terça-feira, 24 de setembro de 2019

Nos 80 anos da morte de Freud, olhar se volta à criança

Capturar.JPG
A morte de Sigmund Freud completa 80 anos nesta segunda-feira (23), e o primeiro livro do “pai da psicanálise” com interpretações sobre o inconsciente tem mais de um século de existência. O tempo, no entanto, não fez mal à sua obra: psicanalistas garantem que, apesar das transformações nas últimas décadas, o legado de Freud não enfraqueceu. Ao contrário, está ganhando fôlego.
No centro desse debate está a infância – como nas teorias freudianas, que veem nos primeiros anos de vida a semente dos problemas da vida adulta. “Estamos conseguindo entender que situações traumáticas afetam o DNA”, diz Kalil Duailibi, professor de psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e pesquisador do tema. 
Estresse crônico (como abuso e negligência) é capaz até de diminuir a resposta de adultos a antidepressivos, conforme mostra um estudo de 2016 realizado com mais de 700 pessoas.
A conclusão foi que aquelas pessoas que sofreram traumas entre 4 e 7 anos tinham chance quase duas vezes menor de responder bem ao tratamento. Pesquisas também associam traumas infantis à diminuição do hipocampo, área do cérebro relacionada à memória e que também é afetada pela depressão.  COMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...