quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Polícia Civil captura dupla de assaltantes em Parnaíba

Câmeras de segurança flagraram o momento da ação criminosa da dupla, o que facilitou a localização.
A Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio - DEPATRI prendeu em flagrante delito, na manhã desta quinta-feira (30), as pessoas de Francisco Felipe Sousa Galeno, 18 anos e um menor de 17, pelo crime de roubo praticado contra uma vítima também menor de 10 anos.

Durante a empreitada criminosa os meliantes arrastaram a vítima, que é uma criança de dez anos de idade, causando várias lesões na mesma. Após investigações e diligências, os dois autores foram localizados e presos por agentes da DEPATRI, sendo que a moto utilizada no crime foi apreendida e o celular da vítima recuperado.
Câmeras de segurança flagraram o momento da ação criminosa da dupla.

O caso foi levado para central de flagrantes. O delegado João Rodrigo Luna iria autuar a dupla no crime de roubo majorado.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade. Para denunciar basta clicar no link bit.ly/denunciapcphb e preencher os campos.
Moto usada no assalto ao menor
Jornal da Parnaíba com informações do Portal do Catita

WhatsApp saiu do ar nesta tarde em mais de um país, diz empresa

WhatsApp
WhatsApp saiu do ar no Brasil e em outros países na tarde desta quarta-feira, segundo informações divulgadas pela companhia. A empresa confirmou a ocorrência de uma “instabilidade global”, que vinha sendo relatada em redes sociais por usuários brasileiros e de outros locais, sem especificar os locais afetados. O serviço já foi restabelecido.
Os registros aconteceram em mensagens do Twitter e também houve aumento de ocorrências em sites de monitoramento Downdetector e Outage Report a partir de por volta das 16h. A imprensa britânica também registrou ocorrências no país. O assunto entrou nos Trending Topics do Twitter.
Em nota, o WhatsApp disse que “Nos desculpamos pela inconveniência e estamos trabalhando para resolver a questão o mais rápido possível”.

Prefeito Mão Santa visita obras da recuperação da estrada do “Céu”


O prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), junto com o Vereador Joãozinho do Trânsito (PSL), visitou na manhã desta quinta-feira (30) as obras de recuperação da estrada que dá acesso à localidade do Céu, na Ilha de Santa Isabel.


A “estrada do Céu”, como é popularmente conhecida, atende a centenas de famílias que precisam se locomover para outros bairros de Parnaíba e que há anos vem sofrendo com as péssimas condições de trafegabilidade, trazendo transtornos, principalmente, para os alunos, no período letivo.


A primeira etapa – que consiste na recuperação e colocação de piçarra – já está em fase final de acabamento. Após, a prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura, à frente a engenheira, Maria das Graças Nunes, iniciará a segunda etapa, que consiste na pavimentação asfáltica da estrada, em toda a sua extensão, proporcionando mais conforto e segurança aos munícipes.


O Vereador Joãozinho do Trânsito (PSL) enfatizou a importância daquela obra para os moradores das várias comunidades atendidas. “Essa obra, prefeito, vai marcar a sua administração para sempre”, disse o vereador.

Essa primeira etapa de recuperação e colocação de piçarra será concluída até o próximo dia 15 de dezembro. A segunda etapa tem inicio previsto para as primeiras semanas de 2018.

Datas comemoradas hoje 30/11


quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Campanha de Limpeza Pública



Sucesso do Trabalho de Gracinha Moraes Souza revolta oportunistas que atrasaram o desenvolvimento de Parnaíba

O prefeito Mão Santa costuma dizer;A ignorância é audaciosa! Assim é o que acontece com uma meia dúzia de desocupados,que vivem a pichar a web com adjetivos dos mais diversos contra a Secretária de Infraestrutura Maria das Graças Moraes Souza Nunes.
O que incomoda à aquelas pessoas que aventuraram doze anos de naufrágio é o sucesso e bons frutos que Gracinha já colhi em pouco tempo na pasta.
A cidade começa a ganhar infraestrutura de verdade,mesmo sabendo da dedicação 24,horas por Parnaíba,oposicionistas usam freneticamente estratégias ultrapassadas para denegrir a imagem da Secretária.
Muito ativa nas redes sociais,Gracinha mantém o equilíbrio e não responde à provocações sabe lá de quem escondido atrás de uma tela de computador ou aparelho celular.
Nos grupos de WhatsApp, é comum alguns destes terroristas, espalhar que a Secretária Gracinha deprecia ou tratar com indiferença classes de trabalhadores, o que é mais uma mentira plantada. 

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Saiu no ZAP ZAP


Convite da Prefeitura de Parnaíba


Em Parnaíba Cat Dog a sua nova loja de rações para cães e gatos

Avenida das Normalistas com Rua Teresina,no Bairro Nova Parnaíba.



Além de rações temos coleiras e outros acessórios para seu animal 




Bairro do Tabuleiro é contemplado pela Prefeitura com instalação de iluminação pública




A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), sob o comando da engenheira Maria das Graças Nunes, iniciou na manhã desta sexta-feira (24), a instalação da iluminação pública na Avenida Renato Castro Santos, antiga Avenida Trans tabuleiro, no Bairro do Tabuleiro.


Reivindicação antiga dos moradores do Bairro do Tabuleiro, São Vicente de Paula e adjacências, que utilizam aquela via pública em seus deslocamentos diários, a Avenida Trans tabuleiro contará com postes metálicos e iluminação de vapor de sódio em toda a sua extensão, dando mais tranquilidade aos moradores da região.

Alguns populares que passaram pelo local, como o Sr. Antônio José da Silva, fizeram questão de acompanhar a instalação dos postes com alegria e certa admiração. “Eu nunca imaginei que um dia iriam colocar iluminação nessa Avenida. Aqui à noite é um breu e um perigo constante para quem precisa passar aqui de motocicletas ou de bicicletas”, pontuou.


Os serviços de poda, instalação de postes e iluminação da Avenida, segundo informação do setor de iluminação pública da Secretária de Infraestrutura, deverá ser concluído até o final da sexta-feira (24), dando mais tranquilidade aos munícipes.


A Secretaria de Infraestrutura, Maria das Graças Nunes, segue com o seu projeto de contemplar todas as vias do município com iluminação pública de qualidade, seja de led ou de vapor de sódio, mostrando o compromisso da gestão do prefeito Mão Santa com o bem-estar da população.

Academia New life esperando por Você




 
De segunda a sexta das 06:00 as 10:00 e das 14:00 as 21:00 
Aos sábados das 16:00 as 19:00 
Rua São Pedro próximo ao mercado da guarita.

Efeito Gracinha



A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura, à frente Dra. Maria das Graças Moraes Souza Nunes, realizou neste domingo(26), na Praça da Graça a instalação da decoração natalina piloto do “Natal Luz” de Parnaíba.

CAMPANHA - "Pega o Sujão"


Cuidar da cidade é preservar seus espaços com atitudes que beneficiam toda a população. Jogar lixo em seu devido lugar evita mal cheiro e doenças, levando mais bem-estar e qualidade de vida. 
Parnaíba merece continuar linda e cada vez mais limpa! Lixo tem lugar certo! A prefeitura está fazendo a parte dela. Faça a sua também!



Fonte: Facebook

Funerária Anjos do Lar... Adquira já seu plano


Prefeitura conclui creches do Programa Proinfância do Governo Federal: Obras estavam abandonadas


O engenheiro Lucas Neves, da empresa “Impactto Engenharia”, foi recebido na manhã de ontem (27) pelo Prefeito Mão Santa, quando lhe informou da situação das obras da creche tipo II, localizada no bairro Joaz Souza, quase 100% concluída, bem como as Unidades Básicas de Saúde, também em vias de conclusão, nos bairros Santa Luzia e São Vicente de Paula. São obras conveniadas com o governo federal, que foram deixadas abandonadas pelo ex-prefeito Florentino Neto e que foram retomadas pela atual gestão, após várias intervenções nas esferas federais, junto aos setores competentes.


Com relação à creche tipo II, que tem capacidade de atendimento de até 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 94 crianças em período integral,  é uma obra orçada em mais de R$ 1.200.000,00, do Programa Proinfância, licitada ainda na gestão da ex-presidente Dilma e do ex-ministro da educação Aloísio Mercadante,  que fazia parte de uma metodologia inovadora, com a promessa de 6 mil creches em todo o país. Das 6 mil prometidas em campanha, a gestão da presidente anterior pactuou 3 mil e só foram entregues cerca de 80 à população brasileira. As construtoras não conseguiram cumprir os contratos firmados com os municípios, gerando paralisações de obras em todo o país. Das creches licitadas, só 2% foram concluídas. A creche de Parnaíba é a de nº 81, que deveria ter sido entregue em dezembro de 2016, confirme cronograma estabelecido.



Além da creche do Conjunto Joaz Souza foram também abandonadas,  na gestão do ex-prefeito, outras 3, nos bairros João XXIII , Catanduvas e Bairro São Vicente de Paula (Conjunto Joaz Souza), esta última iniciada em terreno impróprio que carece de adequações, com relação ao aterramento. De acordo com  o engenheiro Lucas Neves, a conclusão destas vai necessitar de recursos aditivos para os quais será solicitada a autorização da Câmara Municipal.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Procon em ação


Procon discute com as escolas particulares regras para o próximo ano letivo

A Secretaria Executiva do PROCON Municipal de Parnaíba  realizou nesta última sexta-feira, 24 de novembro,no “Auditório Prefeito Lauro Correia”, da Prefeitura Municipal de Parnaíba,, uma reunião com os representantes das escolas privadas de Parnaíba para discutir temas relacionados às legislações pertinentes as atividades desenvolvidas por tais fornecedores. e acertar os procedimentos para o ano letivo de 2018.

Na oportunidade foram discutidos temas como Aplicação de penalidades pedagógicas por inadimplência; Exigência do material de uso coletivo; Retenção de documentos escolares de seus alunos por motivo de inadimplência; Exigência de declaração de quitação de débito em escola anterior como condição para matrícula escolar, dentre outros.

Um dos pontos importantes da reunião foi a questão da inadimplência, e consequentemente a cobrança de dívidas, multas por atraso de pagamento e a inscrição do responsável em cadastros de restrição de crédito como SPC e SERASA. Também foi discutida a não aceitação de matrículas devido a falta de pagamento e as sanções pedagógicas em função de débitos, visto que no decorrer deste ano de 2017 foi o motivo das maiores reclamações dos pais.

Outro ponto bastante discutido foi a lista de material escolar, ocasião em que foi entregue a Portaria nº 01/2017 à todos ali presente.

Na oportunidade foi solicitado pelo Procon que as escolas apresentassem a lista de materiais escolares para análise do órgão de Defesa do Consumidor.

A Secretária do Procon Municipal, Rosângela Da Silva Mourão, disse que que o órgão está prevenindo as escolas com relação ao ano letivo de 2018, para que trabalhem de forma correta e alinhada com a lei e para que não tenham problemas maiores com os pais e alunos no decorrer do ano.

“Graças a Deus e nossa equipe de Diretores e Gerentes a reunião transcorreu muito bem, os representantes das escolas foram ouvidos e seus pontos de questionamentos foram anotados. Da mesma forma o Procon repassou todas as exigências legais a serem cumpridas, na oportunidade foi entregue um mini exemplar do CDC, assim como  a Portaria nº 01/2017 à todos ali presente referente a lista de materiais escolares  para que fosse discutido sobre algum eventual item específico para o próximo ano. Estamos aguardando o resultado da solicitação para que possamos fechar todo esse procedimento que exige tanto cuidado”.

Convite para Amanhã

C O N V I T E
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) tem a honra de convidar V.Sa. para participar do I SEMINÁRIO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO, que tratará do tema: CONHECER PARA APRIMORAR. O evento realizar-se-á no dia 28 de novembro de 2017, no auditório da OAB, localizado na Avenida Primeiro de Maio, 1070, Bairro Cantagalo. Ao final do evento, os participantes receberão certificados. Segue abaixo a programação do evento:
7h30min – credenciamento
8h – café de boas vindas
8h30min – mesa de abertura
9h – palestra 1: O serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida (LA) e prestação de serviço à comunidade (PSC)
11h – mesa redonda (Conselho Tutelar, Ministério Público, 2ª Vara Criminal, Creas, palestrante)
12h – intervalo para almoço
14h – apresentação cultural (Arte & Lata)
14h30min – palestra 2: Articulação da rede de atendimento para a proteção integral de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de LA e PSC
17h – espaço aberto para discussão da temática
17h30min – encerramento, com entrega de certificado
Sua presença é de inestimável importância na discussão desta temática. Aguardamos-lhe.

Praça da Graça ganha presépio de natal no lago artificial à luz de LED





domingo, 26 de novembro de 2017

Secretária de Infraestrutura, intensifica trabalhos e reuniões para realizações de fim de ano

A Secretária de Infraestrutura, Dra. Maria das Graças Moraes Souza Nunes,concentrou inúmeras atividades durante esta semana.
A filha de Mão Santa vêm auxiliando o pai no que compreende à demandas no centro administrativo localizado na Rua Itaúna, Bairro Pindorama.
Desde a mudança do gabinete do prefeito Mão Santa para o prédio da FIEPI,Gracinha passa a despachar frequentemente com outros secretários na prefeitura.
De acordo com sua assessória,estas semanas serão de muitas reuniões pois o prefeito Mão Santa pretende fazer inaugurações de obras, como o anúncio de novos investimentos para 2018,deste modo designou sua equipe de governo para que tenha empenho máximo nos planejamentos.
A secretária Gracinha juntamente ao Secretário de Gestão Dr. Anísio Neves,estão realizando planejamentos paralelos à outras pastas afim de que termine o ano com o alcance das metas.
O trabalho de Maria das Graças é incansável, pois dividi seu tempo no gabinete e nos Bairros sem pausa.
A Secretaria de Serviços Urbanos, começou levantamentos para alertas máximos no período invernoso,foi tarefa árdua neste início de ano,mas superada nos bairros e supervisionada por Gracinha até pela madrugada.

Vídeo do DIA

Ladrão é surpreendido com soco ao ser flagrado roubando roupa em lojas.

Convite para o Festival de Negócios do Litoral Piauiense e da nova Sede do Sebrae


sábado, 25 de novembro de 2017

No suposto vídeo gravado no Mercado da Quarenta em que mostra um BOX sendo desocupado,não é Gracinha Moraes Souza

Uma matéria foi veiculada em blogues da cidade,ganhou as redes sociais neste sábado 25/11 ao afirmar que a Secretária de Infraestrutura, Dra. Maria das Graças (Gracinha),teria expulsado um comerciante de um box localizado no Mercado da Quarenta.
A postagem diz ainda, Maria das Graças aparece em um vídeo e  trajando calça vermelha e segurando papeis,ao perceber que estava sendo gravada desaparece da câmera de um celular.
Além do teor Tendencioso,a nota diz que a Secretária de Infraestrutura desacata e vive a tratar com rispidez os feirantes. Mentira!
A pessoa que aparece no canto do vídeo não   é Gracinha. Segundo  relatos de feirantes nunca ocorreu nenhum "bate boca" com os mesmos do Mercado da Quarenta,ou algum episódio que Gracinha pudesse perseguir os trabalhadores.
Apuramos ainda, nas ocasiões que a Secretária esteve na EMPA,foi para reuniões com a diretoria.
Quem aparece nestas imagens é outra pessoa...Não procede a informação de  que a Secretária de Infraestrutura persegue comerciantes.
A cada semana o nome de Gracinha é jogado na blogosfera e consequentemente nas redes,de forma baixa e provocativa. Os atos doentios partem de pessoas perdedoras da eleição em 2016,revoltadas por perder contracheque da prefeitura,vivem à alimentar a rede com informações inverídicas.

Campanha Antirrabica terá início dia 09/12 na Zona Urbana


Saiu no ZAP


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Festa do Natal Solidário


📣 *NATAL SOLIDÁRIO*📣
*ENTRADA 1 KILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL*
💿💽📀💽💿
🔶 *SÁBADO 16 DE DEZEMBRO*
🔶 *CLUBE RECANTO DA AMIZADE "O LAURINDO"*
🔶 *ILHA DE SANTA ISABEL*
🔶 *A PARTIR DAS 22:00  HORAS*

*ATRAÇÕES CONFIRMADAS*

🎼🎤 *ESQUADRÃO DO FORRÓ*
🎼🎤 *SKEMA DIGITAL*

♦ *SEGURANÇAS*👮🏻‍♀👮🏻
🍺 *CERVEJA EM LATA, 3 LATINHAS POR R$ 10 REAIS*

*E O MELHOR DE TUDO: ENTRADA É SÓ 1 KILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL*

Convite


quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Católicos acusam novela da Record de demonizar Igreja e pedem boicote

Antes mesmo de estrear, Apocalipse, a novela bíblica que a Record colocou no ar na última terça-feira, já estava na mira dos católicos. Blogs e perfis de redes sociais pediam boicote ao folhetim, que, diziam, iria demonizar a igreja romana. O capítulo desta quarta exacerbou os ânimos. Em uma sequência em que é mostrada uma celebração semelhante a uma missa, com homens vestidos de preto e vermelho qual bispos católicos, e sentados diante de um altar comandado por um homem paramentado por camadas de branco como o próprio papa, o Anticristo, narrador da trama, diz com um deboche pérfido: “Minha realização mais astuta. São quase 1.700 anos espalhando trevas pelo mundo”. Confira as cenas no vídeo abaixo, a partir do minuto 42.
O narrador, voz de Sergio Marone (o maldoso Ramsés de Os Dez Mandamentos) continua, irônico: “Mas, é claro, tudo muito bem elaborado para parecer divino. Ah, o engano é minha especialidade”. O nome da igreja romana de Apocalipse, no entanto, é outro: Igreja da Sagrada Luz.
“Essas paredes ecoam histórias de uma trajetória milenar, desde que a missão da sagrada igreja começou nessa terra. Só foi possível atravessar os séculos porque sempre soubemos manter o poder e a influência, nos associando às pessoas certas”, diz o sacerdote-mor, Lorenzo Viscone (João Bourbonnais). Stefano se limiar a responder com “Sim, pai sagrado”.
Lorenzo Viscone comenta o surgimento de igrejas rivais que estariam ameaçando o poder da Sagrada Luz. “Estamos passando por uma fase de grande desafio. Novos valores e crenças surgindo pelo mundo, doutrinas de outras igrejas seduzindo fiéis. Mas nada, absolutamente nada deve abalar o que representamos”.
A primeira fase de Apocalipse se passa nos anos 1980. Fundada em 1977, a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, proprietário da Record, estava então em crescimento.
Stefano pondera, “Ainda somos a igreja dominante”. Ao que o “papa” atalha: “E devemos continuar a ser. Custe o que custar.” Stefano repete: “Custe o que custar”.
Em seguida, eles falam da família Montana, no seio da qual nascerá o Anticristo, a ser vivido por Sergio Marone. No capítulo desta quarta-feira, sua mãe se retorce inteira, no chão, ao receber o resultado do exame de gravidez e ser possuída por um espírito maligno.
Para o blog católico Filhos de Deus, a nova novela de Vivian de Oliveira “retrata a Igreja Católica como satanista”. Em texto publicado depois da exibição do segundo capítulo de Apocalipse, o blog afirma que a trama tem “lançado ataques que nitidamente estão ligados à Igreja Católica” e analisa a sequência da Igreja da Sagrada Luz, uma “igreja satânica”, destacando que “as vestes dos seus integrantes são idênticas aos dos líderes católicos”.
A Rede Record foi procurada pela reportagem de VEJA, mas, até a publicação desta nota, não se pronunciou a respeito. Apesar da sequência que reverberou na internet, a novela perdeu audiência em São Paulo, onde na estreia marcou 13 pontos e, nesta quarta, 11 de média, segundo o Ibope.
Cena da abertura de ‘Apocalipse’ (Reprodução/Rede Record)
(Reprodução/Rede Record)

Prefeito Mão Santa homenageará aluno do Roland Jacob destaque na Olimpíada Nacional de Matemática



Tido como um garoto centrado, muito inteligente, responsável e focado nos estudos, Ryan Pereira dos Santos, 14 anos, aluno da Escola Municipal Roland Jacob, será homenageado pelo prefeito Mão Santa, em reconhecimento à sua desenvoltura frente aos estudos. Ryan, que recentemente já havia sido um dos premiados no concurso de Redação Cisne Branco, da Marinha do Brasil, desta vez trouxe mais um destaque para Parnaíba, ao levar a medalha de bronze na Olimpíada de Matemática do Brasil (OBMEP).


A secretária municipal de Educação, Altair Marinho, disse que a desenvoltura de Ryan nos estudos atesta a boa qualificação dos professores da rede municipal de ensino, bem como o devido preparo dos alunos. “Todos estão de parabéns, tanto o Ryan, quanto os professores que se esforçam para dar uma boa qualidade de ensino para nossas crianças. E o Ryan só nos enche de orgulho, pois ele vai de um polo a outro, sendo destaque não somente em Matemática, mas também em Língua Portuguesa. Ele é um aluno completo”, elogiou Altair, que aproveitou para informar sobre um futuro levantamento que será feito pela Secretaria Municipal de Educação em todas as unidades de ensino para detectar, incentivar e premiar outros talentos.


Para mostrar todo o orgulho do corpo docente e dos alunos do Roland pela conquista de Ryan, a diretora Jaira Gardênia Ramos fixou na fachada da escola uma faixa com letras garrafais parabenizando o garoto. Além disso, hoje ele também foi homenageado pelos demais alunos. “O Ryan é um dos nossos melhores alunos. Inteligentíssimo, ganhou recentemente um certificado como melhor Redação, no Concurso Cisne Branco, da Marinha do Brasil. Isso nos dá um novo gás para seguirmos dando o nosso melhor pela educação e pelo futuro dos nossos jovens”, disse Jaira, emocionada.

A batalha de uma estudante transexual rejeitada pela escola



Lara, de 13 anos, nasceu menino, em Fortaleza, capital do Ceará, mas ao longo dos anos começou a se identificar com o gênero feminino. Durante sua transição, teve o apoio dos pais, dos amigos e inicialmente da escola. Esse primeiro acolhimento, no entanto, se tornou uma batalha diária na instituição em que estuda depois que ela assumiu publicamente ser trans.
Apesar de a coordenação do colégio ter sido receptiva para auxiliá-la no que fosse preciso a partir da sua decisão, Lara percebeu que alguns direitos básicos passaram a não ser respeitados. "Sempre tinha que ir ao banheiro escondida, porque se me vissem indo ao banheiro de mulher, eles falavam algo ou me pediam para ir no exclusivo da coordenação. Por quê? Não faz sentido", conta a adolescente ao EL PAÍS. A instituição tampouco respeitou o pedido de que se adotasse seu novo nome social, algo que é garantido por lei, e continuou colocando o nome civil - masculino- em todos os documentos da aluna: provas, boletins, listas de presença. "Às vezes, me sentia tão magoada que entregava as provas com o nome rasurado", conta.
O pior obstáculo enfrentado por ela, no entanto, surgiu na última terça-feira. Lara ficou sabendo pela mãe que, após uma reunião, a direção da Escola Educar Sesc havia recomendado a família que procurasse outra escola, que pudesse atender “as necessidades” dela e que a matrícula de 2018 da aluna não seria efetivada. "Eu me senti desnorteada, desde o início da transição, foi a pior sensação que tive. Não sentia isso desde que eu ainda era menino", diz Lara, que afirma ter tido sempre apoio dos amigos e da família. Foram poucos os alunos, segundo ela, que a desrespeitavam ou fizeram piadas.
No mesmo dia, Mara Beatriz, mãe de Lara, registrou uma ocorrência na Delegacia de Combate a Exploração da Criança e Adolescente (Dececa) na capital cearense e publicou no Facebook o relato do ocorrido e sua indignação. "Venho repudiar a atitude da Escola Educar Sesc, ligada ao Sistema Fecomercio, que hoje EXPULSOU minha filha trans de 13 anos, que lá estuda desde os 2 anos de idade, numa clara PRÁTICA TRANSFÓBICA (...) Admitiram que ela é uma ótima aluna, com boas notas e comportamento, mas não vão fazer a matrícula dela para o ano de 2018. Simplesmente a expulsaram, a enxotaram", escreveu. A nota de repúdio da mãe viralizou nas redes sociais, já tendo ultrapassado 50.000 reações e 28.000 compartilhamentos.
Nesta quarta-feira, o Sistema Fecomércio e a Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental divulgaram uma nota pedindo desculpas à Lara e família e afirmaram que o caso da aluna foi analisado e que ela tem matrícula assegurada para o ano de 2018. Informaram ainda que a direção do Sistema determinou imediata apuração e tomada de providências para o acolhimento da aluna, bem como a adoção de protocolos para que fatos semelhantes não voltem a acontecer.
"Hoje [quarta-feira] eles me procuraram para pedir desculpas. Mas me sinto muito apreensiva de ela continuar estudando em uma escola que a tratou dessa forma", lamenta Beatriz, que, por agora, pretende manter a filha no instituto de ensino, já que ela cultivou todas suas amizades lá.
Mesmo depois de a escola ter afirmado que a adolescente teria sua matrícula garantida, um ato convocado na frente da escola para protestar contra a transfobia foi mantido. "A comunidade LGBT como um todo se sentiu solidária e parte dessa humilhação que nós passamos. A gerente de educação nos destratou de forma humilhante. Ela deu o recado dela e já pediu para sermos encaminhados para a porta, fomos escorraçados da escola", diz Beatriz.
A mãe de Lara conta que escolheu a escola porque acreditava no projeto construtivista e inclusivo, onde a filha teve oportunidade de conviver com as mais diversas crianças: autistas, down, portadores de deficiência física. "Um lugar que Lara tinha como uma segunda casa, onde ela cultivou todas as suas amizades, nos deu a decepção mais amarga", explica.
Segundo Beatriz, assim que a filha passou a se identificar com o gênero feminino neste ano, ela se prontificou em conversar com a escola. "A coordenadora falou que era uma situação nova, mas que estavam junto com a gente, então parecia tudo bem. A prática não foi assim", diz.
Diante do ocorrido, Beatriz diz ter procurado assistência jurídica do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra. Nesta quinta-feira, a mãe de Lara se reunirá com membros do Ministério Público e só depois deve decidir se entrará com uma ação judicial contra a escola ou a gerente de educação, Silvia Maia. "Vamos até as últimas consequências. Pela Lara e por todas que virão depois dela. Foi um caso claro de transfobia. Quero que isso fique de exemplo para outras instituições", explicou. A reportagem tentou contato com Silva Maia na assessoria da escola, mas não obteve retorno.
Na última noite, Lara mal conseguiu dormir e ainda está incerta sobre o futuro. Explica que no próximo ano, se realmente voltar para escola, é por causa dos amigos. "Sinceramente eu sinto um grande constrangimento de voltar para um lugar que eu sofri discriminação. Mas quando eu voltar, querendo eles ou não, não vou deixar ninguém me chamar pelo meu nome civil", diz.
* O sobrenome da jovem não está sendo publicado a pedido da família.
Vídeo: Garotinho é preso pela PF pela 3ª vez (Via VEJA.com)

Postagem em destaque

Ultranet - A sua internet

  Ultranet a melhor internet com o melhor plano para você. confira  Instagram