terça-feira, 27 de março de 2018

'Queimando', posta vítima de fogo na Rússia

Adolescentes citados em uma lista de pessoas mortas e desaparecidas que vem sendo divulgada pela imprensa russa após o incêndio no shopping Winter Cherry, em Kemerovo, entraram em contato com suas famílias durante os momentos de pânico. Pelo menos 64 pessoas morreram em decorrência das chamas que destruíram o centro comercial na Sibéria Ocidental, a cerca de 3600 quilômetros de Moscou, capital do país.
A lista traz nomes de pelo menos 20 crianças, algumas com apenas 5 anos de idade. Em meio ao pânico que tomava conta do centro comercial, Viktoria Pochankona, de 12 anos, telefonou para uma tia, que contou ao site do jornal "Siberian Times" que a menina estava muito nervosa enquanto as chamas e a fumaça engoliam o shoppnig.
"Está tudo queimando. As portas estão bloqueadas. Eu não posso sair, não posso respirar", afirmou Viktoria, pelo celular, durante o incêndio.
Após a tia aconselhar a menina a tirar as roupas e cobrir o nariz, Viktoria pediu para ela dizer a todos da família que os ama. "Diz à mamãe que eu a amo", pediu, logo antes da ligação ser interrompida.
A imprensa local também divulgou as mensagens de celular enviadas pela adolescente Maria Moroz, de 13 anos, que também não foi localizada após a tragédia. "Estamos queimando. Eu amo todos vocês. Isso é, talvez, uma despedida", escreveu.
No terceiro andar do shopping, onde o incêndio começou, ficava o centro de entretenimento. O local abrigava cinemas, espaço de brinquedos para crianças e até mesmo um zoológico com cerca de 200 animais, como cabras e porquinhos-da-índia — acredita-se que todos tenham morrido. Portas de incêndio teriam sido bloqueadas e muitas pessoas ficaram incapazes de deixar o edifício.
Outras oito crianças, com idades entre 11 e 12 anos, que são da mesma turma de uma escola em Treschevsky, também têm seus paredeiros desconhecidos. Seus nomes são Viktoria Pochankina, Veronika Ponushkova, Elena Chernikova, Tatiana Kurchevskaya, Sergey Maneshkin, Viktoria Zipunova, Anastasia Smirnova e Diana Nizovskaya.
Uma mulher publicou um emocionante relato em seu perfil do Instagram, narrando os momentos de pânico para conseguir sair do shopping em segurança. Também nas redes sociais, circulam vídeos que mostram o desespero das pessoas em se verem livres daquela situação.
Alguns deles mostram pessoas se jogando de janelas do shopping. Um menino de 11 anos, identificado como Sergei Moskalenko, pulou do quarto andar e está em coma no hospital. Ele bate com violência em superfícies duras por duas vezes antes de atingir o solo. Segundo a mídia russa, seus pais morreram no incêndio.
O fogo destruiu mais de mil metros quadrados do complexo, segundo a imprensa russa.
De acordo com a imprensa local, estão sendo consideradas três teorias sobre a causa do incêndio: um curto-circuito elétrico, acidente provocado por adolescentes, ou por velas acesas durante uma festa de aniversário infantil. O governador, Vladimir Chernov, afirmou que uma teoria preliminar considerou que uma das crianças teria acendido um isqueiro.
Uma investigação por "violação das normas de segurança que levou à morte por imprudência" foi aberta, segundo o comitê de investigação. Segundo agências de notícias russas, quatro pessoas foram detidas, incluindo o diretor da companhia que gerencia o centro comercial e o dono do complexo, Winter Cherry.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis