sexta-feira, 23 de junho de 2017

“São João” nos bairros resgata a origem do bumba meu boi e das quadrilhas juninas antigas


Indo para a sua 23° noite de espetáculos do 17° Festival São João da Parnaíba, fica cada vez mais evidente o resgate da tradicional cultura junina na cidade, que foi marcada originalmente pela encenação do bumba meu boi, que com seus eternos personagens como a Catirina e o Folharal, encantaram várias gerações. Além da performance das novas quadrilhas e bumba meu boi que se modernizaram e hoje trazem para o público uma nova roupagem, mais moderna e com novos ingredientes, em cada arraiá também se apresentam grupos folclóricos das escolas e dos bairros.


Na noite de ontem (22), por exemplo, na Quadra do Ipase, no bairro Pindorama, se apresentaram tanto a profissional Quadrilha Mandacaru, da comunidade Labino e o Boi Brilho da Ilha, da Ilha Grande de Santa Isabel, como o boi de rua Sereno da Noite, do bairro Mutirão, com animação da Catirina e do Folharal. O grupo teatral Coletivo Cabaça, do Cojunto Joaz Souza, também abrilhantou a noite do público que lotou a quadra.


Além do resgate das raízes juninas, a descentralização dos folguedos estendida para todos os bairros da cidade tem possibilitado que as crianças, por meio das escolas municipais, vivenciem as belezas do folclore nordestino. No evento de ontem, a garotada da Escola Municipal Antônio Seligmann deu um show de interpretação. Abrilhantando a noite, as rainhas juninas Micaela e Thainar, representando os turnos manhã e tarde, desfilaram com trajes típicos. Em seguida teve apresentação de literatura de cordel, encenada pelos alunos do 7°, 8° e 9° ano do período da tarde. Logo depois alunas do 3°, 4° e 5° ano dançaram ao ritmo de carimbó e, fechando a performance dos estudantes, um grupo do turno da tarde apresentou um número de dança junina.


Se fizeram presentes nos folguedos o prefeito Mão Santa, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza, o superintendente de Cultura, Teófilo Lima, a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Fátima Silveira, a diretora do programa Mais Educação, Rosalina Viana, o vereador Bernardo Lima, o superintendente de Comunicação, Bernardo Silva, o secretário de Esportes, Maksuel Brandão, o secretário das Forças de Segurança e Articulação, Chagas Santos e o diretor operacional da Empresa Parnaibana de Serviços Públicos (Empa), Paulo Pinto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis