sábado, 30 de setembro de 2017

Setembro foi embora,mas a prevenção ao suicídio continua.

O mês de setembro foi embora, mas a campanha de prevenção sobre suicídio continua. O setembro amarelo uniu muitos seguimentos da sociedade.
Deste modo permanece dizer, a escuta é o remédio para a prevenção ao suicídio PU pessoas em quadro depressivo.

Convite Lançamento da Expoapa


sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Academia New Life Próximo ao mercado da guarita!





 
De segunda a sexta das 06:00 as 10:00 e das 14:00 as 21:00 
Aos sábados das 16:00 as 19:00 
Rua São Pedro próximo ao mercado da guarita.

James Heckman e a importância da educação infantil


O americano James Heckman, 73 anos, é reverenciado tanto em sua área de origem, a economia — que lhe rendeu o Prêmio Nobel em 2000 —, como na educação, que ele investiga com a curiosidade de quem ama calcular. Heck­man criou métodos científicos para avaliar a eficácia de programas sociais e vem se dedicando aos estudos sobre a primeira infância — para ele, um divisor de águas. É sobre esse assunto que falará, na segun­da-feira 25, no encontro Os desafios da primeira infância — Por que investir em crianças de zero a 6 anos vai mudar o Brasil, organizado pelas revistas Exame e VEJA e apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, pela Funda­ción Femsa e pela United Way Brasil. Professor na Universidade de Chicago, Heckman veio uma dezena de vezes ao Brasil. Estava no Rio quando recebeu o telefonema de sua vida. “Disseram-me que seria premiado com o Nobel, e eu achei que era trote”, revela ele, que fala com rara propriedade sobre o país.
Por que os estímulos nos primeiros anos de vida são tão decisivos para o sucesso na idade adulta? É uma fase em que o cérebro se desenvolve em velocidade frenética e tem um enorme poder de absorção, como uma esponja maleável. As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde. Se essa base for frágil, as chances de sucesso cairão; se ela for sólida, vão disparar na mesma proporção. Por isso, defendo estímulos desde muito cedo.

Prefeitura de Parnaíba promove Fórum Municipal de Educação



Com o slogan, “juntos fazemos a diferença”, a Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Educação do Município (Seduc), realizou durante toda a manhã desta quinta-feira (28), o Fórum Municipal de Educação – FME, no auditório da SEDUC.


Reconhecendo a importância dos fóruns permanentes de Educação como um espaço de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional do Município, a gestão do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa dá mais um passo para transformar a educação do município numa educação de qualidade. “O Fórum Municipal da Educação – FME é um momento ímpar na comunidade escolar. É o momento de chamar a educação para os segmentos da sociedade, a fim de que possa ser feito uma avaliação e para medir o trabalho que está sendo realizado”, destacou a professora Altair Maria Sousa Marinho, secretária de educação.


“Estamos felizes de estarmos dentro do prazo de apresentação, enquanto vemos que muitos outros Municípios ainda não conseguiram apresentar esse Fórum de Educação e nem desenvolvê-lo com qualidade, sendo que nós estamos totalmente imbuídos do propósito da melhoria da qualidade da nossa educação”, disse.


O Fórum Municipal de Educação tem como principais objetivos: Possibilitar o encontro entre sociedade civil e o poder público; coordenar as conferências municipais de educação; Fazer o acompanhamento e execução das metas do Plano Municipal de Educação – PME em consonância com o PNE; promover a participação nos processos decisórios e na gestão de políticas públicas educacionais e divulgar amplamente as metas alcançadas no PME.


Representando o prefeito de Parnaíba, o Professor Israel José Nunes Correia enfatizou a importância do profissional da Educação e conclamou a todos para, juntos, trabalharem para elevar a qualidade da educação do Município, prometendo empenho pessoal nas reinvindicações para melhoria na infraestrutura das Escolas. “É muito bom ser professor; é muito bom ter trinta e sete anos de magistério e é um orgulho estar fazendo parte desse fórum com vocês. Recai sobre nossa geração, uma geração mais madura, a responsabilidade de uma revolução na educação da Parnaíba”, frisou Israel Correia.

“Os índices de Parnaíba já não refletem a potência que o município pode ser. Vocês ouviram o hino da Parnaíba: “Essa oficina de labor que nos encanta, prosseguir sempre é o nosso lema”. “O amor já não reflete o que era antes”. Eu não acredito que o professor seja vitima dessa canção. Eu acredito que outros amores possam ser vítimas do tempo, mas a vocação de ser professor, ela não é vítima do tempo. O bom professor tem sempre um coração de estudante e é com esse coração de estudante que o professor pode levar seus alunos a sonhar o que ele sonhou um dia. Eu não acredito que vocês estejam acomodados; eu não acredito que vocês, sendo convocados, não aceitem colocar a Parnaíba no lugar que ela merece. Juntos, nós iremos colocar Parnaíba no mapa da educação do estado”, disse.


O professor Romário Rawilson do Nascimento abriu o círculo de palestras com o tema: “A importância da participação da sociedade na construção de uma Educação de qualidade e efetiva”. Em seguida o  professor João Carlos Borges explanou sobre o tema: “O Plano Municipal de Educação”. A professora Jalma de Sousa Guimarães finalizou com o tema: “Fórum Permanente de Educação”

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Cras do Bairro São Vicente de Paula promove palestra dentro da programação do “Setembro Amarelo”


Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e atendimento à população carente, o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, do Bairro São Vicente de Paula, promoveu hoje uma  palestra alusiva ao Setembro Amarelo.


Durante o mês, órgãos do município estão voltados à campanha, tendo em vista o trabalho oferecido pela SEDESC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que disponibiliza também o  bem-estar natural e uma qualidade em saúde mental àqueles que frequentam os núcleos de atendimento espalhados por Parnaíba.

O sociólogo Valdeci Sousa esteve palestrando para um grupo de gestantes assistidas no CRAS/SVP. Também foram realizadas dinâmicas com o grupo Sucesso de Mulher, coordenado por Dorane França. Durante a palestra, denominada “Combate à depressão e suicídio – como ajudar quem passa por essa situação e como a vida é bela”, foram abordadas formas e relatos, de acordo com a ABPES – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio.

“Para evitar ou sair do quadro depressivo, é necessário socializar, além de procurar ousar novos projetos de vida”, disse Valdeci. Segundo ele, o reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar o profissional a determinar clinicamente o risco e, a partir desta determinação, estabelecer estratégias para prevenir o suicídio.

Na segunda parte da palestra, houve uma explanação sobre aspectos psicológicos, condições de saúde limitante e fatores menos estudados, mostrando a falta de informação para a população, o que agrava problemas em personalidade impulsiva. De acordo com especialistas da área, a escuta psicológica é o caminho. Em algumas ocasiões não há necessidade de terapias integradas.

Fonte: Prefeitura de Parnaíba 

CONVITE:

Resultado de imagem para MÃO SANTA

O PREFEITO FRANCISCO DE ASSIS DE MORAES SOUZA, MÃO SANTA TEM A HONRA DE CONVIDAR V.Sa. PARA AS SEGUINTES SOLENIDADES:
* DIA 29/09/2017
*ENTREGA DE VENTILADORES PARA ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E ASSINATURAS DE PORTARIAS-MUDANÇAS DE CLASSE DE PROFESSORES.
LOCAL: AUDITÓRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL ÀS- 09:00 HORAS.
*VISITA E LANÇAMENTO DO LOTEAMENTO SOLIDARIEDADE
LOCAL: AVENIDA DEPUTADO ANTÔNIO JOSÉ DE MORAES SOUZA. ÀS- 17 HORAS.
* ENTREGA DE EQUIPAMENTOS PARA POSTOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA-PSF E UNIDADE BÁSICA-UBS.
LOCAL: AUDITÓRIO DA PREFEITURA DE PARNAÍBA ÀS- 18 HORAS.

