sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Ministro da Educação escreve ‘paralização’ 2 vezes e internet não perdoa

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, enviou um ofício a Paulo Guedes, chefe da pasta da Economia, ressaltando que faltam recursos para a prestação de serviços públicos em 2020.
Um dos detalhes do texto que chamam a atenção é o português. Por duas vezes, o documento assinado por Weintraub (e obtido pelo Estadão) grafa "paralização" -em vez de paralisação.

"Com a redução de bolsistas de mestrado e doutorado, há paralização (sic) de pesquisas e risco de evasão de pesquisadores para atuação no exterior, comprometendo o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país", diz o ministro em documento com a data de 15 de agosto deste ano.

"O referencial monetário apresentado ao MEC impossibilita a destinação de menos da metade do orçamento que as universidades e institutos possuem atualmente. Com isso, haverá a paralização (sic) de cursos, campi e possivelmente instituições inteiras, comprometendo a educação superior e a educação profissional e tecnológica (EPT)", continua o texto.

O ministro já cometeu outros deslizes que não passaram despercebidos. É o caso de quando trocou o nome do escritor Franz Kafka pelo tradicional prato da culinária árabe, a cafta.

Na internet, a nova gafe do chefe do MEC obviamente já começou a ser comentada e virou motivo de chacota, inclusive de famosos.
Fonte: Folhapress 

Parcerias certas também promovem saúde física e mental

“Você pode fazer todos os movimentos possíveis para estar bem física, emocional e mentalmente. Mas, se você convive diretamente com pessoas que vibram em sintonia totalmente contrária, que sabotam sua energia e que vivem colocando você para baixo, como se diz, dificilmente terá uma saúde equilibrada”. A frase é do fisioterapeuta Sérgio Bastos Jr, que realiza um trabalho de Saúde Integrativa, apostando em tratamentos com técnicas como Microfisioterapia. Segundo ele, exatamente por isso, além do autocuidado, é preciso saber observar quem está à nossa volta, e aprender a escolher parcerias que promovam mais saúde física e mental.
Sérgio lembra que muitas linhas de estudo falam que nos tornamos a soma das cinco pessoas com quem mais convivemos: “isso porque elas dizem muito sobre como vemos o mundo e, especialmente, sobre as escolhas que fazemos. Mesmo que você tente cultivar pensamentos mais positivos sobre a vida, estar perto de pessoas negativas certamente vai dificultar essa tarefa. Ou mesmo travar seu processo pessoal”, revela.
Por isso, para ele, é tão importante escolher as parcerias certas: “Sabemos que, muitas vezes, as pessoas que mais ‘jogam contra’ podem estar muito próximas, ser um membro da família, por exemplo. E aí, o que eu devo fazer, me afastar? Nem sempre, sair completamente de cena é a solução. A primeira grade mudança nunca é externa, acontece em nosso interior”, lembra o fisioterapeuta.
Sérgio explica que o primeiro movimento que precisamos fazer é o de buscar a consciência sobre o que acontece: “quem não está na mesma sintonia que eu? Quem, ao invés de me ajudar, sabota meus planos”? Segundo ele, observar quem convive com você é um exercício de humildade e autoconhecimento: “não é para simplesmente julgar o outro – cada um tem seu momento, seu caminho e sua forma de ver a vida. É para observar, com cuidado e respeito, quem não está andando na mesma direção que você, e mudar as próprias atitudes diante disso”.
A partir daí, a escolha é muito pessoal. Talvez, você tenha que se afastar um pouco ou por um tempo, para colocar seus próprios sentimentos no lugar e conseguir ter uma postura mais pragmática sobre a vida. Mas, muitas vezes, a tomada de consciência e o entendimento de que é você quem deve fazer suas próprias escolhas já “viram a chave” e conseguem diminuir a influência do outro sobre nossa vida.
Outra lembrança de Sérgio é que nem todo mundo que nos atrapalha nesse caminho de autoconhecimento e crescimento pessoal é alguém ruim: “a dualidade é algo que precisa ser vista e tratada com parcimônia, já que aquela pessoa pode, sim, acreditar que está fazendo o melhor por você”. Nossos pais, por exemplo, muitas vezes nos empurram na direção que eles acreditam ser a melhor, o que nem sempre condiz com as nossas próprias escolhas. Sérgio dá a dica: “o importante não é confrontar, mas, sim, ter a certeza, em si, de onde quer chegar, e conseguir escolher parcerias que ajudem a conquistar seus objetivos. Naturalmente, se você estiver no caminho que deseja profundamente, as pessoas certas vão acabar aparecendo para somar”.

redacao@cidadeverde.com

Vídeo do DIA

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Destaque do Blog para o barbeiro Maynard



O seu novo conceito em cortes de cabelo masculino em Parnaíba  é com Maynard Barbeiro, localizado na Rua Oeiras n°1016,Bairro Bebedouro. 
 Atendendo nos seguintes horários : Terça-Feira aos sábados às 9:00 ao meio-dia/ 14:00 às 18:00 hr
Visite hoje mesmo e saia com outro visual.
O blog indica o trabalho deste jovem barbeiro.

#MaynardBarbeiro
Próximo a Radio Cidade.

Secretaria de Transportes de Parnaíba promove curso gratuito de capacitação para mototaxistas

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança vai promover gratuitamente a partir de primeiro de outubro um curso para formação, capacitação e qualificação dos mototaxistas profissionais do município de Parnaíba. As inscrições já iniciaram na sede da prefeitura (Centro Administrativo) na Rua Itaúna, sala da Secretaria e segue até o dia 20 de setembro.

O curso se destina a mototaxistas não legalizados, a fim de que possam adquirir seus alvarás, melhorando a prestação de serviços à população. Até o dia 30 de dezembro os cursos estarão acontecendo, com duração de uma semana, sempre com 4 turmas de 30 alunos, cada. Esse curso, que antigamente só era realizado pelas auto-escolas, que cobram por tal, será ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Parnaíba.

O curso, que estará sob a responsabilidade da Escola Parnaibana de Administração Pública – EPAP, é obrigatório para os que buscam se regularizar na profissão de mototaxista em Parnaíba. 

Edição: José Wilson / Jornal da Parnaíba

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Voluntários farão caminhada na AV. São Sebastião contra o abuso sexual infantil

Na próxima sexta-feira (30), às 15:30, voluntários do projeto Quebrando o Silêncio farão uma caminhada saindo da Avenida São Sebastião, em frente ao Colégio Polivalente em direção a Praça do Amor II, em alerta e protesto contra a violência e abuso sexual contra crianças. Na Praça do Amor haverá palestras, realização de uma Feira de Saúde com diversos serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de assessoria jurídica e psicológica, entre outros serviços.

Durante a caminhada haverá um carro de som alertando a sociedade contra esse tipo de crime, além da distribuição de materiais educativos sobre a campanha que este ano traz um alerta sobre a violência e abuso sexual infantil. Um dia antes da caminha, nesta quinta-feira (29), especialistas farão palestras em 10 escolas do Estado e do Município.

Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica contra mulheres, crianças e idosos, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em toda a América do Sul.

Participe das ações do projeto Quebrando o Silêncio e ajude a salvar vidas. Outras informações sobre a campanha estão disponíveis no site: https://quebrandoosilencio.org.

Contatos:
Organização do evento:

Mário Frere
(86) 9 9965-7024

Edvaldo Melo
(86) 9 9993-2101

Assessoria de imprensa
Luzia Paula
(86) 99812-1121

Avenida São Sebastião será palco para Festival Food Truck com chopes artesanais



Compre AGORA sua Maquininha de Cartão de Débito e Crédito no preço PROMOCIONAL


Point Mini a maquininha de cartão
Apresentamos para você de Parnaíba e região a Maquina de Cartão de Crédito e Débito,funciona com aplicativo do MERCADO PAGO. SEM ALUGUEL.
Adesivo Bandeiras De Cartões Mercadopago Point-mini
Comprando agora é sua pelo preço de 45,00 REAIS APROVEITE,enquanto durar o estoque.
ATENÇÃO: Se você é de outro lugar do BRASIL,enviamos um cupom especial para você comprar no site do Mercado Pago.
ligue agora mesmo: 86 9-9543 -0726

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Neymar vira ator e participa da série espanhola 'La Casa de Papel'


Em meio a toda novela envolvendo a trasferência de Neymar do PSG para o Barcelona, o jogador parece estar ligado em assuntos muito mais leves. Na manhã desta terça-feira (27), a Netflix anunciou o relançamento de dois dos oito capítulos da terceira temporada da série espanhola "La Casa de Papel" e o brasileiro teve participação especial.


Neymar publicou em sua conta do Instagram o vídeo com um pouco da sua participação. Ele disse que estava realizando o sonho de participar de sua série favorita. "Eu pude realizar meu sonho e fazer parte da minha série favorita. E agora eu posso compartilhar o João com todos vocês ! Obrigada", postou o camisa 10 do Brasil.
O brasileiro faz o papel de um monge chamado João. Com participações no sexto e no oitavo episódios, ele encena com os personagens Professor (Alvaro Morte) e Berlim (Pedro Alonso).

Neymar tem participação maior no oitavo capítulo, quando participa de um diálogo sobre futebol e afirma. "Não gosto de futebol e nem de festas. "

Não é a primeira vez que o atacante vira ator. Ele já fez participação especial em novelos e programas de TV.  

R7

Parnaíba será palco de um dos maiores festivais de food truck do Brasil

Para movimentar a cidade, o Food Truck Festival chega em Parnaíba pela primeira vez a partir da noite desta quinta-feira (29) e segue até o dia 01 de setembro, sempre das 18h às 00h.
O evento é gratuito, além disso o festival contará com apresentações de bandas locais durante todo o evento de gênero pop e rock, será Avenida São Sebastião na Rotatória João XXIII.
Com apoio Prefeitura de Parnaíba por meio da Superintendência de Turismo e Secretaria Municipal  de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico (Seped).
De acordo com Edrivandro Barros, superintendente de turismo serão os dez melhores caminhões Food Trucks do país trazendo renomados chefes de cozinha com bagagem de anos de experiência, para incrementar lanches e fazer de cada opção do cardápio uma experiência única na gastronomia sobre rodas. “Ainda vão oferecer 50 empregos de forma indireta”,disse.
A Prefeitura vai está dando apoio na divulgação, infraestrutura, iluminação e limpeza.
Fonte: Supcom

Estrada de R$ 13, 6 milhões no Norte do Piauí está com as obras paralisadas


Uma placa anuncia a construção de uma estrada entre as cidade de São João do Arraial de Matias Olímpio, no Norte do Piauí, com conclusão para 300 dias.
O problema é que a placa está lá desde julho de 2018 e segundo moradores informaram ao 180, até o  momento nem um centímetro de terraplanagem foi feito.

O obra está estimada em R$ 13,6 milhões e é para ser realizada pela RM Estrutura e Pavimentação. O asfaltamento da estrada foi uma reivindicação do deputado estadual Limma (PT).
Com extensão de 33 km, a população aguarda a conclusão da obra, que vai facilitar o desenvolvimento da região e a mobilidade entre os municípios. No inverno, a estrada fica quase intrafegável. (Jhone Sousa)

Convite


NEAD da Uespi abre seletivo com 36 vagas para professor formador

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), torna público a abertura do Processo Seletivo para provimento de 36 vagas para Professor Formador, como bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e formação de vagas para cadastro de reserva.
As inscrições podem ser realizadas até 19/09/2019 no site do NEAD.

Poderá concorrer às vagas de bolsista ofertadas neste Processo Seletivo somente o candidato que atender, cumulativamente, os requisitos a seguir:

– Ser docente do quadro permanente da Uespi ou ser professor substituto ou professor visitante
– Atender a formação de acordo com a Área de Estudo de concorrência, conforme discriminado no subitem 3.1;
– Estiver quite com as obrigações eleitorais e;
– Estiver quite com o serviço militar (aos candidatos do sexo masculino) e;
– Atender pelo menos um dos critérios para concessão de bolsa, de acordo com a Portaria CAPES Nº 15, de 23 de Janeiro de 2017 e Portaria Capes Nº 139, de 13 de Janeiro de 2017, e concordar com o valor da bolsa.


