sábado, 23 de junho de 2018

Por que as pessoas se matam tanto?

Por: Bernardo Silva
Eis um assunto pelo qual poucos se interessam, não obstante o crescente número de suicidas mundo à fora. Mas, o que é que leva mesmo tantas pessoas a se suicidarem? E por que não se falar de mais este que é um problema de saúde pública neste país? Ah, mas quem é mesmo que está preocupado com o bem estar do outro?
Pra mim, problema é para ser resolvido, superado. Quando a depressão chega a gente mata no peito, sacode as pulgas e segue em frente. Sim, eu creio em Deus – o todo Poderoso. Creio que a vida não é só isso aqui. A vida é eterna. Ela existe após a morte, até porque Deus não faria de sua mais perfeita criação, o ser humano, uma coisa qualquer que se acaba, a qualquer instante, para ser enterrada e em poucos dias virar lama, debaixo da terra.
Deus nos deu a vida para ser vivida, em sua a sua essência. E todos estamos na terra é para sofrer. A felicidade plena, que muitos imaginam e buscam aqui na terra, só existe no plano espiritual para ser conquistada, com ações de caridade, indulgência, perdão, justiça. O sofrimento, quando vem, tem uma razão de ser e Deus quer que saibamos disso. Ele é justo. Quer que soframos nossas dores aqui na terra, com abnegação, para podermos ter as alegrias do paraíso quando deixarmos este corpo, que nada mais é do que  envoltório de carne do espírito.
O cantor Cazuza diz em uma de suas músicas: “somos iguais em desgraça”. E é verdade. O que nos faz morarmos todos juntos neste planeta, como irmãos,  são os nossos erros. Nossos pecados de tantas e tantas vidas de desacertos. Por isso eu quero viver muito, aqui na terra. Para sofrer, chorar, refletir sobre minhas faltas e tentar corrigi-las. Por que tirar uma vida que não é minha? Deus me deu como dádiva! E por isso eu O agradeço.
Sobre o assunto desta semana a revista Veja traz uma matéria com número alarmantes, cuja leitura sugerimos:
E que tomemos alguma atitude. Não esperar por autoridades que não estão nem aí. E que atitude?  Rezar a Deus pelos fracos, pelos ignorantes, pelos depressivos e fazer algo por eles, no sentido de que entendam a beleza da vida. Aliás, como tudo o  que  Deus criou. É só olhar o que há de grandioso no universo funcionando em harmonia. Se alguma coisa danosa acontece, pode ir atrás que teve a mão do homem. Sem se falar na natureza, no canto dos pássaros, na beleza das flores, no barulho das águas do riacho.
Diga para as pessoas que se suicidar é um ato de puro egoísmo. O suicida termina por matar também a vida de sua família e de seus amigos. Reflita sobre o texto abaixo:
Qual é a maior dor?
Você já pensou nisso?
Um jovem deixou um bilhete aos familiares, pouco antes de cometer suicídio, e expressou no papel o que estava sentindo. Disse ele que a maior dor na vida não é morrer, mas ser ignorado. É perder alguém que nos amava e que deixou de se importar conosco. É ser deixado de lado por quem tanto nos apoiava e constatar que esse é o resultado da nossa negligência.
A maior dor na vida não é morrer, mas ser esquecido. É ficar sem um cumprimento após uma grande conquista. É não ter um amigo telefonando só para dizer Olá. É ver a indiferença num rosto quando abrimos nosso coração. O que muito dói na vida é ver aqueles que foram nossos amigos, sempre muito ocupados quando precisamos de alguém para nos consolar e nos ajudar a reerguer o nosso ânimo. É quando parece que nas aflições estamos sozinhos com as nossas tristezas. Muitas dores nos afetam, mas isso pode parecer mais leve quando alguém nos dá atenção.
É bem possível que esse jovem tenha tido seus motivos para escrever o que escreveu. Todavia, em nenhum momento deve ter pensado naqueles que o rodeavam.
Se pudesse sentir a dor de um coração de mãe dilacerado ante o corpo sem vida do filho amado…  Se pudesse experimentar o sofrimento de um pai que tenta, em vão, saber do filho morto o que o levou a tamanho desatino…
Se sentisse o desespero de um irmão que busca resposta nos lábios imóveis do ser que lhe compartilhou a infância… Se pudesse suportar, ainda que por instantes, a dor de um amigo sincero a contemplar seus lábios emudecidos no caixão, certamente mudaria seu conceito sobre a maior dor.
Descobrir qual a maior dor é muito difícil. Mas a maior decepção é fácil de deduzir. É daqueles que se suicidam pensando que extinguirão a vida e com ela todos os problemas. Esses saem do corpo mas, indubitavelmente, não saem da vida e, muito menos, acabam com os problemas.
Portanto, por mais difícil que esteja a situação, nunca vale a pena buscar essa porta falsa chamada suicídio. É importante lembrar sempre:por mais escura e longa que seja a noite, o sol sempre volta a brilhar. E por mais que pensemos estar na solidão, temos sempre conosco um amigo fiel e dedicado que jamais nos abandona: JESUS.
Fonte: O Piolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...