O episódio envolvendo os dissidentes petistas ganha um novo capítulo. Ontem (01), membros do Diretório Estadual do PT encaminharam uma solicitação ao presidente do Diretório, Fábio Novo, pedindo intervenção e dissolução dos diretórios municipais do partido.
Dentre os quais Parnaíba, de Altos, Amarante e Caxingó. Os petistas cobram o cumprimento das resoluções e decisões do diretório estadual na composição majoritária para as eleições deste ano. No documento, que traz a assinatura de Maria do Socorro Pereira da Silva e Antônio Marcos Sousa, os membros petistas pedem ainda a realização de uma “reunião urgente” do Diretório Estadual para colocar em pauta a postura dos dissidentes petistas nesses municípios.
A justificativa apresentada é que os últimos acontecimentos trazem situações de infidelidade partidária registrada em vários municípios, ora de forma individual, ora coletiva, afetando os diretórios. Nos argumentos utilizados no documento, os petistas pedem urgência na deliberação, já que o Diretório Estadual já havia se reunido e optado pelo apoio à candidatura do governador Wilson Martins (PSB) ao Governo do Estado.
A fundamentação dada no documento é o Artigo 229 do Estatuto do PT e também nas resoluções do Diretório Estadual aprovado por unanimidade no dia 2 de agosto. Os petistas alegam que, em reuniões do Diretório, realizadas nos dias 21 de abril, 5 de junho, 30 de julho e 2 de agosto, ficou decidido pelo apoio irrestrito à coligação “Para o Piauí Seguir Mudando”, que tem Wilson como candidato à reeleição. A reclamação é devido a alguns diretórios e militantes do PT terem manifestado publicamente o apoio à candidatura do senador João Vicente Claudino (PTB) ao Governo. “Com isso, os Diretórios Municipais citados definiram em reunião dos seus respectivos diretórios municipais pelo apoio ao candidato do PTB, João Vicente Claudino, desrespeitando, dessa forma, decisão superior, tendo em vista que se trata de uma eleição estadual e não municipal, cabendo a esse Diretório Estadual a devida intervenção no mesmo para realinhamento e cumprimento da resolução, garantindo assim a unidade partidária em apoio a Wilson Martins, candidato a governador da coligação aprovado por esse diretório em convenção, conforme documentos”, diz o documento.
Para os membros do PT, a direção do partido não pode ficar “omissa” e fazer “vista grossa” para as posturas dos diretórios municipais, já que o Diretório Estadual tem poder de intervenção junto aos mesmos para reorientação do apoio de seus filiados e dirigentes. No documento, consta ainda que a decisão de intervenção deve ser tomada antes das eleições para não comprometer a continuação do projeto petista no Piauí.
Ao documento, foram acrescentadas provas como a ata de apoio formal ao candidato do PTB, documento esse que se encontra nos respectivos diretórios e já foram solicitados pela Secretaria de Organização Estadual, fotos de presidentes e membros de diretórios municipais em apoio ao petebista e vídeos de atividades de apoios ao PTB.
A reportagem tentou contato com o presidente do diretório estadual do PT, Fábio Novo, para comentar o pedido de intervenção e dissolução dos diretórios, mas os telefones encontravam-se desligados ou fora da área de cobertura.
Jornal O Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.