quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AGOSTO E SUAS SUPERSTIÇÕES


.
Todo mundo acredita em algumas superstições e crendices populares. Mas algumas em particular sempre chamam a atenção. Quebrar um espelho realmente dá sete anos de azar? Ou ainda tomar leite e comer manga pode matar alguém? Atravessar o caminho de um gato preto dá azar?
Agosto, por exemplo, é considerado o mês do folclore. Mas também é sempre lembrado como o mês do cachorro louco ou ainda como o mês do desgosto.
Mas você sabe quais são os porquês do repúdio a agosto?

AS CATÁSTROFES HISTÓRICAS E AS CRENDICES

A morte de Marechal Deodoro da Fonseca, primeira presidente do Brasil. O suicídio de Getúlio Vargas, grande estadista brasileiro.  Renúncia de Jânio Quadros, outro presidente. Início da ditadura militar. A morte de Juscelino Kubitschek. Todos esses grandes momentos políticos da história do Brasil aconteceram em agosto.
Em contexto mundial, grandes eventos como a explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o massacre de São Bartolomeu (ordenado por Catarina de Médici), invasão da Coréia pelo Japão, o início do conflito entre Índia e Paquistão, a Guerra do Golfo, o início das duas Guerras Mundiais e a construção do Muro de Berlim aconteceram no mês de desgosto, ou melhor, em agosto.
No início das navegações, as mulheres portuguesas nunca se casavam em agosto. Isso acontecia porque esta era a época em que as expedições zarpavam em busca de novas terras. Logo, quando se casavam em agosto, as mulheres acabavam ficando sem lua-de-mel e corriam o risco de ficar viúva precocemente.
Na Argentina, por exemplo, muitas pessoas acreditavam que lavar a cabeça em agosto atraía a morte.

NEM TUDO É MENTIRA

Sendo alguns especialistas, em cidades de clima tropical, agosto marca o fim das chuvas e o sol começa a aparecer. A virada de tempo e a incidência dos raios solares mexem com o sistema hormonal das cadelas, fazendo com que muitas delas acabem entrando no cio e chamando a atenção dos machos. Querendo conquistar suas amadas, os cães brigam mais e ficam mais agressivos mesmo. Pode ser que venha daí o termo “mês do cachorro louco”.
Os romanos também afirmavam que, durante o mês de agosto, havia um dragão cuspindo fogo no céu. Tratava-se apenas da Constelação de Leão que nesse mês ficava mais visível para eles.

SEMPRE HÁ UM LADO BOM

Diferente dos povos do Ocidente, os chineses acreditam que o mês de agosto, representado pelo número 8, está diretamente relacionado com a prosperidade e com desenvolvimento pessoal e profissional.
Já as jovens alemãs sonham em se casar no mês de agosto.
Por conta de todas essas crendices, agosto também é considerado o Mês do Folclore no Brasil e em Portugal. Desta forma, muitas pessoas usam a data para se lembrar das culturas do País e das histórias contadas por nossos antepassados.
Veja mais no vídeo abaixo sobre as superstições que envolvem o mês de agosto:

E vocês? Acreditam nas superstições de agosto? Contem algumas experiências que tenham ouvido.

Escrito por Katia Dutra em 02 ago, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Agenda dos candidatos a prefeitura de Parnaíba

  Zé  Hamilton Psd  Manhã: Caminhada no Dom Rufino  Noite: comício com apoiadores na Avenida Geraldo Ponte Cavalcante/Dom Rufino Hélio Olive...