Fonte: CCom

Compre AGORA sua Maquininha de Cartão de Débito e Crédito no preço PROMOCIONAL


Point Mini a maquininha de cartão
Apresentamos para você de Parnaíba e região a Maquina de Cartão de Crédito e Débito,funciona com aplicativo do MERCADO PAGO. SEM ALUGUEL.
Adesivo Bandeiras De Cartões Mercadopago Point-mini
Comprando agora é sua pelo preço de 45,00 REAIS APROVEITE,enquanto durar o estoque.
ATENÇÃO: Se você é de outro lugar do BRASIL,enviamos um cupom especial para você comprar no site do Mercado Pago.
ligue agora mesmo: 86 9-9543 0726

Parnaíba sediará maior Festival de Food Truck do Brasil


Parnaíba vai sediar no próximo fim de semana um dos maiores festivais de food truck do Brasil. Será na Avenida Sebastião em frente ao MShows.
NESTA QUINTA-FEIRA DIA 29\08

Homem suspeito de tráfico é preso com drogas e dinheiro trocado em Luiz Correia

A Força Tática da Polícia Militar de Luiz Correia prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas identificado como Francisco Marques da Silva, e apreendeu um adolescente envolvido no mesmo crime.
A guarnição coordenada pelo cabo Evandro Veloso fazia patrulha por volta das 19hs deste domingo (25), na Rua Professor João Ramalho Torres, bairro Campos, quando avistou os dois suspeitos em frente a uma residência e resolveu aborda-los. 'Ainda tentaram fugir, mas sem êxito', contou.

No local os militares encontraram uma pequena garrafa pet com 34 porções de uma substância amarelada conhecida como crack, além de R$ 139,50 em dinheiro trocado, caracterizando o crime de tráfico de drogas.
Os suspeitos, a droga e o dinheiro apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba. O delegado plantonista autuou Francisco Marques da Silva nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.

Jornal da Parnaíba com informações do Portal do Catita

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Independence Fest


Desmatamento bateu recorde no governo Lula sob silêncio da mídia e de ONGs



 
Dados do INPE revelam que a Amazônia teve 125 mil quilômetros quadrados desmatados nos 8 anos do governo Lula. O recorde foi em 2004, quando o INPE registrou em apenas um ano desmatamento de 27,7 mil quilômetros quadrados, equivalente ao Estado de Alagoas, sem que tenham sido ouvidos protestos de ONGs ou líderes europeus. O Instituto Imazon diz que nos últimos 12 meses foram desmatados 5 mil km2, 66% a menos que a média anual do governo Lula. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A média anual de 15,6 mil quilômetros quadrados desmatados na era Lula caiu para menos da metade, 6,3 mil, entre 2011 e 2018.
O menor registro de desmatamento na Amazônia Legal, diz o INPE, ocorreu em 2012, quando foram destruídos 4,5 mil km2 de matas.
Se mantiver o ritmo dos últimos meses até o final do ano, o governo Bolsonaro terá o terceiro melhor resultado da série histórica do INPE.
A manipulação de números, utilização de fotos antigas ou mesmo de outros locais, evidenciam o interesse comercial ou político na crise.
Veja os números:


O que o gengibre pode fazer pelo nosso cérebro

 gengibre é bom pra que no cerebro
A ciência do envelhecimento tem avançado rapidamente e feito importantes descobertas sobretudo na área das doenças neurodegenerativas. Hoje já entendemos melhor os mecanismos por trás de problemas como Parkinson e Alzheimer, o que facilita a busca por compostos farmacológicos úteis à prevenção e ao tratamento. Nesse contexto, o gengibre, uma raiz utilizada há séculos pela medicina tradicional oriental, vem atraindo a atenção de pesquisadores e especialistas por apresentar potencial terapêutico frente a doenças neurológicas associadas ao avançar da idade.

Em uma revisão de estudos publicada em 2018 no periódico Pharmacology and Therapeutics, os cientistas destacam propriedades do gengibre capazes de combater males como o Parkinson e Alzheimer, bem como a perspectiva de o alimento melhorar a memória e reduzir a severidade dos danos causados por um acidente vascular cerebral (AVC).

De onde vem o efeito?

