quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Foto do Dia

A imagem fotográfica registrada por José Neto mostra o fenômeno natural no céu de Parnaíba, fato ocorrido no início da noite desta Terça-Feira 27.

Saiu no Zap Zap

Em Parnaíba não é diferente Escolas da Rede Estadual continuam em greve...nas redes sociais circulam imagens das escolas fechadas.
O governo do estado ainda não sinalizou acordo ou algo do tipo para o fim da paralisação.

Contrate hoje


terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Livraria fecha em Parnaíba que é considerada “Cidade Universitária”

Depois de 15 anos de funcionamento na Praça da Graça, por algum tempo sendo a única na cidade, a Livraria Harmonia fechou suas portas no final do ano passado, por falta de clientes. De acordo com a proprietária, Dora Rodrigues, o motivo foi “porque não tínhamos retorno. As despesas superavam os lucros. Era um sonho meu e da minha filha (Gelma Rodrigues), contemplar a cidade com uma livraria. E por muito tempo trabalhamos pelo simples fato de trabalhar. Então, decidimos encerrar, porque a própria cidade não dava o devido valor”, relatou a empresária. 
 
Dora Rodrigues também falou sobre o investimento em livros universitários. Ela percebeu que os universitários não compravam livros, apenas tiravam xerox. Outros, faziam o pedido e não buscavam, alegando a demora. Pois só precisariam do livro durante aquele semestre.  
“A Livraria teve um prejuízo muito grande nessa área, e desistimos de investir em livros para o público universitário. Outro motivo foram as atualizações nas edições dos livros, principalmente na área de Direito. E a internet também trouxe a facilidade para quem deseja comprar”, disse ela. 
A empresaria disse lamentar muito o fechamento da sua livraria, após constatar que a cidade não tem a cultura de investir em bons livros.
Também na Praça da Graça um outro local que expõe livros para vendas é a conhecida “Banca do Louro”, de  propriedade do comerciante Francisco Sampaio. Lá são vendidos livros sobre vários assuntos, inclusive de autores parnaibanos, mas também  a procura é muito pequena segundo o Louro.  “A procura pelos livros dos autores locais  só existe para aqueles que descrevem fatos históricos, que são necessários para pesquisas da faculdade”, diz o proprietário da banca.
A única livraria que existe atualmente  na cidade de Parnaíba, aberta mais recentemente, é a Livraria e Papelaria Une Versos e Prosas, na Avenida Pinheiro Machado. Lá fomos informados de que existe uma boa  procura por livros. Tais fatos soam  meio contraditórios, numa cidade considerada, “terra de intelectuais”, com uma Academia de Letras;  polo universitário, com uma população em torno de 15 mil estudantes em cursos de graduação.
“É que a leitura hoje deixou de ser prioridade, principalmente no mundo virtual que vivemos. É mais rápido e mais cômodo fazer o CTRL C + CTRL V, de uma página da internet”, disse um estudante, que preferiu não se identificar.

Por:Camila Neto
Fonte: Jornal "Tribuna do Litoral"

O que você precisa saber sobre o Transtorno de Ansiedade

 Transtorno de ansiedade
Quem nunca perdeu o sono semanas ou dias antes de um compromisso importante? Perdeu o apetite ou comeu mais que o normal antes de um evento esperado? Reações como estas, fazem parte de sintomas comuns de ansiedade, entretanto é preciso distinguir a ansiedade que todos nós sentimos frente a um acontecimento novo, da ansiedade que causa sofrimento e que muda negativamente a vida do indivíduo.
A ansiedade também é proteção, a medida que ficamos ansiosos calculamos melhor nossos passos. Autores defendem a ideia de que isso pode ser uma herança de nossos ancestrais os quais precisavam estar sempre em alerta contra os perigos e possíveis predadores. Herança ou não, estima-se que atualmente 9,3% da população brasileira sofre com algum tipo de distúrbio relacionado à ansiedade.
Quando a ansiedade passa a ser desproporcional a situação ocorrida ou que irá ocorrer, ela merece atenção. Pessoas ansiosas demais tendem a enxergar um acontecimento muito pior ou mais difícil do que ele de fato é. Medos irracionais relacionados a eventos que tem baixa probabilidade de ocorrer, também é uma característica comum do transtorno, os medos nunca são proporcionais aos fatos e a visão é sempre negativa.
O portador de ansiedade em excesso tem tendência a se achar incapaz de realizar determinados objetivos, este sentimento de incapacidade contribui para a baixa autoestima, desta forma abre-se uma porta para uma conhecida enfermidade, a depressão. Não necessariamente depressão e ansiedade andam juntas, mas uma pode contribuir para o surgimento da outra.
A insônia também é um sintoma, pessoas ansiosas demais tem o comportamento de pensar em suas aflições antes de dormir. Obviamente que comportamentos como este interferem no sono, se a ansiedade for referente a atividades que o indivíduo terá de cumprir no dia seguinte. Uma dica interessante é fazer uma lista antes de dormir com tudo que precisa ser feito, obtendo-se deste modo uma maior sensação de controle, visto que nada adiantará ficar remoendo-se por conta do dia que está por vir.
Para quem não tem problema com a escuridão, deixar o quarto totalmente escuro é uma alternativa válida, pois iluminação deixa nosso corpo em estado de alerta, atrapalhando uma boa noite de sono. As atividades físicas são bem vindas, e devem ser feitas num período de horas significativo antes do sono, do contrário pode colaborar ainda mais para a insônia. Vale lembrar que dicas como essas são paliativas e específicas, ou seja, aliviam naquele determinado momento, mas quem possui o transtorno precisa de ajuda profissional, pois ele possui bases muito mais profundas e singulares.
Uma dica geral, é concentrar-se no momento presente sempre que o sofrimento por situações futuras vierem de forma desproporcional, não se trata de ser pessimista ou otimista, mas sim realista. Para exercitar o pensamento realista é interessante questionar-se: Quais os recursos pessoais que possuo para lidar com as situações que me deixam ansioso (a)? Quais as pessoas com as quais posso contar? Quais são meus recursos externos? O pensamento deve sempre aproximar-se o máximo possível da realidade concreta.
Sintomas físicos são frequentes, o corpo pode manifestar-se através de suor excessivo, tremores, tensões musculares, diarreia, aumento da frequência cardíaca entre outros.
A ansiedade merece uma atenção especial quando passa de algo comum, para algo que gera sofrimento. O medo é um sinal típico do transtorno, e pode fazer com que a pessoa paralise-se diante dele.
O tratamento varia entre os casos, em determinadas situações, apenas o acompanhamento psicológico é suficiente. Já em outras, o tratamento precisa ser feito em conjunto com outros profissionais de saúde, podendo envolver ou não o uso de medicação.
Referências Bibliográficas

CABALLO, Vicente E. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo, SP: Ed. Santos, 1999.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008

Sedesc teve participação ativa no “Circuito da Cidadania”

Equipes da Sedesc – Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, participaram durante todo o dia da última sexta-feira, do “Circuito da Cidadania” organizado pela TV Antena 10, afiliada da Record TV.



Nos estandes, a coordenação de vários setores do Cras, Creas e demais núcleos da Secretaria realizaram exibições dos trabalhos desenvolvidos pela Sedesc.

A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza, esteve presente,  acompanhando palestras com crianças e idosos, além de outras prestações de serviços.



“Estamos felizes com esta caravana em Parnaíba. Todos os que fazem a TV Antena 10 estão de parabéns por prestarem este serviço aos munícipes de Parnaíba. E toda a nossa equipe da Sedesc está empenhada ao máximo para colaborar, mostrando o que oferecemos em nossos centros”, disse Adalgisa Moraes Souza.



Na oportunidade foram contadas historinhas na praça para os pequenos, distribuição de folders, orientações aos presentes por assistentes sociais, além do auxilio de coordenadores do Projeto Criança Feliz.

Fonte: Prefeitura de Parnaíba 

Destaque do blog

A força das águas ocasionada por chuvas trouxe grades estragos a uma estrada no Coqueiro da Praia no município de Luis Correia.
A outra imagem circulou pelas redes sociais,de um ponto de alagamento em Parnaíba nesta última Terça-Feira 27.



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Academia New life esperando por Você




 
De segunda a sexta das 06:00 as 10:00 e das 14:00 as 21:00 
Aos sábados das 16:00 as 19:00 
Rua São Pedro próximo ao mercado da guarita.

Prefeito Mão Santa vai a Brasília pleitear recursos para obras em Parnaíba


O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, seguiu na manhã de hoje (26) para Brasília (DF), acompanhado da esposa, Adalgisa Moraes Souza, secretária do desenvolvimento social e cidadania (Sedesc), para tratar de interesses do município, tem agenda marcada com vários integrantes da bancada federal do Piauí, além de ministros de Estado.

Mão Santa deve se encontrar com o presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, além dos deputados federais Heráclito Fortes, Paulinho da Força, Átila Lira, Paes Landim, Mainha e o senador Ciro Nogueira.


Desde que assumiu a gestão do Município, tanto Mão Santa quanto membros de sua equipe, a exemplo da secretária de infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, tem mantido constante contato com Brasília, no encaminhamento de projetos, em busca de recursos para viabilizá-los. Atualmente, existem projetos em andamento nos ministérios da educação, meio ambiente, ministério das cidades, dentre outros.

Para a secretária de Infraestrutura, Gracinha M. Souza, “isso mostra a obstinação do prefeito em trabalhar por Parnaíba e pelos parnaibanos. Em meio à toda esta crise econômica que afeta o país, o prefeito segue realizando obras, lutando por melhorias para sua gente, enquanto a oposição medíocre perde tempo em mentir, ressentida porque não pode mais roubar.  Temos certeza que só em 2017 a administração de Mão Santa fez por Parnaíba muito mais que o prefeito anterior fez em 4 anos. E podem esperar que em 2018 vai fazer muito mais”, enfatizou.

A secretária aproveitou para informar que já foi iniciada a recuperação de várias estradas e ruas que há 12 anos viviam abandonadas. E cita as estradas de acesso à Lagoa da Prata, Cacimbão, Vazantinha, Rancharia, Parque José Estevão, dentre outras

“Mão Santa incomoda seus opositores porque não promete, ele faz. É preparado, respeitado em todo o país, tem história, é trabalhador, além de ter sido o precursor da “operação Lava-jato”, como reconhecem diversas lideranças nacionais”, finaliza Gracinha.

Fonte:SUPCOM

Planeta Animal tudo para cães e gatos

ATENÇÃO A LOJA PLANETA ANIMAL ESTÁ FUNCIONANDO EM NOVO ENDEREÇO PRÓXIMO AO MERCADO DA GUARITA NOS CRUZAMENTOS DA RUA OEIRAS COM AV. PRINCESA ISABEL.   PARA MAIS INFORMAÇÕES PROCURE FRANCISCO FILHO.

Planeta Animal
NOS TELEFONES 99401 8223-99841 3746
Francisco Filho

VOCÊ ENCONTRA RAÇÕES E MEDICAMENTOS DOS MAIS VARIADOS TIPOS.

Câmeras flagram furto à cafeteria de Parnaíba


Ontem à noite um ladrão entrou na Santos Pães pela janela de trás. Assaltos já são tão corriqueiros na nossa realidade que nem nos impressionam mais. Se não fizermos algo, vai piorar, devido à crise, muita droga, falta de dinheiro etc. vou postar a foto para alertar. Já foi feito BO, espero que o prendam.
 
Cada hora fico mais triste com nosso Brasil, ainda há tempo para mudar essa realidade. Gostaria de pedi-los, pessoas do bem, que não desistam, não deixem que o mal vença. Lutemos pelo futuro de nossos filhos, netos e futuras gerações. Lutemos pelo futuro do Brasil.

UFPI vai inaugurar em Parnaíba Laboratório de Saúde Pública

Programado para entrar em atividades inicialmente nos primeiros meses do ano passado, o laboratório de saúde pública do Campus  Ministro Reis Velloso (UFPI), na Praça da Graça (antigo PAM), deverá entrar em funcionamento provavelmente dentro de 30 dias, conforme assegura o diretor do Campus, professor Alex Marinho.
Ele explica que o motivo do atraso foi “uma série de normativas obrigatórias para colocar o laboratório em pleno funcionamento. Primeiro - disse ele - foi necessário o cadastro no Conselho de Biomedicina e o alvará de funcionamento. Outra questão estava relacionado à energia elétrica, porque o prédio possuía um débito que era de responsabilidade do Governo do Estado, que arcou com pagamento. “Há 2 meses regularizamos o processo junto à vigilância sanitária e o alvará de funcionamento, enfim, tudo demandou tempo, mas agora a data prevista para a inauguração é em em torno de 30 dias”, disse o diretor.
Alex Marinho explicou que, enquanto a equipe de técnicos de biomedicina cuidava da parte burocrática, que é toda a documentação necessária para a regulamentação e o funcionamento, outra parte da equipe cuidou da parte relativa à instalação de todos os equipamentos. 
Ele adiantou ainda que inicialmente serão atendidos pacientes encaminhados do Hospital Dirceu Arcoverde, das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Especialidades Médicas (CES) que a Universidade Federal do Piauí vai abrir na Avenida Capitão Claro, onde funcionou o curso de medicina.
“Vamos fazer um mapeamento durante 6 meses, criar um fluxo de demanda, saber quais são os exames que carecem de mais recursos e ver os fluxo nos atendimentos dos pacientes cadastrados, para avaliarmos a possibilidade de expansão, relata o diretor. Ele avalia que, ao todo, os investimentos estão em torno de R$ 4 milhões.
Fonte: Blog do Bsilva 

Saiu no zap Zap


domingo, 25 de fevereiro de 2018

Convite


IML de Parnaíba funciona de forma precária, denuncia servidor

Em Parnaíba, denúncias feita ao Sinpolpi alarmam que o IML (Instituto Médico Legal) órgão vinculado a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí tem um aparelho de Raio-X abandonado há mais de dois anos.
“O aparelho nunca funcionou, custou R$ 800.000,00 e talvez não preste mais. É uma vergonha. Na sala de necropsia, aonde os médicos legistas trabalham, a geladeira [câmara mortuária] não está resfriando e o carro tumba está caindo os pedaços”, denuncia um servidor que não quis se identificar, ao presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Constantino Júnior.
A falta de estrutura física também é um complicador para a efetividade da investigação criminal no Piauí.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Vídeo do DIA


sábado, 24 de fevereiro de 2018

Alex Gêmeo do crime,segue gravemente internado na UTI do HEDA

 

O conhecido "Alex Gêmeo" desde sexta-feira 23/02 internado na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde ,segue gravemente após seis horas de cirurgia. 

No final da tarde deste sábado,24 pelas redes sociais o comentário foi o falecimento de Alex,porém fato  negado pelo hospital,como também a imprensa que está no plantão para colher mais detalhes.

 

O último boletim médico divulgado por volta das 18 horas informou que o paciente teve duas paradas cardiorrespiratória além de está com sonda. Segundo médicos de plantão na Unidade de Terapia Intensiva,já prepararam os familiares de Alex para caso seu falecimento ocorra nas próximas horas. Vale dizer que a equipe médica fez o possível na sala de cirurgia quando o mesmo chegou bastante ferido após confronto com policiais. 

Atualizada 20:10)

Wagner Roberto-Parnaíba no Mundo

Filmes para o fim de semana!

Pantera Negra
 Pantera Negra
Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Laetitia Wright),...

O Touro Ferdinando
 O Touro Ferdinando
Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em...

Pequena Grande Vida
 Pequena Grande Vida

Na cidade de Omaha, as pessoas descobrem a possibilidade de reduzir de tamanho para uma versão minúscula, a fim de terem menos gastos vivendo em pequenas comunidades que se espalham pelo mundo. Encantado após ter contato com amigos que passaram pelo processo, um homem (Matt Damon) decide convencer sua esposa (Kristen Wiig) a adotar o curioso novo estilo..

