Na manhã de sexta-feira (26), professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí, Campus "Prof. Alexandre Alves de Oliveira".
O objetivo da visita trata-se da execução do Projeto intitulado " Fotografias do Museu do Trem em Parnaíba, olhares historicizados sobre acervos e imagens", desenvolvido pelo Professor Felipe Augusto dos Santos Ribeiro e pela estudante Mairia Silva dos Santos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. O Museu , administrado pela Prefeitura Municipal de Parnaiba através da Superintendência de Cultura, sendo o Professor José Maria Rodrigues da Silva, servidor responsável.
SAIBA MAIS:
Criação e realização da Prefeitura Municipal , em convênio com a extinta Rede Ferroviária Federal S/A, o Museu do Trem do Piauí é um convite ao visitante para mergulhar no periodo de 60 anos em que o transporte ferroviário exerceu grande influência sobre as cidades situadas à beira da linha férrea.
O Museu do Trem do Piauí é formado por um amplo complexo de imóveis e equipamentos em que a Estação de Passageiros é o principal componente. Mesmo assim, a Estação de Passageiros é apenas o ponto de partida, pois, a partir dela, o visitante conhecerá o pátio interno e estará penetrando no antigo universo da Estrada de Ferro Central do Piaui ( anos 20, 30 e 40) e da Rede Ferroviária Federal nos anos seguintes.
A criação , a instalação e funcionamento do Museu do Trem (localizado na Esplanada da Estação ao lado do prédio da Secretaria de Educação), certamente foi o acontecimento cultural mais importante na cidade no início da década de 2000.
A locomotiva que encontra-se na Esplanada da Estação (Avenida Governador Chagas Rodrigues) próxima ao Museu, é a única do Piauí (a vapor), que faz parte da Memória Ferroviária Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.