Antes de visualizar de que modo o gengibre pode repercutir no cérebro, precisamos entender os fenômenos que dão origem às doenças neurodegenerativas. O Alzheimer é caracterizado pela formação de placas beta-amiloide, que destroem progressivamente os neurônios, e pela redução do neurotransmissor acetilcolina. O nome é complicado, mas basta dizer que neurotransmissores são substâncias responsáveis pelo transporte de informação em nosso cérebro. A acetilcolina está particularmente relacionada ao aprendizado e à memória.
Pois experimentos de laboratório, em células e animais, demonstram que o extrato de gengibre diminui o acúmulo das tais placas beta-amiloide e minimizam a atividade de uma enzima que degrada a acetilcolina. O resultado: melhora nas funções cognitivas e redução da perda de células nervosas.
Na doença de Parkinson, por sua vez, há uma degradação dos neurônios que liberam outro neurotransmissor, a dopamina. Ela está diretamente envolvida com as funções motoras: sua insuficiência pode levar, portanto, a tremores, dificuldades ao caminhar etc. Estudos em modelo animal apontam que o gengibre também atua na redução da destruição desses neurônios, preservando e otimizando a capacidade motora das cobaias com Parkinson.
No caso do AVC isquêmico, o problema ocorre com a obstrução de uma artéria no cérebro que interrompe o fornecimento de sangue para um grupo de neurônios. Isso desencadeia danos oxidativos nesse órgão e a morte de células. Nos experimentos, o tratamento com extrato de gengibre combate o estresse oxidativo e diminui os danos aos neurônios. Na prática, isso atenua déficits físicos e comportamentais originários do AVC.

PRF prende condutor alcoolizado na BR 402 no município de Parnaíba

Agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam neste domingo (25), um homem de identidade não revelada, que pilotava uma motocicleta sob efeito de bebida alcoólica. A prisão foi realizada na BR 402, na cidade de Parnaíba, Litoral do Piauí.
Segundo a PRF, os policiais estavam realizando uma barreira de rotina quando flagraram o homem conduzindo a motocicleta modelo CG 125 FAN. Foi dada ordem de parada ao condutor que empreendeu fuga, sendo acompanhado por uma viatura.
Conforme os agentes, ao abordarem o veículo, foi realizado o teste de etilômetro no condutor, que acusou o índice de 0,42 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Além disso o condutor não era habilitado.
De acordo com a PRF, durante a condução do homem para a Central de Flagrantes de Parnaíba, para ser autuado por embriaguez ao volante, os policiais foram atacados com pedradas por alguns populares que tentavam impedir a condução do detido. Foi usado spray de pimenta e bombas de efeito moral para controlar a situação.
Por Fábio Wellington/GP1 | Edição: Jornal da Parnaíba

Eletricistas da cepisa deixam fios de Internet soltos,prejudicando usuários.

A empresa equatorial,serviço terceirizado da cepisa Piauí, continua realizando instalações em residências com novos registros de energia (contadores),é que desde o início desse ano a empresa solicitou aos consumidores que colocassem os registros no muro da residência caso ainda não houvesse feito o procedimento. O detalhe; Os homens dessa empresa,prestam um serviço e outro desserviço aos consumidores.
No poste,acabam deixando os fios de telefone e Internet soltos,e com o vento os mesmos baixam.Quando o usuário reclama,dizem não ser da competência destes,pois não é rede elétrica,mas está claro que são eles que trazem o transtorno. O fato se repete no  Bairro Bebedouro,ao terminar o serviço deixam a rede de Internet com os cabos folgados.

domingo, 25 de agosto de 2019

Por cima da carne seca!



















O superintendente de pesca,Alan Pereira de Souza,está em Parnaíba desde a noite de sábado 24. O mesmo esteve em Brasília por uma semana,integrou a comitiva do prefeito Mão Santa,quando houve sessão solene na Câmara Federal essa semana,por ocasião do aniversário da cidade.
Segundo Alan,sua permanência em Parnaíba será curta!
 Pretende retornar à  capital do Brasil ainda no fim deste mês.
Com a curta temporada pela terra da lei e dos direitos constitucionais,foi o bastante para conhecer novas amizades e conquistar espaços.  Parece mesmo que o doutor Alan vai embora de vez,já tem até moradia o aguardando.

sábado, 24 de agosto de 2019

Saiu no Facebook


Fato do DIA

Um jovem em possíveis condições de confusão mental,se jogou de um prédio localizado nas imediações do Porto das barcas.
O fato ocorreu na tarde desta  Sexta-feira 23.
Às  primeiras informações através de populares,é  que o mesmo é usurário de drogas.

