segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Um em cada cinco foliões é novato em bloquinhos em SP

Um em cada cinco foliões do Carnaval de rua deste ano em São Paulo é novato em bloquinhos. A constatação vem de uma pesquisa da empresa de tecnologia Alexandria Big Data feita na semana passada com quem planejava participar da festa. Também foi traçado o perfil dos que frequentam os bloquinhos paulistanos: a maioria é mulher e da classe B; 45% tem entre 25 e 34 anos.
“Os dados mostram uma consolidação do Carnaval de São Paulo”, diz o presidente da companhia, Federico Sader. A tabulação indica que uma porcentagem de pessoas semelhante à registrada este ano  entre 15% e 17% começou a frequentar bloquinhos em 2017, 2016 e 2015. Segundo ele, não é possível falar em crescimento porque não se sabe o número de foliões que deixam de participar da festa ano a ano.Avenida 23 de Maio
A pesquisa foi feita por meio de um aplicativo de celular, mantido pela empresa, em que há 680.000 cadastrados. Essas pessoas recebem um incentivo em dinheiro para fazer parte do grupo e serem requisitadas para tarefas. “Pode ser tanto responder uma pesquisa como essa ou ir a um restaurante comer o menu do dia”, explica. “A vantagem é que temos informação prévia desses indivíduos, sabemos com quem estamos falando.” Foram feitas 400 entrevistas sobre o carnaval de rua.
Os resultados mostraram também que, entre os novatos, 46% disseram que queriam participar de bloquinhos pela companhia dos amigos e 10% porque não tinham dinheiro para viajar. Era possível dar mais de uma resposta. Grande parte (42%) também afirmou que decidiu começar a frequentar a festa porque “sempre teve vontade de saber como era”.
A enfermeira Joyce Rodrigues, de 26 anos, veio de Irecê, na Bahia. Ela já perdeu a conta de quantas vezes pulou o carnaval em Salvador. Por isso, neste ano, decidiu ouvir o chamado de amigas paulistanas e arriscar uma festa diferente. “É difícil deixar a Bahia durante o carnaval, tem gente que não acredita, mas estou adorando o clima, a energia das pessoas e os bloquinhos.” Joyce aproveitou a festa ontem no Bloco Madalena, na Vila Madalena.
As irmãs Jessica e Amanda Pereira, de 27 e 28 anos, vieram pela primeira vez de Jundiaí só para ver o bloco Chá Rouge, ontem, na 23 de Maio. Segundo a pesquisa, esse era o bloco preferido dos novatos. As irmãs choravam muito. “Não nos importamos muito com o carnaval.”
Fonte: VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis