domingo, 6 de maio de 2018

Coreia do Norte muda fuso horário para ajustá-lo ao do Sul

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante encontro em zona desmilitarizada sul-coreana - 27/04/2018
Coreia do Norte ajustou seu fuso horário para igualá-lo ao da Coreia do Sul, anunciou a agência oficial de notícias do país nesta sexta-feira. A decisão foi tomada após a cúpula entre os presidentes das duas nações na semana passada.
“A adoção do fuso horário é a primeira medida prática após a histórica terceira cúpula Norte-Sul para acelerar o processo em que o Norte e o Sul vão se tonar um (só país)”, informou a agência KCNA.
A agência indicou que o ditador norte-coreano Kim Jong-un decidiu adotar esta medida durante a reunião de 27 de abril com o presidente sul-coreano Moon Jae-in em Panmunjom, na Zona Desmilitarizada que divide a península.
As duas Coreias não estavam no mesmo fuso horário desde 2015, quando o Norte decidiu que todos os relógios no país seriam adiantados em 30 minutos
Pyongyang explicou na ocasião que queria acabar com o horário imposto mais de um século antes pelo colonizador japonês e, assim, marcar o 70º aniversário da libertação da Coreia do jugo de Tóquio.
Mas Kim assegurou que foi “doloroso” ver durante a última cúpula dois relógios de parede marcando horários diferentes, do Sul e do Norte, de acordo com a KCNA. Desta forma, o Parlamento norte-coreano aprovou na segunda-feira um decreto ajustando o fuso horário a partir de sábado, 5 de maio.
Após o anúncio desta medida, o porta-voz da presidência sul-coreana, Yoon Young-chan, saudou “uma medida simbólica” que reflete o desejo de melhorar as relações bilaterais.
(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis