sábado, 25 de fevereiro de 2017

Cuidados com a alimentação pra cair na folia!

Carnaval tá bem aí e você, que vem acompanhado nossas prévias, sabe que o ritmo é acelerado e que precisa estar com a alimentação ok pra aguentar o "embalo". A nutricionista Amanda Dourado (CRN-6 10181), do Grupo Doces & Salgados de Parnaíba, parceiro do Carnaval de Parnaíba 2017, dá ótimas dicas sobre alimentação e nutrição para você cair na folia despreocupado.

No período de carnaval devemos ter atenção redobrada com o que colocamos no prato. Muitas pessoas optam pelos carnavais de rua, e estas devem ter bastante cuidado com o que consomem antes de sair para a folia, bem como com os alimentos comercializados na rua. É importante ressaltar que durante a folia gastamos muita energia, e por isso precisamos estar bem alimentados para evitar um mal estar que pode estragar a festa.
O ideal é realizar uma alimentação completa, rica em vegetais e cereais integrais, além de boas fontes de gordura. Evitar preparações pesadas, também é uma boa alternativa nesse período de festa. Sendo assim, dê preferência às combinações mais leves. Os dias em que antecedem à festa se tornaram uma preocupação para muitos, principalmente o público feminino, que se importa com a silhueta e recorre às dietas restritivas (com baixas calorias). Vale frisar que o ideal é manter sempre uma boa alimentação que englobe todos os grupos alimentares, com vitaminas, fibras, carboidratos, lipídeos, proteínas e minerais. Assim, quando chegamos mais perto das festas, evitamos a restrições alimentares desnecessárias para perder aqueles 3kg que faltam para alcançar a meta. Devemos lembrar que nesse período de carnaval gastamos muita energia correndo atrás do trio e dos blocos de rua com suas bandinhas, e que o ideal é manter uma boa alimentação evitando assim, um possível mal estar por falta de energia.

Amanda Dourado, Nutricionista
A hidratação com água e sucos também é importante e não deve ser deixada de lado e nem substituída por bebidas alcoólicas. Durante a folia perdemos muita água pelo suor, por isso sempre que possível procure ingerir uma água de coco ou um isotônico, que vai repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor. Suco de frutas e chás também são boas opções para manter-se hidratado. Para aqueles que gostam de tomar uma cervejinha ou outras bebidas alcoólicas, não esquecer: tomar um copo de água entre uma dose e outra. O álcool desidrata, assim evitamos a famosa ressaca no dia seguinte. E se for beber, não esqueça de se alimentar. Nada de ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio.
Porém, se não seguiu nenhuma das dicas acima e acordou achando que o mundo está pesando sobre sua cabeça, nunca é tarde também para reparar os danos. Cuide para ter uma alimentação leve no dia seguinte e HIDRATE-SE! Se nesse mesmo dia você for retornar à folia, evite as bebidas alcoólicas, assim você evita sobrecarregar o seu fígado. Se o ideal em nosso dia a dia é se alimentar de 3 em 3 horas, no carnaval não é diferente. No intervalo entre as refeições procure dar preferência aos lanches mais saudáveis, como mix de oleaginosas (castanha-do-Brasil, amêndoas, castanha de caju), salada de frutas, frutas, açaí ou iogurtes, são algumas das opções. Junto às frutas, sucos, iogurtes e vitaminas é sempre válido enriquecer seu lanche com uma fonte de fibras, como granola, aveia em flocos, farinha de coco e farinha de linhaça.
Se vai se alimentar no circuito da folia*, CUIDADO! Observe sempre o ambiente onde o seu lanche é preparado. Deve-se evitar lugares onde é possível perceber que não há nenhum cuidado com a higiene. Também evite ingerir alimentos de origem duvidosa, principalmente lanches que contenham maionese em sua composição. E não esqueça de lavar as mãos antes de comer!
E então? Pronto para cair na folia? Não esqueça, as dicas dadas aqui não substituem a avaliação mais detalhada de um profissional. Se possível, procure um nutricionista que irá lhe avaliar e estabelecer um plano alimentar de acordo com suas necessidades.
Bom Carnaval!

*A Superintendência de Cultura realizou cadastro, inscrição e treinamento de Boas práticas em manipulação de alimentos, mediante a Vigilância Sanitária, com os ambulantes que irão comercializar itens alimentícios no circuito do Carnaval. Veja mais no link:
 http://www.culturaparnaiba.com.br/2017/02/vigilancia-sanitaria-realiza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis