terça-feira, 31 de outubro de 2017

Mão Santa despacha com assessores e recebe representantes da população em seu gabinete na Fiepi


Trabalhando desde ontem em seu gabinete, na Federação das Indústrias do Piauí (2º andar), na Praça da Graça, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, teve uma manhã bastante movimentada, nesta terça-feira, quando despachou com secretários, assessores; recebeu vereadores e representantes outros da população.


Com o coordenador de esportes, Bernardo Lapuente (Q-Odor), da secretaria de esportes, o prefeito discutiu pontos de uma meia maratona (21 km) que pretende realizar no final do ano, saindo da Praça do Amor, na Avenida São Sebastião, com destino à Pedra do Sal, onde os maratonistas não terão que se preocupar com velocidade. “Podem ir caminhando, correndo, de mãos dadas, do jeito que quiserem. O importante é participar. Queremos que esta meia maratona seja incluída no calendário de eventos do município e se transforme numa atração nacional”, disse o prefeito Mão Santa.

O prefeito recebeu ainda uma equipe de representantes da Associação de Empreendedores da Pedra do Sal, acompanhados do vereador André Neves e do superintendente de Turismo, Charles Júnior, que queriam saber se a prefeitura iria fazer o réveillon na praia, “porque é nesta época que faturamos um dinheirinho melhor”, disse Ana Maria dos Santos, da Associação. Eles também reivindicaram a melhoria na iluminação da praia, que já foi feita mas, por conta dos fortes ventos e do salitre, há necessidade de reparos e troca de lâmpadas.
 

“Também é necessário que seja feita a retirada de areia das proximidades dos bares, que já está nos prejudicando”, pediram os comerciantes. O prefeito, solicitou que o superintendente de turismo, Charles Jr., levasse a demanda para a secretária de infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, a fim de que a demanda fosse atendida. O prefeito deu também sugestões a eles, para que otimizem sua atividade comercial, inclusive construindo pousadas junto em seu espaço de comércio. Charles Jr. adiantou que, a partir do próximo final de semana, as máquinas vão estar fazendo a retirada de areia, conforme solicitação. E que esta prática vai continuar, semanalmente. Quanto ao réveillon, o prefeito disse que a Prefeitura pretende fazer outros eventos ali, não o réveillon propriamente dito, dia 31, “porque as pessoas dão preferência às grandes movimentações que serão promovidas em outros locais”

Por fim, o prefeito recebeu representantes da Liga Parnaibana de Desportos, que foram pedir ao chefe do executivo municipal, recursos para a conclusão de um campeonato que estão realizando. O prefeito lembrou a eles que inaugurou recentemente a “Casa dos Esportes”, para que todos os desportistas possam utilizá-la, o que ainda não está ocorrendo. “A casa está lá, para todos vocês aproveitarem”, citou.


Quanto à reivindicação feita,  Mão Santa disse que tem a maior boa vontade com a causa mas que, neste momento, a prefeitura enfrenta dificuldades para resolver pendências financeiras, quanto à conclusão da UPA, por exemplo,  que foi deixada abandonada com débitos junto à empresa que a construía e que há também a preocupação com o pagamento do 13º dos servidores, “porque não podemos deixar os servidores sem dinheiro no final do ano, principalmente os velhinhos aposentados”, destacou Mão Santa, prometendo, entretanto, ouvir o secretário de fazenda, Gil Borges, sobre as possibilidades do município ajudar a Liga.

SAMU socorre criancinha ferida em acidente na cidade de Parnaíba

Leitor do PC registrou um acidente de trânsito na tarde desta segunda-feira(30), na avenida São Sebastião, próximo a FACOE, deixando uma criança de 05 anos ferida. 
Fratura na perna esquerda
A informação é que um veículo colidiu contra a motocicleta que transportava à criança. A moto não chegou a cair e a pequena vítima, mesmo ferida, permaneceu na garupa. 

O Samu foi acionado para prestar socorro. A polícia do trânsito iria apurar a causa do acidente. 

portal do catita 

NOVOS TEMPOS - AGÊNCIAS BANCÁRIAS FAZEM SÓ 8% DAS OPERAÇÕES

O avanço da tecnologia e a radicalização cada vez maior das greves anuais dos bancários têm sido apontados como alguns dos principais fatores para o processo de fechamento de agências no Brasil e no exterior. Segundo a Pesquisa Febraban 2017, as transações bancárias de 2016, por meio de mobile e internet banking, representaram 57% do total. As operações realizadas em agências somaram apenas 8%. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O estudo da Federação dos Bancos reforçou a tendência crescente dos clientes por transações bancárias usando mobile e internet banking.
Os bancos brasileiros registraram 1,2 bilhão de saques (100 milhões a mais que em 2015) em caixas eletrônicos e agências, no ano passado.
O número de agências bancárias no País ainda registrou leve alta, passando de 22,9 mil, em 2015, para 23,4 mil em 2016.
A pesquisa da Febraban foi realizada pela Deloitte com a participação de 17 bancos, que representam 93% dos ativos do setor financeiro.

Prefeitura inicia pagamento dos servidores pelas Secretarias de Saúde e Educação

                                      Secretário de Fazenda Gil Borges
Cumprindo o cronograma de pagamento dos servidores municipais, a prefeitura iniciou desde ontem (30) o pagamento dos trabalhadores efetivos, iniciando pelos profissionais das Secretarias de Saúde e Educação. 
Conforme esclareceu o secretário municipal de Fazenda, Gil Borges, o cronograma se iniciou por aqueles servidores que recebem até R$ 937,00, e hoje (31), será finalizado o pagamento das demais pastas, incluindo os professores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Não podemos liberar tudo de uma vez porque o próprio banco requer que  mandemos por etapas, pois caso liberássemos o pagamento de todas as secretarias em um único dia, teríamos que pagar uma taxa extra”, explicou Borges.
O secretário ressaltou ainda que os trabalhadores terceirizados receberão seus salários após a liberação das portarias, de acordo com o recebimento dos repasses federais.

5 filmes assustadores para assistir no Halloween

alx_freddy_krueger_1000_2_original.jpeg
Com a chegada do Halloween, o ‘Em Cartaz’ desta semana reuniu cinco filmes que criam o clima perfeito de terror. O clássico A Hora do Pesadelo (1984) conta a história do fantasma de Freddy Krueger, um assassino de crianças que morreu queimado e agora volta do túmulo para matar adolescentes enquanto dormem. Apesar do baixo orçamento, o filme serviu de inspiração para outras obras cinematográficas de terror nos anos 80. O Enigma de Outro Mundo (1982) traz um tipo de monstro completamente fora do normal. O filme, que conta com Kurt Russell como protagonista, narra a história de um grupo de cientistas americanos na Antártica e que são perseguidos pela Coisa: uma criatura que consegue assumir a forma de suas vítimas. Já Jovens Bruxas (1996) nasceu como um filme adolescente. Shelley se muda para a Califórnia e faz amizade com três meninas que praticam bruxaria. As quatro se envolvem com magia negra e o grupo acaba dividido entre as que querem fazer o bem e as que desejam o mal.
O Convite cria o clima perfeito entre paranoia e desconfiança. Lançado no Brasil pela Netflix em 2015, o longa se passa durante um jantar entre Will, sua ex-mulher e as famílias dos dois. Este terror psicológico é o filme mais recente da lista. Por último, Abracadabra, clássico da Disney, é perfeito para aqueles que querem sentir o espírito do Halloween sem se arriscar no terror. O longa é estrelado por Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy, que interpretam três bruxas que voltam do além para se vingar da cidade que as condenou à morte 300 anos antes.

Datas comemoradas hoje além de ser dia das bruxas


Em meio a escândalo, Netflix define fim de 'House of Cards'

A série "House of Cards", um dos maiores sucessos do serviço de streaming Netflix, só terá mais uma temporada. A informação é do site norte-americano "TV Line" e chega em meio ao escândalo de assédio sexual envolvendo o principal astro da atração, o ator Kevin Spacey. 
Kevin Spacey pediu desculpas a Anthony Rapp no Twitter, mas disse que não se lembra do ocorridoSegundo o portal, a Netflix decidiu encerrar "House of Cards" após sua sexta temporada, que está prevista para 2018. No fim do quinto ano da série, o personagem de Spacey, o presidente Frank Underwood, entrega o poder para sua esposa, Claire. 

Academia New life esperando por Você





 
De segunda a sexta das 06:00 as 10:00 e das 14:00 as 21:00 
Aos sábados das 16:00 as 19:00 
Rua São Pedro próximo ao mercado da guarita.

Funerário Anjos do Lar... Adquira já seu plano


Fique atento ao REFIS 2017


“Em 10 meses da nossa gestão Parnaíba progrediu 10 anos” – avalia Mão Santa


O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, disse no último final de semana que o governo do município, que completa amanhã (31) dez meses, tem feito todo um trabalho de recuperação da cidade, em todos os setores, e fez o que as duas últimas administrações não fizeram em doze anos. “Parnaíba progrediu 10 anos em 10 meses”, pontuou Mão Santa.

Mão Santa citou, como exemplo, a Escola Roland Jacob, que quando foi prefeito pela primeira vez a entregou com mais de dois mil alunos matriculados e agora, retornando ao governo municipal, recebeu aquele estabelecimento de ensino com pouco mais de quatrocentos alunos.

Ele citou também a saúde, que tem melhorado bastante. “Ainda não é o ideal, mas estamos trabalhando para isso. Basta dizer que estamos inaugurando a cada mês uma nova Unidade Básica de Saúde, equipada e com pessoal capacitado para atender bem as comunidades” – afirmou ele.

No setor de infraestrutura, a cidade – segundo ele – está ficando encantadora. Basta o parnaibano olhar atentamente para a Avenida São Sebastião que está sendo transformada em uma das mais bonitas da nossa cidade e região.

Disse ainda o Prefeito Mão Santa que o progresso chegou em Parnaíba em todos os setores e muito mais vai ser feito. “Muitas obras importantes para a nossa população serão realizadas. Ações nas áreas da educação, saúde, como também a valorização do servidor municipal, entre outras, serão implementadas nos próximos três anos, para colocar Parnaíba no lugar que ela merece” – finalizou.

Fonte: Prefeitura de Parnaíba 

Planeta Animal tudo para cães e gatos

ATENÇÃO A LOJA PLANETA ANIMAL ESTÁ FUNCIONANDO EM NOVO ENDEREÇO PRÓXIMO AO MERCADO DA GUARITA NOS CRUZAMENTOS DA RUA OEIRAS COM AV. PRINCESA ISABEL.   PARA MAIS INFORMAÇÕES PROCURE FRANCISCO FILHO.

Planeta Animal
NOS TELEFONES 99401 8223-99841 3746
Francisco Filho

VOCÊ ENCONTRA RAÇÕES E MEDICAMENTOS DOS MAIS VARIADOS TIPOS.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Stranger Things quebra recorde e é a série mais comentada no Twitter em seu fim de semana de estreia

Stranger Things se tornou a série mais comentada do ano durante o fim de semana de seu lançamento.
O Twitter registrou nada menos que 3.7 milhões de tuítes sobre o título da Netflix (via EW), um número maior do que qualquer outro lançamento de 2017.
Eleven é a personagem mais comentada, segundo os números da rede social, seguida por Will, Steve, Xerife Hopper e Dustin, que completam o top 5.


Ainda não há data para a 3ª temporada da série, que estreou os nove episódios de seu segundo ano na última sexta (27).

Colisão entre Biz e Uno Way na Capitão Claro deixa motociclista ferido

Por volta das 9hs desta segunda-feira (30) ocorreu um acidente envolvendo um veículo Fiat Uno Way preto e uma moto Honda Biz 125 vermelha próximo ao Monumento do Sesquicentenário da Independência, no cruzamento da Avenida Capitão Claro com a Rua Florindo de Castro, em Parnaíba.

O condutor da Biz ficou ferido e teve que ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).
O Fíat Uno Way precisou de ajuda para ser retirado do local do acidente.
O Pelotão de Patrulhamento de Trânsito (PPTran) esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência. Moto e veículo ficaram avariados e sem funcionar e ambos precisaram de auxílio para serem retirados do local do acidente.





Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Vídeo do DIA: Jovens travam briga no meio da rua


Este vídeo está circulado nas redes sociais,segundo os divulgadores,trata-se de uma briga entre duas jovens. O fato ocorreu na Rua Paraná,Bairro Bebedouro. Ao final do vídeo com pouco mais de um minuto de duração,uma das jovens aparece ensanguentada.
Não há indícios do que motivou a pancadaria entre as mesmas.

Oficinas trabalham a interação entre equipes do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf)


Inteligência emocional, espírito corporativista e trabalho em equipe são requisitos fortemente valorizados no mercado de trabalho. E, objetivando otimizar a sintonia entre as quatro equipes que compõem o Núcleo de Atenção a Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas, na manhã desta segunda-feira (30), oficinas onde foi trabalhada a interação entre os profissionais.


Por meio da biodança, a fisioterapeuta Susan Karolliny, trabalhou aspectos ligados à expressão corporal dos profissionais da saúde. Logo depois, a também fisioterapeuta Nayara Souza, realizou entre as equipes atividades sobre ajuda mútua, além de uma dinâmica em que eles foram incentivados a expressar para os demais, o que lhes trazia felicidade.


Para a coordenadora do Nasf, Francisca Oliveira, a troca de experiências entre as equipes, permite um maior rendimento de cada profissional em suas comunidades atendidas. “Essas trocas de experiências fazem com que eles tenham um alto rendimento nos postos de saúde e nos seus locais de trabalho, porque essa mesma troca eles farão com os seus usuários, com os seus pacientes”, salientou Francisca.

O Nasf de Parnaíba é composto por equipes de múltiplos profissionais como: fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Prefeitura de Parnaíba 

Mensagem do DIA


sábado, 28 de outubro de 2017

Cantora de 23 anos é presa por ter relações sexuais com adolescente, na Geórgia, Estados Unidos.

Uma cantora foi presa, na quarta-feira passada (18), acusada de ter estuprado um adolescente de 15 anos, na Geórgia, Estados Unidos.

A mulher foi identificada como Kayla Berrie, de 23 anos, que é professora, cantora, compositora, saxofonista e vocalista de uma banda de jazz.

Ela é suspeita de ter abusado sexualmente de um dos seus alunos na Long County High School.



De acordo com a polícia, as investigações começaram após a polícia receber denúncias relatando que a mulher estava abusando de um dos seus alunos há cerca de quatro meses.
Durante as investigações, ficou comprovado a agressão sexual.

Kayla foi presa, mas pode responder pelo crime em liberdade desde que pague uma fiança de US$ 5 mil (cerca de R$ 16,2 mil).

Segundo a imprensa local, uma audiência no tribunal foi marcada para o mês de março de 2018.

Conforme relatos do site oficial da escola, Kayla Berrie foi suspensa da sua função de regente do coral e de banda da instituição.
 
Durante o trabalho de investigação, a polícia descobriu que a cantora teve o último encontro sexual com a vítima de 15 anos, no dia 29 de setembro.

O caso foi descoberto porque a vítima disse para um colega que tinha mantido relações sexuais com a cantora.

O amigo acabou relatando o caso para a mãe, que também é professora na Long County High School.

Logo após a prisão da acusada, ela foi suspensa da escola sem direito a receber o salário.

Entretanto, no começo desta semana, no site da escola, o nome da mulher ainda estava listado como sendo professora do ensino médio.

Blasting

Em Rolândia, tiozinho zoeiro dá susto em repórter que falava de uma onça.VEJA VÍDEO!

Aqui no Mega, nós já mostramos que a vida de repórter de TV não é nada fácil: teve quem desenhou um pênis ao vivo, quem levou uma facada nas costas, quem foi importunado pelos filhos, quem viu o convidado sair sem aviso prévio.

Agora, o jornalista Eduardo Lhamas, da RPC (afiliada da Rede Globo no Paraná), acaba de ingressa nessa lista de fails da telecomunicação.

Lhamas estava em Rolândia para falar de uma onça que havia aparecido na região rural da cidade e levava medo aos moradores.

 

Enquanto gravava uma das passagens, Antenor, um tiozinho pra lá de zoeiro, resolve cutucar o repórter por trás. O resultado obviamente foi um susto daqueles!

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

O repórter até achou que o cinegrafista Marcelino estava envolvido na brincadeira – e que bom que tudo não passou de apenas um susto!

