domingo, 30 de dezembro de 2012

Nova York prende menos e tem menos crimes. Brasil prende mais e...


Imagem: arquivo Google
De acordo com o prefeito Michael Bloomberg, nos últimos dez anos o total de encarceramento em Nova York caiu 32%. Nos mesmos dez anos, o aumento da população carcerária nos EUA foi de 5%. Os crimes graves, na cidade de Nova York, também baixaram 32%. Em 2011, NY contava com a taxa de 474 presos para cada 100 mil habitantes. A média norte-americana, no mesmo ano, era de 650 presos para cada 100 mil. Quais são as razões da equação menos presos e menos crimes? O prefeito responde: “as táticas efetivas da polícia para prevenir o crime e a expansão dos programas sociais em matéria de justiça”. Prevenção situacional, local, policial mais prevenção social. Simples assim! “Algumas pessoas dizem que a única maneira de frenar o crime é o encarceramento massivo. Provamos que isso não é certo: a exitosa prevenção do crime e o freio aos ciclos da atividade criminosa podem salvar milhares de pessoas de iriam para a cadeia” (disse Bloomberg). Fonte: http://blogs.infobae.com/te-muestro-nyc/2012/12/20/cada-vez-menos-presos-en-ny/
No Brasil, o que estamos fazendo? Acelerando nossa fábrica de encarceramento massivo. Continuamos fechando escolas e abrindo presídios. De acordo com os últimos dados do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), fechamos o primeiro semestre de 2012 com o total de 549.577 presos, o que significa um acréscimo de 34.995 detentos em relação a dezembro de 2011.
De acordo com os levantamentos realizados pelo institutoaavantebrasil.com.br, em apenas seis meses (dez./11 – jun./12), a população carcerária brasileira cresceu 6,8%, percentual este que representou o incremento carcerário de todo um ano, quando olhamos para 2007 e 2008, por exemplo. Isso sugere que podemos fechar o ano de 2012 com um aumento total de 14%, maior taxa desde 2004.
O crescimento no número de presos no Brasil é espantoso. Na última década (2003/2012), houve um aumento de 78% no montante de encarcerados do país, contra 5% nos EUA (tidos como o mais encarcerador país do mundo). Se considerados os últimos 23 anos (1990/2012), o crescimento chega a 511%, sendo que no mesmo período toda a população nacional aumentou apenas 30%. Nenhum país do mundo, fora das guerras, teve tanto incremento carcerário.
Apesar de tantas prisões, a criminalidade não está diminuindo (o Brasil hoje é o 20º país que mais mata no mundo) nem tampouco a sensação de pânico e de insegurança. Em 1980 tínhamos 11,7 mortes para cada 100 mil habitantes, contra 27,3 em 2010.
Por outro lado, tantos aprisionamentos também não têm evitado a reincidência nem tornado os encarcerados pessoas melhores, tendo em vista as condições indignas e desumanas de sobrevivência nas unidades prisionais. Diante desse cenário, surgem as indagações: o que fundamenta e para onde está nos levando todo esse encarceramento massivo, sobretudo de gente que não cometeu crime violento? Por que não copiarmos as boas políticas, como a de Nova York?
Com razão dizia o criminólogo norteamericano Jeffery: “mais leis, mais penas, mais policiais, mais juízes, mais prisões, significa mais presos, porém não necessariamente menos delitos. A eficaz prevenção do crime não depende tanto da maior efetividade do controle social formal (mais prisões), senão da melhor integração ou sincronização do controle social formal (polícia, justiça, penitenciárias) com o informal (família, escola, fábricas, religião etc.)” (veja García-Pablos e Gomes, Criminologia, 2010, p. 344). O Brasil é um exemplo de encarceramento massivo que não diminuiu a criminalidade nem a sensação de insegurança da população. Somos o outro lado da moeda novayorkina.
proparnaiba 

Vídeo novo: As 5 maiores mentiras da humanidade

PARNAÍBA: Policia encontra carro abandonado ao lado do restaurante Mirante


 Policiais militares do Grupo Reservado da PM encontraram na tarde de ontem, 29/12, um veículo VW Gol, que estava abandonado ao lado do restaurante Mirante localizado no cruzamento da Avenida São Sebastião com a Pinheiro Machado.

As chaves do automóvel estavam embaixo do tapete e o veículo foi apreendido e encaminhado a central de flagrantes.
Uma consulta no sistema de identificação, ficou constatado que a placa do veiculo pertence a um Ford corcel, e as placas originais são procedentes de São Luis-MA.

A policia acredita que o carro foi usado na fuga pelos assassinos de Claudivan Lopes, o João 23, fato ocorrido no início da tarde de ontem.
Portal do Catita.

Uma imagem vale mais que palavras.

Ultrapassagem ilegal termina em acidente entre motos


Na manhã deste sábado (29) uma ultrapassagem ilegal causou mais um acidente entre motocicletas. Duas motos Honda 150cc seguiam na Av. Dr. João Silva filho sentido Conj. Betânia, quando uma das motos reduziu a velocidade para dobrar, a moto que seguia logo atrás estava tentando ultrapassar pela direita (o que é ilegal) e acabou causando o acidente.

Com a colisão uma senhora identificada por Antônia teve que ser socorrida pelo SAMU com algumas escoriações.Uma viatura do Honda Cidadão ajudou a controlar o trânsito intenso do local enquanto o PPtran realizava os procedimentos legais. O infrator Relri Machado dos Santos de 23 anos foi conduzido até a central de flagrantes, pois o mesmo não possui Carteira de Habilitação.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

SUS terá 11 novas terapias para câncer


O Ministério da Saúde lançou um pacote de medidas para remodelar o tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A lista de procedimentos foi atualizada, com a inclusão de 11 terapias, readequação de 20 e exclusão de 9, consideradas obsoletas. Além da revisão dos procedimentos, o ministério criou uma gratificação para incentivar hospitais a fazer mais cirurgias.

"O País dispõe de centros com capacidade para aumentar o número de atendimentos com a infraestrutura existente", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O incentivo será dado para hospitais classificados com porte A e B, que realizam, respectivamente, mais de 1,6 mil cirurgias para tratamento de pacientes com câncer por ano.

Aqueles que superarem a meta receberão um acréscimo de 20% nos valores pagos pelos procedimentos. "A ideia é que centros ganhem em escala. Muitos podem perfeitamente trabalhar em três turnos, realizando, por exemplo, cirurgias ou quimioterapia à noite para pacientes internados", completou Padilha.

A estratégia começou a ser estudada no início do ano por uma equipe do ministério, integrantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. "O objetivo é reduzir ao máximo a espera para o início do tratamento de câncer", disse o ministro.

Além de aproveitar a capacidade já instalada dos centros, Padilha disse ser necessária a criação de pontos de atendimento em áreas onde hoje a oferta ainda é deficiente. "Precisamos reduzir as desigualdades. Para criação de novos serviços, é preciso também garantir profissionais."

O ministro conta que a partir de 2013 uma nova dinâmica para discussão do atendimento de pacientes com câncer será adotada. A ideia é fazer reuniões periódicas com direção de hospitais e representantes de Estados e municípios onde serviços funcionam para avaliar as necessidades, criar estímulos e, se necessário, reorganizar o atendimento.

Fragilidades
O grupo formado no início do ano identificou duas fragilidades no atendimento: a oferta de serviços de radioterapia e cirurgias. Numa primeira etapa, o governo anunciou a expansão dos centros de radioterapia. A meta é ter, até 2014, 80 centros de atendimento. Além dos serviços públicos, o governo autorizou a realização de tratamentos radioterápicos em serviços especializados particulares conveniados com o SUS.

"Novos centros foram credenciados, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste", disse o ministro. A meta agora é melhorar a oferta de cirurgias. "Além da incorporação de novas técnicas, decidimos reajustar as tabelas." Entre as novas cirurgias, cinco são de cabeça e pescoço. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

IG

"ABBA Gold" é o álbum mais vendido de todos os tempos na Inglaterra


A coletânea "ABBA Gold" lançada em 1992 se tornou oficialmente o álbum mais vendido de todos os tempos na Grã-Bretanha. A compilação que traz hits como Dancing Queen e Mamma Mia, voltou a ultrapassar o recente "21" de Adele que ficou no posto por alguns meses com suas impressionantes 3,5 milhões de cópias. "Wht's The Story Morning Glory" do Oasis agora está na terceira posição com suas 3,4 milhões de cópias.

