sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Será instalado em Parnaíba um Núcleo Regional de Defesa da Mulher

Veículos foram entregues aos municípios durante solenidade na manhã de ontem (22)
Convênio garante ao Município de Parnaíba (PI) a implantação do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência da Defensoria Pública que terá o papel de atender os municípios da região litorânea e contará com apoio federal. O Núcleo Regional de Parnaíba está recebendo veículo, material de expediente, móveis e computadores para sua instalação.

Anteriormente, apenas Teresina contava com o serviço. Agora, atendendo a convênio firmado no final de 2009 entre a Presidência da República e a Defensoria Pública do Piauí, está em andamento a implantação de mais quatro núcleos especializados em outras cidades do Estado. Os municípios contemplados com a nova proposta são: Campo Maior, Parnaíba, Floriano e São Raimundo Nonato.

Desde a sua criação, em agosto de 2004, o Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência da Defensoria Pública do Piauí já atendeu mais de 2000 mulheres, prestando orientação e acompanhamento jurídico, social e psicológico. Só no ano de 2010, já foram recebidos, até o mês de agosto, 281 novos casos.

O objetivo do projeto é ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violências no Piauí, garantindo que, mesmo morando distante da capital, elas possam contar com um serviço mais célere e especialmente voltado para suas necessidades.

O primeiro passo para a concretização do projeto foi dado na manhã de ontem (22), quando foram entregues quatro veículos que facilitarão o atendimento e a visita às mulheres assistidas pelos Núcleos nesses municípios.

O momento para efetivação do projeto não poderia ser mais propício, tendo em vista que, nesta quarta-feira, a Lei Maria da Penha completa 4 anos de sua vigência. Além disso, neste mês, o Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência da Defensoria Pública do Piauí completa 6 anos de funcionamento.
Extraído do Jornal da Parnaíba.

As cidades de Parnaíba e São Raimundo Nonato contam com delegacias especializadas no atendimento aos direitos da mulher, além de varas com competência privativa para processo, julgamento e execução dos casos decorrentes da violência doméstica ou familiar contra a mulher. Já as cidades de Campo Maior e Floriano não possuem delegacias especializadas, mas concentram população feminina considerável, possuindo também varas com competência privativa.

Edição: jornaldaparnaiba
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Convite exposição Zé de Maria 45 anos de arte