quarta-feira, 18 de julho de 2018

Novo curso da USP sobre Freud é aberto para todos os interessados

O Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (CEUMA-USP) oferece novo curso sobre Sigmund Freud (1856-1939), com inscrições abertas para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre as teorias do “pai da psicanálise”.
O curso Leituras da Obra de Freud: realidade psíquica e suas relações com o socius será ministrado pela psicanalista e pesquisadora da USP Mara Selaibe.
A atividade é dividida em dois módulos de cinco encontros cada, realizados sequencialmente, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h. O primeiro módulo será de 8 de agosto a 5 de setembro e o segundo de 12 de setembro a 10 de outubro de 2018.
O primeiro módulo é focado na constituição psicanalítica do ser humano, ou seja, apresenta uma visão voltada ao interior do indivíduo, de modo que as leituras serão dirigidas para as relações do ser consigo mesmo e com questões existenciais. Já a segunda parte estabelece e analisa os indivíduos em sociedade, tendo como principais temas a civilização e o trabalho da cultura.
De acordo com Selaibe os participantes poderão “ler e discutir textos escritos por Freudque perfazem o movimento de uma ‘clínica sociológica […] que se aplica tanto ao indivíduo da clínica psicanalítica quanto ao homem como membro do socius”.
“Nesse movimento observa-se a maneira de Freud se aproximar da antropologia e da sociologia exatamente tal como se estivesse fazendo uma descrição clínica: não considera a delimitação entre normal e patológico e tampouco entre indivíduo e coletivo; dedica-se à realidade psíquica humana”, explica a pesquisadora, sobre a metodologia analítica de Freud.

As inscrições para o curso da USP sobre Freud podem ser feitas até a data de início do curso pelo e-mail cursosma@usp.br. O investimento é de R$ 200 para cada módulo, com desconto mínimo de 20% para estudantes e professores, e 40% para a terceira idade. Haverá também desconto especial para quem se inscrever nos dois módulos.
O Centro Universitário Maria Antônia está localizado na Rua Maria Antônia, 258 e 294 – Vila Buarque, São Paulo. Para mais informações, ligue (11) 3123-5234 / 5231 ou acesse o site da instituição.
Fonte: Catraca Livre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...