Interventor cria "gabinete de intervenção no Rio" e indica general como chefe

As Forças Armadas e as polícias civil e militar realizam desde a madrugada desta sexta-feira (23) operações nas favelas Vila Kennedy, Vila Aliança e Coreia, na zona oeste da região metropolitana do Rio.
Dentro da Vila Kennedy, os militares destroem barricadas do tráfico, revistam carros e solicitam documentos de quem entra na favela. Com alto falantes, caminhões do Exército divulgam um número de telefone para denúncias --as Forças Armadas tentam contar com o apoio da população para descobrir armamentos escondidos e localizar suspeitos de pertencerem ao crime organizado.
Segundo apurou a reportagem do UOL, um posto militar foi instalado na Vila Kennedy perto de uma boca de fumo. Ainda não há informações sobre quanto tempo a base permanecerá na comunidade.
No começo da manhã, o Exército estava cadastrando e fotografando as identidades de moradores, além de verificar possíveis antecedentes criminais.
A ação, que conta com cerca de 3.200 militares, ocorre dois dias após criminosos assassinarem o subcomandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Vila Kennedy, o segundo tenente Guilherme Lopes da Cruz, 26, enquanto comprava comida em um drive-thru de uma lanchonete. Ele estava envolvido na investigação do assassinato de um sargento do Exército ocorrido na terça-feira (20).
As Forças Armadas não esclareceram se a operação de hoje está relacionada aos dois assassinatos. Em nota, diz apenas que ela faz parte de uma programação de ações da operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), em vigor desde julho do ano passado --as ações no âmbito da intervenção federal ainda não tiveram início.
No começo da operação, moradores relataram terem ouvido disparos, mas as forças militares não confirmaram a ocorrência de confrontos. Ao menos dois suspeitos foram presos.
Segundo o CML, setores do espaço aéreo podem ser controlados durante a ação. Não há alteração nas operações dos aeroportos.
O órgão afirmou ainda que representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional acompanham a ação desde 5h no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região central do Rio.  MATÉRIA COMPLETA

Prefeito Mão Santa autoriza o reajuste do salário dos professores

O prefeito de Parnaíba, Dr. Francisco de Assis de Moraes Sousa (Mão Santa), enviou nesta sexta-feira (23), para a Câmara dos Vereadores de Parnaíba, o Projeto de Lei que autoriza o reajuste do salário dos professores da Rede Municipal de Ensino.
Professores acompanham a votação do Projeto de Lei 4.279 do Poder Executivo
A Câmara dos Vereadores de Parnaíba se reuniu, extraordinariamente, nesta sexta-feira (23), para apreciar e votar o Projeto de Lei 4.279, enviado pelo Poder Executivo e que dispõe sobre a concessão de reajuste ao vencimento básico dos professores da Rede Municipal de Ensino e sua posterior adequação, visando a observância Piso Nacional de Salário do Magistério.

Depois de colhidas as assinaturas de todos os Vereadores, evitando assim que o Projeto de Lei fosse para as comissões, o presidente da Câmara dos Vereadores, Geraldo Alencar Filho abriu a sessão. O primeiro secretário, Daniel Jackson, leu o Projeto que foi muito aplaudido por representantes da categoria que lotaram as dependências do legislativo de Parnaíba. O percentual de reajuste fixado pelo Ministério da Educação, através da Lei 11.728, de julho de 2008 é de 6,81%, fixando o Piso Nacional do Magistério em R$ 2.455,35 (dois mil quatrocentos e cinquenta e cinco reais e trinta e cinco centavos).
Vereador Carlson Pessoa parabenizando os professores por mais essa vitória e ao prefeito Mão Santa pela sensibilidade e compromisso com a educação de qualidade.
``Art. 1º - Fica o Executivo Municipal autorizado a proceder às adequações nas tabelas na remuneração do magistério do Município, compreendendo os ativos, inativos e pensionistas em seus vencimentos básicos, proventos e pensões, no intuito de adequá-la ao Piso Nacional do magistério.``

