quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Participação popular enriqueceu debates na elaboração PPA encerrado nesta terça-feira



O último dia, nesta terça-feira (29), das discussões em torno da elaboração PPA (Plano Plurianual) Participativo, foi dos mais satisfatórios, na opinião dos organizadores. A presença e a intervenção de representantes de associações de moradores e demais segmentos da sociedade organizada, contribuiu para o enriquecimento dos debates, transformando-se em ferramenta de suma importância para o planejamento das ações do governo municipal para os próximos 4 anos.



No último dia dos debates ocorreram, na parte da manhã, oficinas temáticas sobre educação, esporte, turismo e lazer, isto no primeiro momento. Depois foi a vez das discussões em torno da cultura e do turismo, onde cada secretário e superintendente pôde expor o que vem fazendo e suas metas pra os próximos anos. Todos ouviram sugestões e questionamentos, que devem ser avaliados para inclusão ou não na diretrizes do PPA, para cuja elaboração a população ainda vai poder continuar oferecendo sugestões, até o dia 15 de setembro, através do site da prefeitura: http://parnaiba.pi.gov.br/phb/



A secretária de educação, Altair Marinho,  falou, por exemplo,  do que vem sendo feito no setor educacional, a partir de pequenas reformas nas escolas, além de eventos lúdicos e comemorativos já realizados, como o dia do estudante, com atividades durante todo o dia. E citou a determinação do prefeito Mão Santa de dar as condições para que o estudante da escola pública em Parnaíba receba a mesma qualidade do ensino que é ofertado no setor privado. A sugestão, segundo ela, é que todas as escolas da rede municipal sejam transformadas em escolas modelo, a partir de um projeto piloto que será executado na Escola Roland Jacob.

“Como a cidade é uma cidade universitária, temos que qualificar nossos professores para que o nosso aluno seja melhor preparado para entrar na universidade. Esta gestão está muito preocupada com a qualificação de pessoal”, pontuou a a secretária Altair, antes de falar do plano de metas que pretende implementar até o final da gestão.



Ainda na terça feira, falando na parte da tarde, durante a oficina temática Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Habitação, a secretária Maria das Graças Moraes Souza, da infraestrutura, fez um apanhado geral da situação caótica em que se encontrava a cidade, quando o prefeito Mão santa assumiu; também fez um resumo dos projetos em execução e disse das intervenções que pretende implementar em áreas de alagamento, no sistema viário, em praças, monumentos ruas e avenidas.



Disse também dos seus planos para os Mercados Públicos, parada de ônibus e terminal urbano, e da luta que a administração Mão Santa vem empreendendo em busca de recursos federais para tocar obras de maior vulto. Citou, inclusive,  do plano de recuperação de todas as praças da cidade e a construção de novos espaços para o lazer da população, além da recuperação de todas as quadras poliesportivas existentes, que passarão para a responsabilidade das escolas, nos bairros onde elas estão situadas, inclusive, contarão com a mesma vigilância das escolas, a fim de evitar as depredações pelas quais passaram nas últimas administrações.



Ao final, tanto a secretária Maria das Graças da Infraestrutura, quanto o secretário de transportes Maurício Machado, responderam aos questionamentos dos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...