É constante a permanência de usuários de drogas nas ruínas do Porto das barcas,o preocupante,é  a falta de políticas públicas psicossocial integradas.
Existe um plano estadual de combate às doenças psíquicas,e que deveria ser estendidas ao público em situação vulnerável.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

No Piauí, promotor do MS sugere lei que endurece regras nas escolas

Baseado em uma lei que já está em vigor na cidade de Campo Grande e em todo o estado do Mato Grosso do Sul, o promotor Sérgio Harfouch propõe leis que regulamentem medidas disciplinares nas escolas do país. A legislação daria abertura para a própria instituição ter a possibilidade de propor sanções para menores infratores.
O promotor participa da terceira edição do Seminário Internacional Sobre Drogas no Piauí, realizado Teresina.
O programa já é desenvolvido no Mato Grosso do Sul e propõe uma prática de ação educacional (PAE) para alunos infratores. Segundo Harfouch, os principais atos infracionais da rede pública de ensino acolhidos pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul são desacato, desobediência, ameaça e destruição do patrimônio público.
Para o promotor, as advertências escolares são insuficientes e geram uma sensação de impunidade entre os alunos infratores. "O programa traz de volta a responsabilidade do gestor, do professor e a responsabilidade dos próprios alunos. Eles têm que entender que tem deveres. Ao invés de esperar 6 meses para uma medida disciplinar pelo judiciário, a própria escola já tem garantida no código civil a possibilidade de punir por infrações desses alunos", afirmou.
As sanções também são direcionadas às famílias que não acompanham o rendimento e o comportamento dos alunos na escola. "Se ela (família) não acompanha, não atende a convocação do diretor diante de uma infração, por exemplo, ela perde direito a benefícios concedidos pelo governo" aponta o promotor. 
O projeto adotado no Centro-oeste já é modelo para estados como o Pará e inspira um projeto de lei federal 2410 que tramita no parlamento. 
Segundo o jurista, a medida disciplinar corresponderia a prática. Desde a limpeza de um banheiro, cozinha até a pintura de uma parede ou móvel depredado. "Sujou? Limpe. Quebrou? Conserte. Subtraiu? Pague", explicou o promotor. Ele relata que teria sido alvo de processos por ter conduzido menores a práticas de trabalho, mas ele rebate que a ação é desenvolvida em países como Japão. 
Antes de apresentar o programa nas escolas, ele traçou um panorama das drogas no país.
Responsabilização do usuário
Harfouche criticou a legislação de drogas atual no que diz respeito à imputabilidade do usuário versus arbítrio no momento do tratamento. "Temos uma lei que é extremamente favorável ao uso. Ela assinala que a vontade do usuário está comprometida para a questão criminal mas concede a ele a decisão final sobre a internação. Isso é contraditório", afirma. Para ele, as alterações na lei deverão beneficiar as famílias no momento da internação.
Crescimento da população carcerária
O promotor informou ainda que no Brasil, 32,6% são presos por tráfico de drogas e que o crime está ligado a outras infrações como porte de arma, homicídio e roubo. Segundo ele, desde 2006 não há presos no país por uso de drogas. “No mapa da violência, o Brasil está em 4° lugar de homicídios em pessoas abaixo de 19 anos, 90% deles têm envolvimento com tráfico de drogas”, apontou.
Descriminalização 
Para o promotor há uma articulação da liberação do uso recreativo da maconha por trás do discurso medicinal do cannabidiol. “Há muito oportunismo de quem quer fumar maconha e vem com um discurso medicinal. São pessoas que querem ganhar dinheiro com a droga”, aponta Harfouche.
Segundo o palestrante, a legalização das drogas não seria uma saída para o enfraquecimento do tráfico. Ele exemplifica a comercialização do cigarro. “Mesmo sendo regulamentado, ainda é muito forte o tráfico de cigarros no país por conta dos impostos. O que está provado é que quanto mais se baixa a guarda, mais cresce o consumo”. 