No Twitter, a cena divertida já foi compartilhada mais de 11 mil vezes e curtida por 22 mil pessoas. E você, caro leitor, teria o mesmo jogo de cintura de Lhamas para não se borrar inteiro durante a gravação?

Veja vídeo

Especial Outubro Rosa: saiba como prevenir o câncer de mama. Cuide-se!

Olá,
Com certeza você já ouviu falar da campanha Outubro Rosa, que visa à conscientização da população, especialmente das mulheres, em relação ao câncer de mama e aos cuidados preventivos que podem ser tomados para que o diagnóstico aconteça nas fases iniciais da doença.
A campanha teve início na década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, a campanha é promovida anualmente em diversos países.
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é positivo. Por isso, é importante se prevenir!
Se, no momento do diagnóstico, o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo pesquisa realizada pela Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é uma estratégia fundamental.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa faixa etária, sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam o aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento.
Em 2016, foram diagnosticados 57.960 novos casos da doença no Brasil. Existem vários tipos de câncer de mama, e a maioria dos casos tem bom prognóstico. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma. A previsão da distribuição dos casos por região é a seguinte: 1.810 no Norte, 11.190 no Nordeste, 4.230 no Centro-Oeste, 29.760 no Sudeste e 10.970 no Sul.
A pedido da equipe do Gran Cursos Online Blog, o Dr. Carlos Marino, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, respondeu a 15 perguntas sobre o câncer de mama e o autoexame de mama e deu dicas e recomendações para as nossas alunas. Vale lembrar que, apesar de raro, o câncer de mama também ocorre em homens.
1) Qual a importância da realização do autoexame de mama?
Realizar o autoexame das mamas significa fazer a autopalpação e a observação das mamas sempre em busca de sinais que possam sugerir doença. A paciente deve realizar quando se sentir confortável (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do dia a dia). O autoexame permite a descoberta eventual de alterações mamárias. Nem sempre essas alterações configuram uma doença, mas trata-se de medida importante para alertar para a necessidade de buscar orientação de um profissional de saúde para avaliar a necessidade de investigação. É importante  lembrar que o autoexame não é um método de rastreamento e não substitui a mamografia.
2) A partir de quantos anos a mulher deve realizar o autoexame das mamas?
Um dos objetivos do autoexame é que a mulher tenha conhecimento sobre as suas mamas, pois, caso surja alguma alteração ao longo do tempo, ela a perceberá com maior facilidade e procurará orientação mais precoce. A autopalpação e observação das mamas pode ser iniciada a partir dos 25 anos de idade.
3) No caso das mulheres com prótese de silicone, o autoexame é suficiente? 
As usuárias de prótese de silicone podem e devem fazer mamografia, desde que estejam na faixa etária recomendada. O autoexame não serve para rastreamento e não substitui a mamografia.
4) Quando a mulher deve procurar o mastologista?
O mastologista é o profissional especialista em saúde mamária, responsável pela prevenção, investigação, tratamento e reparação das mais diversas anormalidades que acometem as mamas (benignas e malignas). A mulher deve procurar atendimento quando apresentar queixas clínicas relacionadas às mamas.
5) A partir de qual idade é aconselhável fazer mamografia?
Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura, podendo alcançar até 95%. Entretanto, no Brasil, a maioria dos casos são descobertos em estágio avançado. Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e a FEBRASGO recomendam mamografia anual a partir dos 40 anos de idade.

WhatsApp libera função de apagar mensagem enviada, relata site

WhatsApp - Como apagar mensagens enviadas
WhatsApp começou a disponibilizar, aos poucos, a função de apagar mensagens enviadas do celular de quem as recebeu. Com isso, é possível cancelar recados enviados por engano ou que contenham erro antes que sejam lidos. O relato é do WABetaInfo, site que investiga atualizações do programa em busca de novos recursos. A função será chamada de “apagar para todos”, e estará disponível ao se clicar em uma mensagem.
O recurso fará com que o registro seja substituído pelo aviso “esta mensagem foi apagada”, e a função só pode ser acionada em até  7 minutos após o envio original. Após esse prazo, não poderá haver o cancelamento.
Atualmente, quando uma mensagem que já foi enviada é apagada, ela some apenas do dispositivo de quem fez essa ação, com uma cópia permanecendo no aparelho de todos que receberam-na. Com o novo recurso, os registros serão apagados tanto da janela de conversa quanto da barra de notificação.
Procurado por VEJA, o WhatsApp disse que não tem nenhum comunicado sobre o assunto, e que não fez anúncio da função. Apesar da negativa, páginas de ajuda no site do WhatsApp (FAQ) traziam instruções sobre o recurso, incluindo um passo a passo sobre como  utilizar a ferramenta, e indicando a diferença entre apagar somente no próprio celular e no de quem recebeu.

