o mundo precisam descobrir. “É um lugar fantástico. Fiquei tão deslumbrada com a paisagem e as inscrições. Pensei: isso precisa ser mostrado para o mundo”, afirmou.

O diretor do longa Carlos Alberto Riccelli, marido de Bruna, afirmou que toda vez que rever as imagens da Serra da Capivara se emociona. “Elas me tocam cada vez que as vejo”.

Depois do filme, a primeira-dama entregou um buquê de flores para Bruna Lombardi e foi feito um brinde com champagne.

Edição Blog Parnaiba no Mundo | Por Yala Sena/Cidade Verde

Autoridades visitam local onde poderá ser implantado o Posto Avançado do IML


Durante a audiência pública sobre a implantação do IML de Parnaíba na Câmara de Vereadores foi sugerida a possibilidade de um Posto Avançado do Instituto Médico Legal, enquanto a implantação definitiva do órgão não é realizada pelo Governo do Estado.


Com base nesta brecha, os vereadores João Câncio Neto, Antônio Cardoso e o presidente do legislativo, Gustavo Lima, levaram o Delegado Geral de Polícia Civil, João Marcelo, até as instalações do Hospital Colônia do Carpina após a realização da audiência pública com a finalidade de avaliarem as condições do local.

Segundo o vereador Gustavo Lima, a Colônia do Carpina precisa apenas de algumas adequações para que lá possa funcionar o Posto Avançado do IML em Parnaíba. “Nossa avaliação foi positiva e o próprio delegado João Marcelo concordou que bastam pequenos ajustes. Ele disse que levará a informação para seus superiores em Teresina e que a decisão final para a instalação o órgão, inclusive a data, fica a cargo da Secretaria de Segurança Pública do Estado”, revelou o presidente da Câmara de Parnaíba, Gustavo Lima.

“Precisamos de solução rápida neste caso, o que não pode continuar é essa dificuldade que as famílias da região enfrentam na liberação de seus mortos por falta de estrutura, seja física ou humana”, pontou o vereador João Câncio Neto.

| Por Ascom CMP

Postagem em destaque

Ultranet - A sua internet

  Ultranet a melhor internet com o melhor plano para você. confira  Instagram