Valmir Macêdo
redacao@cidadeverde.com

Empresários caem em golpe da máquina de cartão de crédito e suspeitos são presos no Piauí

Dois homens suspeitos de aplicar golpes foram presos em flagrante ao negociar a venda de máquinas de cartão de crédito para os empresários. Eles chegaram a fechar venda, mas o produto nunca chegou aos compradores, que perceberam a armadilha do "golpe da maquineta" e acionaram a polícia. Até o momento, dois empresários foram vítimas em Teresina, com prejuízo de cerca de R$ 6 mil cada um. 

A prisão ocorreu nesta quinta (22) no bairro Saci, zona Sul de Teresina. O major Audivam Nunes, comandante da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí,  informou que os suspeitos de aplicar o golpe se diziam gerentes de expansão de uma empresa para conseguir enganar os empresários. 

A Força Tarefa da SSP identificou  os suspeitos de aplicar o golpe como André Alisson de Sousa Lima Pimentel e Rafael Oliveira Carvalhedo. "Eles falavam que eram funcionários dessa empresa (de máquinas de cartão); eles realmente trabalharam lá, mas foram desligados porque vendiam as máquinas, mas o dinheiro não chegava à empresa, nem os equipamentos aos clientes", disse o major, após contato com a empresa, que ressaltou não ter nenhum contrato de trabalho com a dupla.

A suspeita é de que a dupla aplicou golpes em Teresina e no interior do Piauí. Os presos foram autuados por crime de estelionato, passaram pelo 3º Distrito Policial e pela Central de Flagrantes de Teresina. 

"Os estelionatários vendiam as máquinas a juros menor que o normal, até sem nenhum juros para conseguir vender as maquinetas.  Os empresários demoraram a receber os produtos. Eles só diziam que estavam chegando, e nisso um dos empresários desconfiou", disse o major.

Até o momento, a polícia identificou duas vítimas da dupla: o proprietário de uma barbearia e um proprietário de um posto de gasolina. "O dono do posto comprou umas cinco máquinas, o prejuízo deles deve ser de uns R$ 6 mil". 

 
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Vídeo do DIA




Frejat - Você não entende nada (Caetano Veloso Cover) [Ao Vivo no Rock in Rio]

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Presa na “Operação Topique” participa de painel sobre empreendedorismo no Piauí

“EMPREENDENDO DESDE CEDO”
A empresária Lívia de Oliveira Saraiva deverá comparecer nesta sexta-feira (23) a um evento denominado ‘Brasil empreende 2019’ a se realizar no auditório da Cesvale, no Riverside Shopping. Por telefone a faculdade disse que está somente cedendo o auditório.
Segundo a programação divulgada, Lívia participará do painel “Empreendendo desde cedo”, do qual também participará nomes como Guilherme Miranda e Diana Beatriz. 
O evento tem o apoio da RH Carreira, empresa de Lívia Saraiva, que confirmou a participação da empreendedora.
A empresária chegou a ser presa pela Polícia Federal em operação que investiga organização criminosa por fraudes em licitações e desvio de recursos federais destinados ao transporte escolar no Piauí e em prefeituras do Piauí e Maranhão.
O painel do qual faz parte Lívia é o último, para encerrar com chave de ouro o evento. 
(Rômulo Rocha)

Parnaíba é a mais importante cidade do Brasil, diz Mão Santa em sessão solene:Vídeo

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados, uma sessão solene em homenagem aos 175 anos da cidade de Parnaíba.
A solenidade ocorreu após requerimento do deputado federal Flávio Nogueira, e contou com a presença do prefeito Mão Santa, dos senadores Ciro Nogueira, Marcelo Castro e Elmano Férrer, e de outros membros da bancada piauiense no Congresso.
“Parnaíba hoje esta presente na modernização do Piauí. É a cidade em que o nível de emprego é positivo. As carteiras novas assinadas, acontecem em Parnaíba. É uma cidade universitária, e que caminha para se tornar líder na área de saúde”, destacou o deputado Átila Lira em discurso.
O prefeito Mão Santa destacou que “Parnaíba é a mais importante cidade do Brasil”.

Citou momentos da história do país, no movimento de independência, em que o povo parnaibano resistiu. “Pode ter inveja, quem quiser. Esse país só é grandão, por Parnaíba. Atentai bem. Eu agradeço a Deus, por mostrar a esse país a cidade luz”, disse. (180 graus)

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Sarampo: vacina extra prevista para crianças de seis a doze meses

A partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A ação é uma resposta imediata do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estados.
Há um planejamento de compra da vacina, tendo como base o número de pessoas que devem ser vacinadas, considerando as ações de rotina (média de 2,5 milhões de doses/mês); as ações de bloqueio para interromper a cadeia de transmissão; além das doses adicionais para crianças de seis meses a menores de um ano. O Ministério da Saúde já reiterou junto aos estados e municípios a orientação para que as estratégias sejam restritas a essas situações, evitando que ocorra possível desabastecimento da vacina.
A chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina.
Na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) a tríplice viral está disponível em todos os mais de 36 mil postos de vacinação em todo o Brasil. A vacina previne também contra rubéola e caxumba. Neste ano, o Ministério, já enviou para os estados 10,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Esse quantitativo é para atender a vacinação de rotina, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, em todos os estados do país, bloqueio vacinal e para intensificar a vacinação de crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias de idade.  Desse total de vacinas, 71% foi enviado para o estado de São Paulo, que concentra 99% dos casos de sarampo no país. A vacina é a principal forma de tratamento do sarampo.
BLOQUEIO VACINAL
Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, também orienta aos estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas. Neste caso, recomenda-se que sejam realizadas de forma seletiva, ou seja, não há necessidade de revacinação das pessoas que já foram vacinadas anteriormente e que tem comprovação vacinal.
O Ministério da Saúde tem atuado ativamente junto aos estados e municípios no enfretamento do surto de sarampo, sendo realizado recomendações para interrupção da circulação do vírus no país.
Panorama Sarampo
Nesta terça-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou novo boletim com os casos de sarampo. O Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto de 2019, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.
Ações
Com a entrada de novos casos da doença no país, o ministério tem reforçado as ações de combate e prevenção da doença nos estados que estão com circulação ativa do vírus do sarampo. Neste mês, o Ministério da Saúde alertou os profissionais de saúde das redes pública e privada em relação à proteção e aos cuidados para evitar a propagação do sarampo nas unidades de saúde do país.
Entre as orientações está que todos os trabalhadores dos serviços estejam vacinados; além da necessidade da oferta de treinamentos periódicos, em relação a segurança e riscos biológicos no trabalho; e remanejamento das gestantes que prestam assistência diretamente aos casos suspeitos e que não têm comprovação prévia de vacinação. A orientação faz parte de um conjunto de recomendações enviadas para às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Fonte: Ministério da Saúde

MEC analisa novo modelo de distribuição de recursos para universidades

Resultado de imagem para universitarios
O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, defendeu,  nesta segunda-feira (19), uma nova distribuição de recursos da União para as universidades federais. Para ele, os índices de desempenho seriam um balizador mais adequado para definir o repasse de verbas.
Arnaldo afirmou que as universidades com os melhores índices de governança, por exemplo, deverão ser premiadas. “A forma de exercer autonomia universitária é prestar contas do subsídio que recebe. Então, quem é que presta contas? É aquele que tem melhor governança. Os indicadores de governança fazem com que a gente tenha mais previsibilidade para que não faltem recursos.”
Segundo ele, existem alunos de universidades no Sudeste que custam mais caro que alunos do Nordeste, por exemplo. “Muitas vezes as universidades que se destacam no índice de governança, ou seja, que fazem melhor planejamento, são as que menos recebem recursos”. O secretário falou no 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, o Jeduca, ocorrido em São Paulo.
Ele acrescentou que a mudança será discutida com os reitores. Um dos indicadores será o ranking de governança do Tribunal de Contas da União (TCU). Outros índices utilizarão a criação de patentes e de empregabilidade. A previsão é que o debate sobre o tema seja aprofundado entre o final deste ano e meados do ano que vem.
Fonte: Agência Brasil

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis