segunda-feira, 17 de junho de 2019

12 indícios de que você precisa dar um tempo das redes sociais

Redes sociais
Sem dúvidas que as redes sociais beneficiaram e muito a vida da galera nos últimos anos, afinal, através dela é possível conhecer novos amigos, compartilhar informações, aproximar quem está longe, entre outras tantas coisas bacanas. Entretanto, o uso das redes sociais nem sempre é exercido da maneira mais saudável, resultando em problemas bastante graves, como o vício em redes sociais, ansiedade, depressão, entre outros distúrbios. Confira 12 indícios de que as redes sociais estão fazendo mais mal do que bem para você.

1. Você deixa de fazer coisas na “vida real” para “descer” o feed do Instagram.

Sabe quando você recusa aquela ida ao parque com os amigos porque quer ficar em casa “fazendo nada”, mas acaba passando a noite olhando os stories do pessoal? Ou quando você precisa ir comprar pão, mas o celular estava tão interessante que quando você percebeu a padaria já tinha até fechado? Ou aquele favor que alguém te pede em casa e você diz “já vou”, mas 20 minutos depois o favor já foi cancelado porque cansaram de te esperar? Pois então, aparentemente você está passando mais tempo online do que offline. Talvez seja a hora de mudar isso, não é mesmo?

2. Você perde mais de uma hora do seu dia fazendo isso.

Alguns aplicativos permitem que você acompanhe quantas horas você passa neles por dia, já pensou em dar uma olhada? O resultado pode ser assustador. Afinal, tente passar uma hora fazendo absolutamente nada para entender a dimensão desse tempo. Definitivamente é tempo demais para ficar sentado em algum canto olhando para a tela do celular. Ou então, tente ficar apenas observando alguém fazer isso por uma hora. É desesperador… e é assim que você fica.

3. As vezes você sente que a vida de todo mundo é mais “legal” do que a sua.

Ninguém compartilha momentos ruins nas redes sociais e você sabe disso. Entretanto, as vezes você fica tão ligada naquele mundo online onde tudo é lindo, todo mundo é “cool” e as pessoas têm vidas super interessantes que, quando volta para a vida real, -onde as coisas são “comuns” e nem tão divertidas quanto o faz-de-conta da internet- acaba ficando frustrada com a própria vida. Mesmo sabendo que nada do que você vê online é verdadeiro. O seu subconsciente se acostuma facilmente com os estímulos visuais e emocionais onde tudo é bacana e quando você volta para o mundo offline ele sente que algo está faltando e, por isso, a frustração.

4. Você fica se comparando a outras pessoas.

As redes sociais podem ser cruéis, a todo momento você vê pessoas lindas, super bem resolvidas e inteligentes, e se comparar aos outros é uma resposta muito natural do cérebro, portanto, não faça isso. Além de não fazer bem para a sua saúde emocional, não muda em nada a sua vida. O que muda é começar a viver mais a experiência offline. Já tentou?

5. Você começou a condenar mais o seu próprio corpo.

Como dissemos, é normal ver mulheres e homens sem defeitos nas fotos do Instagram, por exemplo. Onde as imagens são editadas, os melhores ângulos são usados e muitas outras técnicas para tudo parecer perfeito são aplicadas. É aí que você começa a ver “defeitos” em você que nunca te incomodavam antes. É um passo muito grave e somente isso já é um indício forte o suficiente para repensar o seu uso das redes sociais.

6. Você desperdiçará momentos com os seus amigos olhando no celular.

Quantos momentos com os seus amigos em que você reparou em volta e quase todo mundo estava olhando para o celular ao invés de aproveitar a companhia um do outro? Todos sozinhos mesmo cercados de pessoas. Que tal registrar essa história na sua memória e não no aplicativo, hein?

7. Você passou a ser mais desatenta.

De vez em quando as pessoas precisam repetir o que disseram para você? Isso porque você estava olhando no celular enquanto alguém falava, certo? Isso é extremamente rude, não seja essa pessoa. Quando perceber que está fazendo isso, apenas coloque o telefone de lado e corrija a si mesma, não tente se justificar.

8. Você desbloqueia o celular sem o menor motivo, apenas pelo vício de checar as redes.

O maior indicador de vício que tem. Você não tem motivos para checar o celular, você desbloqueia a tela e nem sabe porque fez isso, você pega o celular e arranja algo para fazer nele, mesmo quando tem afazeres reais na vida offline. Sua mente acha que precisa dele, não importa para quê. Desculpa, miga… mas isso é um vício, sim.

9. Você “não tem tempo” de começar projetos pessoais.

Você sempre diz que está muito ocupada para começar aquele projeto que tomaria, de repente, apenas uma hora do seu dia, todos os dias. Lembra que você constatou que fica uma hora ou mais mexendo no seu celular por dia? Então… que tal deixar o celular de lado e começar aquele projeto usando essa hora livre que você vai ter, hein?

10. Você se distrai facilmente no trabalho.

Você começa a trabalhar e alguém manda uma mensagem. Meia hora depois, alguém curte uma foto, mais tarde você para e checa as suas redes… pois é, esse tipo de coisa compromete o seu foco no trabalho. Experimente estipular um horário específico para olhar o seu celular rapidamente, tipo o horário de almoço, aquela ida ao banheiro ou quando for beber água, e só. Cobre você mesma de não pegar o celular. E não pegue. Só assim você volta a ter o controle da sua mente.

11. Você acompanha os “likes” dos seus posts.

Postou aquela foto e, ao invés de deixar lá e #partiuviver, fica checando os likes, respondendo os comentários imediatamente e, no final das contas, qual o sentido disso? A não ser que esse seja o seu trabalho, nenhum.

12. Você se sente mal depois de tudo isso.

Você finge que não, mas sabe de tudo isso que está acontecendo. Depois que você passa 40 minutos ou uma hora olhando para o seu celular e percebe quanto tempo passou, bate aquele arrependimento. Quando você realiza que aqueles 40 minutos foram 100% improduvitos, você fica até mal. É nesse momento, e em todos aqueles outros que mencionamos, que você precisa tomar uma atitude. Será que não está na hora de fazer um detox das redes sociais? Pode ser uma mudança de vida muito rica viver fora da telinha. Que tal experimentar e se livrar desse vício em redes sociais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...