quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Zé Filho discute saúde e educação em ministérios em Brasília

Representando o Governo do Estado, o vice governador Zé Filho cumpriu agenda em Brasília, nesta terça-feira (12), onde participou de audiências nos Ministérios da Saúde e Ministério da Educação.
No Ministro da Saúde, o vice governador acompanhado do prefeito de Teresina Firmino Filho, discutiram com a secretaria de atenção a saúde, Cleusa Bernado sobre o atendimento de emergência em Teresina e ainda sobre a atuação do Sistema Único de Saúde - SUS.
Para o vice governador, o Governo Federal precisa fazer a compensação de recursos para a Prefeitura de Teresina por atender hoje muitos pacientes de outros Estados. “Hoje o Hospital de Urgências de Teresina atente pacientes vindos do Maranhão, Pará, Tocantins e não recebe o repasse do Estado de origem do paciente. Os gastos com esses pacientes podem ser utilizados para aumentar a capacidade de atendimento de pacientes de Teresina e do interior do Estado, se o Ministério da Saúde fizer a compensação devida ao Piauí”, defende.
Durante a audiência com o Ministro da Educação Aluízio Mercadante, foi discutido a instalação de novas sedes da Universidade Federal do Piauí nos municípios de Oeiras e Esperantina. A bancada de deputados ficou dividida em defesa das suas regiões.
O Ministro Aloizio Mercadante disse que o Nordeste brasileiro cresceu muito na expansão das Universidades Federais e o Piauí é um destaque na região. “Estamos aqui com praticamente toda a bancada piauiense que solicitam a criação de dois novos campus, nos municípios de Esperantina e Oeiras, a nossa técnica vai analisar tecnicamente e financeiramente a implantação desses novos campus. A bancada se comprometeu de apoiar com emendas e  seguramente os dois campus iram acontecer”, garante.
O ministro falou ainda do crescimento educacional que o Piauí teve. “O Piauí é umas das prioridades do país, é um Estado que avançou muito em termos de educação, teve um grande apoio do Governo Federal e vai continuar tendo. Nós queremos fortalecer cada vez mais a Universidade Federal do Piauí”, afirmou o ministro.
Participaram da reunião o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho, os deputados estaduais Mauro Tapety e Helio Isaias, os deputados federais Mallos Sampaio, Jesus Rodrigues, Marcelo Castro e Paes Landim, o senador João Vicente, o prefeito de Esperantina Lourival Bezerra e o reitor da UFPI, José Arimateia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis