quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ansiedade: sintomas, causas e tratamentos – Tudo o que você precisa saber

O que é a ansiedade?

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o sentimento de ansiedade é a antecipação de alguma ameaça futura. Ela se relaciona com o medo e gera sensações de tensão e comportamentos de cuidado e esquiva.
Em alguns casos, esses estados emocionais acontecem em maior frequência ou persistem por muito tempo. Assim, deixam de ser considerados adaptativos e se tornam sintomas do chamado transtorno de ansiedade. Para pessoas com essa condição, muitas situações comuns passam a envolver extremo estresse e tensão física e psicológica.
O diagnóstico de transtorno de ansiedade não é simples. Assim como qualquer questão psicológica, é preciso muito cuidado e responsabilidade para identificar e tratar o problema. Para diagnosticá-lo, o médico analisa o histórico do paciente e identifica a prevalência e a frequência dos sintomas.

Quais são os tipos de ansiedade conhecidos hoje?

Os principais tipos da ansiedade
Os transtornos de ansiedade são divididos em alguns subtipos, de acordo com as situações que são gatilhos para os sentimentos de medo e preocupação. Em muitos casos essa divisão se torna artificial, pois é comum que a pessoa sofra com mais de um subtipo. Veja os principais:

Ansiedade generalizada

No transtorno de ansiedade generalizada não há identificação de um grupo de estímulos específicos que provocam o problema. As pessoas que se encaixam nesse subtipo apresentam sentimentos de medo e ansiedade em situações diversas — envolve tanto a vida social quanto o trabalho, por exemplo.

Ansiedade associada ao medo

Algumas pessoas se sentem muito ansiosas quando expostas a estímulos específicos. É o caso das respostas de medo diante de animais, ambientes hospitalares, lugares fechados, etc.
Mas atenção: para ser identificado como um transtorno de ansiedade, o temor deve ser desproporcional ao perigo real que essa situação representa.

Ansiedade social

Nesse subtipo, a sensação de temor aparece quando a pessoa precisa se submeter a situações sociais. Há uma preocupação excessiva em fazer algo errado ou ser mal avaliada pelos outros.
A ansiedade social pode se expressar em entrevistas de emprego, em momentos em que é preciso falar em público e até em eventos familiares.

Ataque de pânico

Os ataques de pânico são episódios de medo intenso que rapidamente desencadeiam fortes sintomas físicos e psicológicos. Podem surgir quando a pessoa pensa em uma situação temerosa ou está efetivamente passando por aquela experiência; entretanto, também pode acontecer sem causa aparente.
O pânico não é característica exclusiva dos transtornos de ansiedade — outras condições psicológicas também podem apresentar essa comorbidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...