Conheça a síndrome que deixa crianças em estado vegetativo

Uma doença misteriosa que só afeta crianças refugiadas ou que pediram asilointriga autoridades de saúde da Suécia. De acordo com informações da rede britânica BBC, crianças com a síndrome da resignação simplesmente ‘desligam’- param de andar, falar e abrir os olhos. A boa notícia é que muitas delas se recuperam, eventualmente.
A síndrome foi relatada pela primeira vez na Suécia, nos anos 1990. Alguns anos depois, no biênio 2003-05, mais de 400 casos foram registrados. Felizmente, na última década, o número de crianças afetadas pela condição diminuiu. Recentemente, o equivalente sueco ao Ministério da Saúde divulgou que no biênio 2015-16 houve 169 casos registrados.

or que na Suécia?

Inúmeras condições parecidas com a síndrome da resignação já foram observadas antes, entre sobreviventes de campos de concentração nazistas, por exemplo, mas a condição em si só foi relatada na Suécia. Acredita-se que isso esteja associado ao grande contingente de imigrantes provenientes de perfis geográficos e étnicos mais vulneráveis do país.
“Pelo que sabemos, nenhum caso foi identificado fora da Suécia. A explicação mais plausível é que existem alguns tipos de fatores socioculturais necessários para que a condição se desenvolva”, diz Karl Sallin, pediatra do Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, pesquisador sobre a Síndrome da Resignação.
A doença parece afetar crianças exatamente com esse perfil, provenientes principalmente da antiga União Soviética, dos Balcãs, ciganas e yazidis, e que vivem com suas famílias. Apenas um pequeno número é de crianças desacompanhadas, muito poucas são asiáticas e nenhuma africana.

Trauma e ‘transmissão’

Segundo os profissionais de saúde que atendem esses pacientes, o trauma é a causa deste afastamento. As mais vulneráveis são as que passaram por episódios de violência extrema ou cujas famílias fugiram de ambientes perigosos.
“O primeiro caso da doença foi registrado em 1998, no norte da Suécia e, assim que se tornou público, houve outras ocorrências na mesma área. Tivemos ainda casos de irmãos desenvolvendo a condição”, afirma Karl Sallin, pediatra do Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, pesquisador sobre a Síndrome da Resignação. Mas o médico ressalta que até nunca foi detectada uma “transmissão” por contato direto entre os casos.

O caso Sophie

Sophie, que teve seu nome real alterado para a segurança da família, tem nove anos e vive há 20 meses com a síndrome. A menina e sua família são originários de uma das antigas repúblicas da União Soviética e pediram asilo à Suécia em dezembro de 2015, após fugirem da máfia local.
Em setembro daquele ano, o carro em que a família viajava foi parado por homens em uniformes policiais. “Fomos retirados do carro à força. Sophie viu sua mãe e seu pai serem espancados”, conta o pai da menina. Depois de libertar a mãe, os homens levaram o pai embora.
Sua mãe conta que Sophie ficou transtornada com o sequestro do pai. Três dias mais tarde, ele fez contato com a família, que permaneceu escondida em casas de amigos até viajar para a Suécia, três meses depois. Ao chegarem ao novo país, mais um trauma: a família foi detida por horas pela polícia local e logo em seguida teve negado o pedido de asilo, em uma audiência na qual Sophie esteve presente.
Segundo sua mãe, a partir desse episódio a saúde da menina se deteriorou rapidamente. Ela parou de brincar, falar e comer. Para Elisabeth Hultcrantz, voluntária da ONG Médicos do Mundo, que cuida de Sophie, “o mundo foi tão terrível que Sophie trancou-se dentro de si própria, desconectando as partes conscientes de seu cérebro”.
Atualmente, a família tem uma autorização provisória para ficar no Suécia e vive em uma acomodação destinada a refugiados, localizada em uma pequena cidade na região central do país nórdico.
Quando seu pai a retira da cadeira de rodas, ela parece sem vida. Mas seu cabelo é espesso e brilha como o de uma criança saudável. Os olhos de Sophie estão fechados e, em vez de calcinhas, ela usa fraldas por baixo da calça de moletom. Uma sonda gástrica adentra seu nariz.
“A pressão sanguínea dela é normal. Mas seu pulso está um pouco acelerado hoje. Talvez ela esteja reagindo à visita de muitas pessoas hoje”, diz Elisabeth à BBC.
Ao contrário de Sophie, as crianças com a síndrome normalmente vivem na Suécia há anos quando ficam doentes, e já viviam vidas adaptadas ao estilo nórdico, falando até a língua local.

Recuperação

Os médicos que cuidam de Sophie acreditam que a menina só vai melhorar quando a família obtiver permissão permanente para viver na Suécia, pois só assim ela se sentirá segura o suficiente para ‘voltar ao mundo’. “De certa forma, a criança vai precisar sentir que há esperança, algo para que valha a pena viver. Essa é a única maneira de explicar como, em todos os casos que vi até agora, o direito de permanecer no país pode mudar a situação”, diz Lars Dagson, pediatra de Sophie.
No entanto, isso está cada vez mais difícil de se torna realidade. Até recentemente, as autoridades suecas permitiram que famílias imigrantes com uma criança doente permanecessem. Mas a chegada de mais de 300.000 pessoas nos últimos três anos mudou esse cenário. Uma lei temporária que entrou em vigor em 2016 determina que solicitantes de asilo candidatos à residência permanente recebem vistos com duração 13 meses – caso da família de Sophie – ou três anos.
O visto da família de Sophie vence em março e a família teme ser deportada e eventualmente encontrada pelos homens que a fizeram fugir.

Segurança é a chave para um tratamento de sucesso

Por outro lado, profissionais de Skara, no sul do país, têm outra perspectiva, com evidências mais promissoras de cura. “Do nosso ponto de vista, essa doença está ligada ao trauma, não ao asilo”, diz Annica Carlshamre, assistente social da Gryning Health, que administra Solsidan, um abrigo para crianças com problemas.
Os especialistas do local acreditam que crianças perdem sua mais significativa conexão com o mundo quando testemunham violência ou ameaça contra os pais e perdem. “A criança percebe que ‘minha mãe não pode tomar conta de mim’. E perde a esperança porque sabem que são totalmente dependentes dos pais. Quando isso acontece, para onde a criança pode ir – ou a quem pode recorrer?”, explica Annica.
O primeiro passo do tratamento é separar as crianças dos pais para que elas dependam dos funcionários.  “Ao separarmos as crianças, leva apenas alguns dias até vermos os primeiros sinais de melhora”, diz Annica. As crianças recebem notícias sobre o progresso dos filhos, mas ficam sem qualquer contato até que a criança consiga se comunicar por telefone.
No abrigo, conversas sobre o processo migratório são terminantemente proibidas. As crianças recebem roupas diurnas e noturnas e são retiradas das camas todos os dias. Funcionários ajudam-nas a colorir ou desenhar, segurando o lápis em suas mãos.
“Brincamos por elas até que possam brincar sozinhas. Dançamos e ouvimos muita música. Queremos despertar seus sentidos. Colocamos um pouco de refrigerante em suas bocas para que provem algo doce. As que estão sendo alimentadas por sonda, a gente coloca na cozinha para sentirem cheiro de comida. Temos a expectativa de que elas queiram viver e sabemos que suas habilidades ainda estão ali, mas as crianças se esqueceram delas ou ou não conseguem mais usá-las. Vivemos pelas crianças até que elas consigam viver por si próprias.”, explica Clara Ogren, funcionária do abrigo.
Das 35 crianças que Anicca tratou, apenas uma delas teve permissão para ficar na Suécia enquanto ainda estava em Solsidan, mas todas se recuperaram.
VEJA

Postagem em destaque

Ultranet - A sua internet

  Ultranet a melhor internet com o melhor plano para você. confira  Instagram