quarta-feira, 12 de abril de 2017

Com a contribuição da Prefeitura, Parnaíba vai ganhar em maio o 1º Laboratório de Saúde Pública do Piauí

De acordo com o diretor do Campus Ministro Reis Velloso, da UFPI, professor Alex Marinho, deverá ser em maio próximo a inauguração do Laboratório de Saúde Pública de Parnaíba, cujas instalações, na Praça da Graça, no prédio do antigo PAM, foram cedidas pela Prefeitura de Parnaíba, ainda na gestão passada. A prefeitura cuidou da limpeza e recuperação da estrutura física, enquanto a Universidade Federal do Piauí entrou com os equipamentos, num investimento superior a 01 (um) milhão de reais.


A informação foi dada durante reunião de secretários municipais com diretores do Banco do Nordeste, na sede da Associação Comercial.


“Estamos dependendo apenas da Eletrobrás, que nos pediu um projeto para poder religar a energia elétrica, que está cortada desde 2011. Já estivemos agora na Secretaria de Saúde e o que dependia de lá (da Prefeitura), tudo foi providenciado”, informou professor Alex Marinho.

Ele disse ainda que com a inauguração do laboratório, que será o 1º no Piauí, será possível fazer no local todos os exames de baixa e média complexidade; exames de hormônios e tecidos, para detectar células cancerosas e muito em breve também exames de DNA. “No nosso laboratório público existem equipamentos avançados, que não existem no Estado em nenhum da rede privada”, destacou o diretor.

Alex Marinho informou também que com a transferência do curso de medicina das instalações atuais para o local definitivo, no Campus Reis Velloso, o prédio da Avenida Capitão Claro será transformado num Centro de Especialidade em Saúde. “Tudo isso é também graças ao nosso curso de medicina, que não é um curso tradicional, é diferente. Vamos dar o retorno social através de ações na atenção básica no município. Depois de formado o estudante vai ficar mais um ano na atenção básica”, pontuou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...