*CONCERTO MUSICAL- "CONCERTOS PELO PIAUÍ RIO ABAIXO RIO ARRIBA" LOCAL : IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA GRAÇA- HORÁRIO : 19:30 H.

A CIDADE É O POVO !

Programa de Alimentação Escolar é voltado exclusivamente para alunos da Educação Básica


A oposição ao governo Mão Santa, que nunca elogia as realizações da administração municipal, continua criando factoides e procurando cabelo em ovo, como forma de sobreviver. A última polêmica que tentaram causar diz respeito à merenda escolar, que é um dos itens mais positivos da atual gestão, fator que em muito está contribuindo para a melhoria na qualidade do ensino e pela permanência do aluno em sala de aula.


Mentem ao afirmar que a secretária municipal de educação, Altair Marinho, proibiu professores das escolas municipais se alimentarem da merenda escolar e até mesmo de tomar um cafezinho. Desconhecem o que diz a lei: Hoje o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é voltado exclusivamente para alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). Em maio deste ano a Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados, rejeitou a proposta do deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES) “que estendia o direito à merenda escolar a todos os profissionais de educação da rede pública de ensino público (PL 457/15)”.

Atualmente o Ministério da Educação destina apenas e tão somente 0.3 centavos por aluno, para a merenda escolar. E a prefeitura, que faz o complemento, não tem medidos esforços para oferecer uma alimentação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino. Agora, caso algum professor necessite de alimentação no trabalho, não será permitido o desvio da escola.  Este professor deverá ir até à Secretaria de Educação e solicitar sua alimentação, justificando e comprovando sua necessidade.  Cada caso será analisado. O que não se pode é sacrificar o futuro das crianças e oferecer merenda sem qualidade, misturando os objetivos. A merenda também tem que ter organização e objetivos. É o que avalia a Secretária Altair Marinho, que disse nunca haver falado em proibição de lanche, “que eu considero que é um momento de confraternização”. Ela disse apenas que os professores têm seus salários e podem se alimentar, mas os alunos não. Alguns pais estão desempregados e a alimentação dos filhos é na escola e é importante pensar no mais vulnerável.

“Se algum professor solicitar a necessidade de alimentação, seu pedido será avaliado, sim, e casos de pedidos aceitos serão resolvidos com um fornecimento desta alimentação para este professor. E é lógico que em alguns casos podem ser exceção à regra, sim”.

“Nenhum professor que realmente precise da alimentação ficará sem alimentação. E cada caso será analisado separadamente, pois não  deve virar regra o que deveria ser exceção. Tem que se ter responsabilidade e planejamento. E não podemos tratar exceções como regra”, avaliam os responsáveis pela merenda escolar, destacando: “O que a secretaria de educação está fazendo é evitar desvios e excessos. A merenda escolar hoje é prioridade do município.  O foco e o objetivo é o aluno e não o professor”. 

Fonte: Prefeitura de Parnaíba 

Substituição de luminárias prossegue como atividade constante da Prefeitura de Parnaíba



Com a finalidade de atender todas as reclamações da população parnaibana,  no que se refere à recuperação da iluminação pública, a Prefeitura de Parnaíba, através do setor competente, vem somando esforços e atendendo todas as solicitações para a substituição de luminárias por toda a cidade.



Desde o inicio do ano a demanda foi grande. Como é do conhecimento público, vários bairros da cidade estavam quase que completamente às escuras, uma das deficiências deixadas pela gestão anterior.  Informações dão conta de que não havia nada em estoque no setor, e nenhum levantamento foi deixado, ou seja, todo o processo teve que ser iniciado do zero. Agora, várias equipes estão espalhadas por diversos bairros da cidade, durante todo o dia, realizando inúmeros atendimentos.

A sistemática funciona da seguinte forma: O consumidor deve ir ao centro administrativo (prefeitura), procurar a Secretaria de Infraestrutura, onde está localizado o setor de iluminação pública. Em seguida é aberto um processo de reclamação e gerado um protocolo. A  partir deste registro é repassado para a equipe se deslocar ao endereço onde a luminária está com defeito ou precisando de troca.

Para que o atendimento seja rápido, é necessário que haja um ponto de referência, ou que se identifique o número que está na placa do poste, caso tenha. Os últimos atendimentos ocorreram por vários logradouros como: Avenida São Sebastião, Bairro Piauí, Conjuntos habitacionais, Colina e Bairro Nova Parnaíba.

Comunicado de mais uma moto roubada

Resultado de imagem para moto roubada pop branca
 Imagem Ilustrativa 

À TODOS.


MEU POVO MAIS UMA NOTÍCIA DE ROUBO DE MOTO.
ONTEM(27/09/17) POR VOLTA DAS 20 HORAS NAS IMEDIAÇÕES DA PRAÇA SANTO ANTÔNIO  FOI ROUBADA UMA MOTO POP 100 CC DE COR BRANCA, PLACA PIQ6802 ANO 2016. O PROPRIETÁRIO É RAFAEL, AINDA ESTÁ PAGANDO A MOTO. QUEM PUDER AJUDAR EM SABER ONDE ESTÁ O PARADEIRO DESTA MOTO ENTRE EM CONTATO FONE: 99476-9068. PLACA PIQ6802 POP 100 DE COR BRANCA.
O RAPAZ PRECISA MUITO DESSA MOTO, SE DESLOCA DA ZONA RURAL DE PARNAIBA PARA O SEU SETOR DE TRABALHO NA CIDADE.

Torcedor do Flamengo em Parnaíba bem que pediu aos céus,mas não foi atendido

Após derrota para o Cruzeiro na decisão pela Copa do Brasil,torcedores do Flamengo foram ao estremo.
Alguns torcedores ficaram chateados ao perceber que o time não venceria a competição ,e começaram a abandonar as praças que estavam exibindo a partida. Outros torcedores do urubu resolveram apelar pra ajuda divina,o caso deste torcedor parnaibano. 
Com a camisa 007,ele se ajoelha em frente ao televisor,no momento das cobranças de penalidades. 
No tempo normal ninguém saiu do 0x0,nos pênaltis o Cruzeiro levou a melhor. 

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba terá novo comandante

Está marcado para próxima sexta-feira(29), a troca de comando do 2º Batalhão de Policia Militar (2ºBPM), sediado na cidade de Parnaíba. 
Assumirá o atual comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico(CIPTUR), Major Antonio Pacífico Neto. 
O atual comandante, tenente coronel Adriano de Lucena, retornará para comandar posto de policiamento na capital. 
No comando da Ciptur, assumirá o Major Danilo Palhano, que comandou o extinto Ronda Cidadão em Parnaíba. O militar também é condecorado por sua especialidade em operações especiais.
Luis Correia está de parabéns, a exemplo de Parnaíba. (Portal do Catita)

STF decide pelo ensino religioso confessional obrigatório nas escolas públicas do País

As escolas públicas são obrigadas a oferecer a disciplina facultativa aos estudantes do ensino fundamental.
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as escolas públicas de todo o Brasil deverão oferecer ensino religioso confessional aos alunos. Após meses de discussão, a decisão permite que o educador tenha a liberdade de promover suas crenças em uma aula de religião optativa aos estudantes.
As escolas públicas são obrigadas a oferecer a disciplina facultativa aos estudantes do ensino fundamental. A grande questão, porém, é a natureza deste ensino. Hoje, e com a decisão do STF, continua a critério da escola oferecer o ensino religioso confessional, com vinculação com religião, como católica, evangélica, entre outras, e não-confessional, sem vinculação direta com uma religião específica.
Na visão da maioria dos magistrados, o educador tem a liberdade de promover suas crenças em sala de aula, ou seja, lecionar como representante de uma religião.
Foram seis votos a favor do ensino confessional, e cinco contra. O voto de minerva, como previam, foi da presidente do STF, Cármen Lúcia.
Votaram pelo ensino não-confessional o ministro e relator Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio e Celso de Mello. A favor do ensino confessional, votaram a favor Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski e a presidente do STF, Cármen Lúcia.
Assim, o STF não aceitou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439, movida pela Procuradoria-Geral da União, que afirma que o ensino religioso em escolas públicas só pode ser de natureza não-confessional, ou seja, sem vinculação a uma religião específica, com proibição de admissão de professores na qualidade de representantes das confissões religiosas.
Antes de dar seu voto decisivo, Cármen Lúcia lembrou em seu discurso que não se discutia a possibilidade ou não de ter um ensino religioso e que a referência ao estado laico e separação entre estado e igreja não fez com a Constituição cuidasse da prestação da assistência religiosa e não proibisse a privação de direitos pela crença religiosa.

O debate do ensino religioso confessional

Como Carlos Roberto Jamil Cury, um dos maiores especialistas em legislação educacional do País, docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), disse ao HuffPost Brasil, o risco do ensino religioso confessional é de a sala de aula ser um lugar de recrutamento.
Este, inclusive, é o motivo pelo qual a ação foi proposta em 2010, pela então vice-procuradora Débora Duprat. Ela moveu a ação porque, ao seu entendimento, o ensino religioso atual aponta para a adoção do "ensino da religião católica", fato que afronta o princípio constitucional da laicidade.
"Isso, na prática, acaba acontecendo. Apesar de a lei não obrigar o ensino confessional, temos uma larga tradição católica de longo tempo, sobretudo no Império, quando o Brasil era uma colônia, quando se criou uma cultura católica muito profunda", explicou Cury em entrevista ao HuffPost Brasil na semana passada.
O professor se diz contra o ensino religioso confessional, apesar de expressar o respeito à religião no Brasil, nos templo, nas manifestações. Mas, em sua opinião, quando se é discutida no ambiente escolar, pode gerar um grande problema de representação e respeito às demais religiões, e até mesmo ao ateísmo e agnósticos.
A escola é um lugar que se deve aprender a respeitar o diferente. Há famílias ateias, agnósticas e de religiões africanas e quando se firma uma confissão religiosa, de alguma maneira, se cria uma distinção entre os alunos.
O ensino religioso confessional foi defendido por instituições religiosas. Em agosto deste ano, o advogado Fernando Neves, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), negou que o ensino religioso seja uma forma de recrutamento e afirmou que o poder público não pode impedir o cidadão de ter a opção de aprofundar os conceitos sobre sua fé.
"O ensino religioso não é catequese, não é proselitismo. É aprofundamento daquele que já escolheu aquela fé, por si ou por sua família. Os alunos são livres para frequentar", explicou.

Setembro Amarelo: Parceria SESA e Maurício de Nassau promove ação em defesa da vida

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), através da atenção básica do Município, em parceria com a Universidade Mauricio de Nassau, realizou na manhã desta quarta-feira (27), no Auditório da Escola Roland Jacob, uma ação de conscientização e prevenção do suicídio.
Alunos do curso de Psicologia, da Universidade Mauricio de Nassau, visitaram algumas turmas da Escola Roland Jacob, distribuindo panfletos e falando sobre alguns mitos e verdades a respeito do suicídio, um problema social que vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos. “Estamos realizando essa ação de prevenção do suicídio, mas, principalmente, da valorização da vida. Tanto a Nassau quanto a Secretaria de Saúde do Município têm a preocupação de abordar essa temática, que é uma temática delicada e que muitas vezes torna-se um tabu social“, destacou Khalina Assunção Bezerra, professora do curso de psicologia, da Universidade Mauricio de Nassau.
“O sofrimento é inerente aos seres humanos. A diferença é a forma como algumas pessoas encaram esses sofrimentos. O suicídio, que é o ato de tirar a própria vida, com certeza, não é a melhor opção de escolha. Nossa ação de hoje, junto com os alunos da Escola Roland Jacob, é debater a valorização da vida para que eles consigam entrar em contato com seus sofrimentos e demandas e consigam internalizá-los”, disse.
A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Saúde, vem realizando, ao longo do ano, muitas ações de cunho social e apoiando as iniciativas públicas e privadas com o intuito de melhorar cada vez mais a saúde e a qualidade de vida dos munícipes. “Essa é mais uma ação da Secretaria de Saúde do Município. Como nós estamos no “Setembro Amarelo” essa é uma ação onde a gente valoriza a vida, pois sabemos que muitos jovens e até mesmo adultos não conseguem ainda lidar com o problema da depressão, principalmente, dentro das Escolas e das Universidades. É importante evitarmos que pessoas cometam o suicídio e que se mutilem como aconteceu nos últimos dias em Parnaíba”, frisou Flávia Azevedo, coordenadora da atenção básica do município.
A Prefeitura de Parnaíba, junto com a Universidade Mauricio de Nassau e com a Universidade Federal do Piauí, disponibilizam estruturas completas para as pessoas que estejam passando por problemas psicológicos, nos seguintes endereços:

CAPS II – Com atendimento de 08h00 as 18h00 – Rua Paulo Airton G. Pacheco, 788 – Rodoviária;
Clínica-Escola / Faculdade Nassau – Rod. BR 343, Km 7,5 s/n – Bairro Floriópolis;
CES – Centro de Especialidade em Saúde – Praça Santo Antônio – Bairro Centro;
Clínica-Escola / UFPI – Av. São Sebastião

FONTE: SUPCOM

CRISE PROS FRACOS: Florentino contrata Mutual e Limpel por R$ 8,5 milhões

JÁ GANHARAM R$ 10,7 MILHÕES ESTE ANO SÓ NA SESAPI – Apesar do governador Wellington Dias não vê uma luz no fim do túnel para a situação financeira do Estado do Piauí e afirmar que faltam R$ 180 milhões para garantir o pagamento da folha de servidores públicos, o secretário de Saúde, Florentino Neto, firmou dois contratos de uma vez só para funcionários terceirizados (Agentes de portaria, Faxineiro, Recepcionista e outros).
Foram feitos novos contratos com as empresas Limpel Serviços Gerais Ltda no valor de R$ 4,24 milhões e com a empresa Mutual Serviço de Limpeza em Prédios e Domicílios Ltda no valor de R$ 4,3 milhões. As duas foram contratadas por mais 12 meses. A assinatura foi no dia 18 de agosto.
LIMPEL E MUTUAL JÁ RECEBERAM QUASE R$ 11 MILHÕES NA SESAPI – Somente este ano, as empresas já tiveram empenhados R$ 14 milhões na Secretaria Estadual de Saúde e já receberam R$ 10,7 milhões em pagamentos efetuados na SESAPI.
Em 2017, a Secretaria de Florentino Neto já pagou R$ 5,7 milhões para a Limpel e R$ 4,98 milhões para a empresa Mutual. As informações constam no Portal da Transparência do Piauí em consulta feita pelo blog Código do Poder.

#SetembroAmarelo Prevenção !

Resultado de imagem para prevenção suicidio

PREVENÇÃO:
Diversos fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio. O estigma e o tabu relacionados ao assunto são aspectos importantes. Durante séculos de nossa história, por razões religiosas, morais e culturais o suicídio foi considerado um grande "pecado", talvez o pior deles. Por esta razão, ainda temos medo e vergonha de falar abertamente sobre esse importante problema de saúde pública. Um tabu, arraigado em nossa cultura, por séculos, não desaparece sem o esforço de todos nós. Tal tabu, assim como a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto por parte dos profissionais de saúde e a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente condicionam barreiras para a prevenção. Lutar contra esse tabu é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida.

MITOS:
Erros e preconceitos vêm sendo historicamente repetidos, contribuindo para formação de um estigma em torno da doença mental e do comportamento suicida. O estigma resulta de um processo em que pessoas são levadas a se sentirem envergonhadas, excluídas e discriminadas. A tabela abaixo ilustra os mitos sobre o comportamento suicida. O conhecimento pode contribuir para a desconstrução deste estigma em torno do comportamento suicida.

FATORES E RISCOS DE PROTEÇÃO:

O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar o profissional de saúde a determinar clinicamente o risco e, a partir desta determinação, estabelecer estratégias para reduzi-lo. Os médicos ainda não podem prever exatamente quem irá se suicidar, mas podem tentar reduzir os riscos. O detalhado conhecimento dos fatores de risco pode auxiliar os médicos a delimitarem populações nas quais os eventos poderão ocorrer com maior frequência. Os dois principais fatores de risco são: tentativa prévia de suicídio e doença mental.

FONTE: ABEPS

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Trump: 'Estamos totalmente preparados' para solução militar contra Pyongyang

Presidente dos EUA Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que o país está "totalmente preparado" para tomar medidas militares contra a Coreia do Norte, caso a situação entre Washington e Pyongyang se deteriore ainda mais.
A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa conjunta de Trump e do primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, na Casa Branca, em Washington.
"Estamos totalmente preparados para a segunda opção, não uma opção preferida", disse Trump. "Mas se tomarmos essa opção, será devastador, posso dizer-lhe isso, devastador para a Coreia do Norte. Isto é chamado de opção militar. Se tivermos que fazer isso, nós faremos".
Detalhes a respeito de tais planos militares não foram revelados pelo presidente estadunidense.
A fala de Trump vem horas após os EUA imporem sanções contra oito bancos norte-coreanos e 26 executivos, como parte da campanha de pressão econômica contra o programa nuclear norte-coreano.
O anúncio de terça-feira agravou as sanções econômicas que as Nações Unidas impuseram unanimemente à Coreia do Norte, depois que realizou o mais recente teste de armas nucleares no início deste mês.
As novas sanções visam os norte-coreanos que trabalham como representantes dos bancos da Coreia do Norte na China, na Rússia, na Líbia e nos Emirados Árabes Unidos.
Todos os bens e interesses das empresas designadas e indivíduos nos EUA são bloqueados pelas sanções, efetivamente congelando-os de uma grande parte do sistema financeiro global.
Os EUA indicaram o Banco de Comércio Exterior da Coreia do Norte e o Banco Central da República Popular Democrática da Coreia como agências do governo norte-coreano.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro, que ultrapassou os programas de sanções dos EUA, disse que o Banco de Comércio Exterior realizou transações em nome do programa de desenvolvimento de armas da Coreia do Norte.

Disque-Denúncia já recebeu mais de 280 contatos sobre a Rocinha

Resultado de imagem para Favela da Rocinha
Até as 12h de hoje (26), 284 pessoas procuraram o Disque-Denúncia para apresentar informações sobre criminosos na comunidade da Rocinha, segundo a assessoria de imprensa da central de atendimento especializado não-governamental. As denúncias começaram a chegar em 16 de setembro, um dia antes do confronto entre grupos criminosos que causou uma série de tiroteios na comunidade.
Além do telefone fixo (21) 2253-1177 e do whatsapp (21) 98849-6099, a assessoria de imprensa do órgão divulgou que muitas denúncias chegaram também pelo aplicativo do Disque-Denúncia, disponível para os celulares Android, na Google Play.
Somente na manhã de hoje, 20 denúncias foram feitas. O dia em que o serviço recebeu mais contatos foi ontem, com 83 denúncias apenas sobre a Rocinha. 
No fim de semana, o Disque-Denúncia aumentou de R$ 30 mil para R$ 50 mil a recompensa por informações que levem à prisão do suspeito de chefiar o tráfico na região, o traficante Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157.
A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão temporária dele na última quinta-feira, e o traficante é considerado foragido.
Panfletos
Na manhã desta terça-feira, um helicóptero das forças de segurança lançou panfletos sobre a comunidade. O material de divulgação continha os números do Disque-Denúncia e um apelo para que os moradores denunciem.
"Ajude o Rio de Janeiro. Denuncie crimes e atividades suspeitas", diz um dos panfletos.
Fonte: Agência Brasil

Prefeito Mão Santa autoriza a ascensão de classe para 21 professores da rede municipal de ensino

 
O Prefeito de Parnaíba, Dr. Francisco de Assis de Moraes Souza “Mão Santa”, autorizou nesta segunda-feira (25), a ascensão de classe, para 21 professores da rede municipal de ensino. O processo de ascensão foi realizado dentro do tempo estipulado pela lei e de forma responsável.
 
 
A medida terá um impacto de R$ 13.218,35 na folha mensal de pagamento. A progressão na carreira do magistério municipal se dá através de tempo de serviço ou mudança do nível de escolaridade.
 
 
É prioridade para o governo Mão Santa, a valorização do profissional de educação da rede municipal de ensino em Parnaíba.

Obras de revitalização da Avenida Coronel Lucas prosseguem e a população agradece

A Secretaria Municipal de Infraestrutura prossegue executando seu calendário de obras, nos mais diversos pontos da cidade, seja na recuperação de obras que estavam abandonadas e/ou carecendo de manutenção, ou ainda com novos projetos que visam a melhoria do aspecto urbanístico da cidade.


Na manhã desta segunda-feira (25) ontem, portanto, foi recebida nova quantidade de material para o término da obra de revitalização dos canteiros centrais e passeios na Avenida Coronel Lucas Correia, no bairro Nova Parnaíba, que estavam carecendo de recuperação. Uma carreta trouxe grande quantidade de lajes, para substituição das que estão completamente destruídas.


“O serviço que está ocorrendo nos logradouros públicos da cidade é completo, para resolver o problema, não é remendo” – enfatiza a secretária de Infraestrutura, Maria da Graça Nunes Moraes Souza, que supervisiona todas as obras do município, na companhia de profissionais da sua pasta.

A população que reside próximo à igreja Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, agradece a iniciava da gestão municipal, pois o trabalho de recuperação já está bastante adiantado, e as pessoas aguardam a conclusão das obras e a respectiva inauguração por parte da prefeitura. “É um ganho muito grande que a cidade recebe no seu aspecto urbanístico”, comenta o vereador Antônio Diniz, um dos muitos que pediu a gestores passados que olhassem a possibilidade de fazerem o que está sendo feito hoje, na gestão do prefeito Mão Santa.

A prefeitura de Parnaíba está investindo na cidade com recursos próprios, devolvendo à população o dinheiro arrecadado com o IPTU e outros tributos, retornando para a população, através de obras, o que ao povo pertence.

Mão Santa recebe visita de “Mestre Bibi” – escultor da estátua de São Francisco em Canindé


Esteve no gabinete do Prefeito Mão Santa, na tarde desta segunda-feira (25), o mestre artesão “Bibi”, que esculpiu a estátua de São Francisco em Canindé (CE).


A estátua, que mede 31,25m, está entre uma das maiores do Brasil, ficando próxima, inclusive, da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.


Mão Santa elogiou o trabalho do mestre artesão e lhe convidou a participar de um estudo que está sendo realizado, através da Secretaria de Infraestrutura, para a construção de uma nova obra na cidade, que englobará a arte santeira.


Mestre Bibi, que atualmente está trabalhando em uma estátua de Nossa Senhora da Graça, para a cidade de Caxias (MA), é especialista em obras com altura superiores à 10 metros.


A cidade de Parnaíba não possui estátuas em logradouros públicos, à exceção da estátua do Coronel Simplício Dias da Silva, localizada na Prefeitura de Parnaíba, e a da mulher do pote, localizada na praça Constantino Correia, no centro de Parnaíba.

Fonte: Prefeitura de Parnaíba

Atenção moto roubada!


Postagem em destaque

Ultranet - A sua internet

  Ultranet a melhor internet com o melhor plano para você. confira  Instagram