``Art. 2º - Ficam assegurados os pagamentos dos retroativos referentes ao aumento do Piso Nacional de Salários, que passou a vigorar a partir de 1º de Janeiro de 2.018, sendo que o Poder Executivo fica autorizado a proceder aos referidos pagamentos contabilizando-os com as disponibilidades financeiras do Município, na forma desta Lei.``
O Vereador Daniel Jackson fez a leitura do  Projeto de Lei 4.279 do Poder Executivo
``Inciso 1º - O pagamento da diferença do reajuste concedido por esta Lei relativo ao mês de Janeiro de 2.018 será pago juntamente com o mês de Fevereiro.``

Os Vereadores: Fátima Carmino, Diniz, Bernardo Lima, Daniel Jackson, Daniel Miranda, Joãozinho do Trânsito, André Neves e Carlson Pessoa fizeram uso da palavra, parabenizando os professores por mais essa vitória e ao prefeito Mão Santa pela sensibilidade e compromisso com a educação de qualidade.

Fonte: Walter Fontenele | Edição: Jornal da Parnaíba

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Trump anuncia novas sanções contra a Coreia do Norte

#MUNDO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa durante evento na cidade de Thurmont, localizada no estado americano de Maryland - 06/01/2018
O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, anunciou nesta sexta-feira um novo pacote de sanções contra a Coreia do Norte, que terão como alvo 56 companhias de transporte marítimo e navios que ajudam Pyongyang. Segundo o republicano, essas são “as mais importantes” sanções já impostas contra o regime de Kim Jong-un.
O anúncio acontece poucas horas depois que sua filha e assessora Ivanka Trump chegou em Seul para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, da qual também participarão autoridades norte-coreanas.
O objetivo das medidas é “continuar cortando as fontes de ingresso e petróleo que o regime utiliza para financiar seu programa nuclear e armamentista”, segundo um documento divulgado pela Casa Branca. “Espero que alguma coisa positiva saia, veremos”, declarou o presidente após um longo discurso proferido durante a conferência CPCA, que reúne anualmente os conservadores americanos.
Segundo o Tesouro americano, as sanções visam 27 entidades e 28 navios localizados ou registrados na Coreia do Norte, China, Cingapura, Taiwan, Hong Kong, Ilhas Marshall, Tanzânia, Panamá ou Comores. Além disso, um indivíduo também foi penalizado – o empresário taiwanês Tsang Yung Yuan que, segundo o governo americano, vem coordenando exportações ilícitas de carvão da Coreia do Norte com um corretor norte-coreano baseado na Rússia.
Como consequência da designação do Tesouro, ficam congelados os ativos que essas entidades e empresas possam ter sob jurisdição americana. As companhias também estão proibidas de fazer transações financeiras com cidadãos americanos.
veja

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Ainda há vagas para Educação de Jovens e Adultos

Totalmente recuperada, a Escola Municipal Monsenhor Antônio Sampaio no Broderville ainda tem vagas para o ensino de jovens e adultos.
Escola Municipal Monsenhor Antônio Sampaio no Broderville
Sempre primando por uma educação de qualidade, além da busca pelo resgate do ensino para jovens e adultos, a Secretaria Municipal de Educação reiniciou as aulas também na Escola Municipal Monsenhor Antônio Sampaio, que está localizada no conjunto Habitacional Broderville.

Na última segunda-feira (19) alunos do EJA – Educação para Jovens e Adultos, tiveram seu primeiro dia de aula em um ambiente que passou por processo de recuperação.
Escola Municipal Monsenhor Antônio Sampaio no conjunto habitacional Broderville
A secretária de Infraestrutura, Maria das Graças, o Secretário de Educação Carlos Eduardo, juntamente com o prefeito Mão Santa, se empenharam para que houvesse o retorno do ensino noturno naquela escola.

A secretaria da escola escola comunica aos interessados que ainda há vagas para o ingresso na modalidade EJA, funciona em duas séries por ano.

 Fonte: SUPCOM/Jornal da Parnaíba

Previsões apontam chuvas até o fim de semana em Teresina e norte do Piauí

Meteorologia aponta chuvas na capital e litoral do Piauí (Jorge Bastos/Arquivo)
Grandes áreas de instabilidade, associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e aos ventos em altos níveis da atmosfera, ganham força sobre a região nordeste, principalmente no norte da região. De Teresina até o litoral, a previsão é de muita chuva, principalmente na capital. Nesta quinta-feira (22), o céu amanheceu nublado, mas à tarde deve haver formação de chuva.

