segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

UFPI vai inaugurar em Parnaíba Laboratório de Saúde Pública

Programado para entrar em atividades inicialmente nos primeiros meses do ano passado, o laboratório de saúde pública do Campus  Ministro Reis Velloso (UFPI), na Praça da Graça (antigo PAM), deverá entrar em funcionamento provavelmente dentro de 30 dias, conforme assegura o diretor do Campus, professor Alex Marinho.
Ele explica que o motivo do atraso foi “uma série de normativas obrigatórias para colocar o laboratório em pleno funcionamento. Primeiro - disse ele - foi necessário o cadastro no Conselho de Biomedicina e o alvará de funcionamento. Outra questão estava relacionado à energia elétrica, porque o prédio possuía um débito que era de responsabilidade do Governo do Estado, que arcou com pagamento. “Há 2 meses regularizamos o processo junto à vigilância sanitária e o alvará de funcionamento, enfim, tudo demandou tempo, mas agora a data prevista para a inauguração é em em torno de 30 dias”, disse o diretor.
Alex Marinho explicou que, enquanto a equipe de técnicos de biomedicina cuidava da parte burocrática, que é toda a documentação necessária para a regulamentação e o funcionamento, outra parte da equipe cuidou da parte relativa à instalação de todos os equipamentos. 
Ele adiantou ainda que inicialmente serão atendidos pacientes encaminhados do Hospital Dirceu Arcoverde, das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Especialidades Médicas (CES) que a Universidade Federal do Piauí vai abrir na Avenida Capitão Claro, onde funcionou o curso de medicina.
“Vamos fazer um mapeamento durante 6 meses, criar um fluxo de demanda, saber quais são os exames que carecem de mais recursos e ver os fluxo nos atendimentos dos pacientes cadastrados, para avaliarmos a possibilidade de expansão, relata o diretor. Ele avalia que, ao todo, os investimentos estão em torno de R$ 4 milhões.
Fonte: Blog do Bsilva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...