De acordo com a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), nuvens muito carregadas cresceram na noite dessa quarta-feira (21), sobre o norte do Piauí e provocaram muita chuva sobre Teresina. Há risco de chuva forte e as pancadas de chuva continuam frequentes pelo menos até domingo (25).

Na sexta-feira (23), a chuva continua na capital e em boa parte do interior do Piauí, nas regiões sul e norte. A variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Temperatura mínima de 22ºC e máxima de 33ºC.

No fim de semana, a previsão também é de chuva que podem ocorrer em qualquer hora do dia, principalmente na capital e no litoral piauiense. Temperatura mínima de 21ºC e máxima de 32ºC. O acúmulo de chuva em Teresina, no mês de fevereiro, é superior a 250 mm.

A meteorologista da Semar, Sônia Feitosa, participa, no Rio Grande do Norte, da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido do Nordeste do Brasil. Na oportunidade, está sendo discutido o monitoramento da seca na região e as possíveis contribuições dos oceanos pacífico e atlântico para a estação chuvosa do nordeste.

Autoria: Ana Célia Aragão | Parnaíba no Mundo

Governador W. Dias quer enganar os professores com um tal "Auxílio Alimentação"

"Auxílio-alimentação"


Depois de garantir que pagaria o piso do professor em seu novo valor, de R$ 2.455,35, a partir de janeiro, o Governo do Piauí deu para trás.
Alegando problemas com a Lei da Responsabilidade Fiscal, quer pagar o correspondente ao piso através de um penduricalho chamado “auxílio-alimentação”.
Não é isso o que determina a lei federal que criou o piso do magistério.

(Zózimo Tavares)

Pepita Rodrigues tenta tirar Dado Dolabella da cadeia

Pepita Rodrigues, mãe de Dado Dolabella, se reuniu com advogados para tirar o filho da cadeia
Segundo o colunista Leo Dias, a veterana se deslocou do Rio de Janeiro para a capital paulista a fim de ajudar o caçula.
O artista está preso por falta de pagamento de pensão alimentícia ao menino Eduardo, de 7 anos, fruto de seu relacionamento com Fabiana Neves.
Também de acordo com o jornalista, apesar de o famoso estar encarcerado há 15 dias, ele não precisou raspar a cabeça e se encontra em uma cela separada dos outros detentos.
Vale lembrar que se Dado não quitar a dívida, poderá ficar até dois meses atrás das grades.

Mesmo em reforma, Escola Neném Barros tem início ao ano letivo de forma tranquila

Como já previstas em planilha, a Escola Municipal Professora Neném Barros está em reforma. Por determinação do Prefeito Mão Santa, todas as demais do escolas do município de Parnaíba ou já foram reformadas ou serão, conforme cronograma já pré-estabelecido.
A Escola Municipal professora Neném Barros, assim como as demais da rede municipal de ensino, iniciou o ano letivo de forma tranquila, diferente do que foi noticiada, de forma tendenciosa e inverídica, em meios de comunicação informais, a escola teve o forro de duas salas de aulas retirado, para reforma.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Infraestrutura, a escola passa por uma reforma geral. O trabalho de recuperação do espaço educacional não vai atrapalhar o alunado, tão pouco os profissionais de educação que atuam. Dando sequência ao terceiro lote de reformas das escolas, no mês de março mais escolas começarão a receber não apenas reparos em sua estrutura, mas novas adequações, além de revisão na parte elétrica, sanitária, salas com mais comodidade, tendo em vista que muitos imóveis precisam de revisão geral.
A coordenação de infraestrutura escolar, sob a supervisão da Secretária de Infraestrutura Maria das Graças Moraes Souza Nunes, tem “planilhada” todas as escolas. É determinação do prefeito Mão Santa que o ambiente escolar esteja adequado para que o aluno e professor possam estudar e trabalhar.


Fonte: SUPCOM Matéria colhido no blog Jornal da Parnaíba 

Postagem em destaque

Ultranet - A sua internet

  Ultranet a melhor internet com o melhor plano para você. confira  Instagram