"ABBA Gold" foi o CD que ajudou a dar credibilidade para os suecos que apesar de terem vendido muito nos anos 70 sempre foi vítima de escárnio da crítica e dos fãs de "música séria".

Reprodução: facebook.com/abbaomnibus
ABBA
O álbum foi fundamental para que esse julgamento mudasse, ainda que isso só tenha acontecido dez anos depois do fim do quarteto. O disco revelou o talento dos compositores Benny Andersson e Björn Ulvaeus em criar intricadas composições que de simples só tinham a aparência.

Desde então o sucesso do grupo só aumentou. O musical "Mamma Mia" se tornou um dos mais lucrativos de todos os tempos, mais e mais bandas e artistas se revelaram influenciados por eles e até no "Rock 'n' Roll Hall Of Fame" eles entraram - para desespero dos roqueiros mais radicais.

Confira o álbum ABBA Gold com os grandes sucessos do ABBA aqui no Vagalume!


sábado, 29 de dezembro de 2012

Seleção Piauiense de Badminton encerra 2012 como 1ª Equipe Júnior do país


Muito trabalho foi feito em 2012 e muitos resultados históricos foram conquistados pela Seleção Piauiense de Badminton. Os atletas da Federação de Badminton Piauiense (Febapi), com apoio da Construtora Sucesso, alcançaram a condição de levarem o time piauiense a ser a primeira equipe júnior do país.

E esse novo pódio não veio por reconhecimento e sim por merecimento. Desde os primeiros meses deste ano, a Seleção Piauiense de Badminton já mostrava que muitos bons resultados seriam obtidos. O primeiro deles foi o ouro inédito de Fabrício Farias na modalidade simples masculina conquistada no Campeonato Pan Americano Júnior, realizado no primeiro semestre, no Canadá. O resultado rendeu ao atleta da Febapi, além do bicampeonato na competição, uma homenagem como revelação, oferecida pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

No segundo semestre do ano vieram mais conquistas. Nas Olimpíadas Escolares, etapa 12 a 14 anos, a delegação piauiense, composta por atletas da Febapi superou o resultado de 2011, e esteve em todos os pódios da competição, e trouxe para o Estado três medalhas de ouro e duas de prata.

Nas últimas competições do ano, os atletas da Febapi conquistaram muito mais medalhas. Na última etapa Nacional, realizada em Porto Alegre (RS) foram 25. E no Campeonato Sul Americano disputado em Lima, no Peru, no mês de novembro foram mais 10 medalhas de ouro, somente de piauienses.

Além desses pódios, os atletas da base da Febapi ainda conquistaram a liderança no Ranking da CBBd. Os nomes que marcaram os pódios do Brasil, da América do Sul e das Américas foram Sânia Lima, Juliana Viana, Sâmia Lima, Fabrício Faria, Thainara Borges, Walesson Vinícius, Lucas Alves e Gabriele Cavalcante.

A treinadora destas promessas do esporte que mais cresce no Piauí, Norma Rodrigues, que este ano também voou mais alto juntamente com os atletas da Febapi, ao comandar a Seleção Brasileira Feminina, conta como ela avalia os resultados deste ano. “2012 foi um ano ímpar no badminton piauiense. Terminamos o ano com a maioria dos nossos atletas sendo os primeiros nas suas categorias no Ranking do Brasil. Queríamos ser a primeira equipe do Brasil de badminton júnior e com muito suor conseguimos, e no âmbito internacional o Piauí representou muito bem o Brasil nas competições que disputou” – conta Norma Rodrigues.

“Sabemos que essas conquistas além de nos encher de orgulho, também nos traz mais responsabilidades e mais desafios para 2013. Precisamos traçar estratégias para nos mantermos no topo e isso sem dúvida é nosso maior desafio. Mas acredito que estamos no caminho certo, nosso time é forte, somos unidos e todos, desde os dirigentes, Construtora Sucesso, passando pelos pais, comissão técnica e claro, os atletas estão juntos nesse objetivo que é fazer do Piauí uma potencia do badminton não sou em nível nacional, mas mundial” – Finaliza a treinadora da Seleção Piauiense de Badminton.

| Com informações da Febap

Ator usa colírio para chorar em show do Rei


Depois que o “Fantástico” mostrou os bastidores do especial de fim de ano de Roberto Carlos, não há dúvidas de que Rodrigo Lombardi chorou, e muito. O ator apareceu diversas vezes no vídeo com o rosto cheio de lágrimas e os olhos vermelhos. No entanto, um vídeo que caiu na internet mostra supostamente o galã de “Salve Jorge” aplicando o que seria um colírio para fingir a emoção.


O produto teria sido utilizado minutos antes de a câmera flagrá-lo “chorando” durante o hit 'Esse Cara Sou Eu', tema de seu personagem, Théo, com Morena no folhetim de Gloria Perez. O programa foi exibido na TV Globo no dia 25 de dezembro.


Você pode conferir a ação no vídeo acima, durante o minuto 1:23, e verificar se, de fato, é o ator quem aplica o produto nos olhos.

Fonte: MSN

Vereador André Neves diz que não será candidato a prefeito na próxima eleição



VÍDEO:


Durante evento,realizando neste último dia 26,no bairro do Carmo o vereador André Neves,eleito pelo PMDB,reafirma que não será candidato a prefeito na próxima eleição municipal.
O vereador eleito disse que vai trabalhar como vereador até o fim de seu mandato.

Rihanna é flagrada nua em quarto de hotel


Rihanna foi flagrada nua, enquanto se trocava no quarto do hotel onde estava hospedada em Barbados, país onde nasceu, durante a semana do Natal. O site "Hot Celebs" publicou as imagens da cantora, originalmente postadas em um fórum de pornografia, enquanto ela colocava um biquíni com a janela completamente aberta.


Em algumas imagens, Rihanna aparece já de biquíni e fumando um cigarrinho suspeito. Recentemente, a cantora discutiu com uma seguidora do Instagram, que a criticou por posar também fumando um cigarro suspeito. "E ela vai acabar como a Whitney se ela continuar se drogando como faz agora", escreveu a menina, que logo obteve uma resposta bem atravessada e com direito a xingamento. "É. Whitney morreu de overdose por fumar um baseado. Some daqui, sua vadia fraca", rebateu. 


Fonte: Quem

Prodart iniciou feira de artesanato do litoral na quinta-feira



Feira de artesanato do Prodart em Luiz Correia (Foto:Thiago Amaral)











A Orla de Atalaia é palco tradicional da festa de virada de ano no Piauí. Por esse motivo, vários órgãos do Governo do Estado estão trabalhando no local nesse período, incluindo o Programa de Artesanato Piauiense (Prodart), que iniciou a exposição e comercialização de peças artesanais na quinta-feira (27). O Art Praia, que ficará na Orla de Atalaia, prossegue até o dia 7 de janeiro.
“Vamos fechar o ano com essa exposição na Orla de Atalaia, em Luís Correia, algo belíssimo para os visitantes, buscando superar o ano passado. Além da exposição, haverá várias oficinas, incluindo uma com materiais recicláveis. Ano passado tivemos apenas uma oficina. O Prodart trabalha incansavelmente na organização dessas feiras, pois são esses eventos que realmente divulgam nossos produtos”.
Ao longo desses dias haverá oficinas de pintura em tecido, pintura em tela, bijuterias e a novidade deste ano: a oficina de reciclagem, em parceria com o Projeto de Educação Ambiental da Sustentare. A meta é transformar o lixo domiciliar em algo que possa ser utilitário ou decorativo, dando aos participantes uma alternativa de geração de renda.
A programação do Reveillon no Litoral inclui ações de órgãos como: Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Departamento de Trânsito do Piauí (Detran), Coordenadoria da Juventude (Cojuv), Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Secretaria de Saúde (Sesapi), Agespisa, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, todos coordenados pela Secretaria de Turismo (Setur).
Para garantir a segurança para os visitantes do litoral piauiense nesse período, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deslocaram mais de 150 homens de Teresina para a região. Os Bombeiros também fazem a vistoria e fiscalização nos jet-skis, lanchas e quadrículos que estiverem circulando nas praias piauienses.
A programação cultural da virada contará um trio elétrico, shows do Forró Toda Boa Axé, Forró Me Namora Elétrico e a bateria da Escola de Samba Ziriguidum, além dos DJs Júnior Andrade, Naldo Morais, Brytho e Byron.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

VÍDEO: Motoqueiro se envolve em acidente na avenida Princesa Isabel

  
  Nesta quarta-feira dia 26,aconteceu um acidente envolvendo uma motocicleta e pedestres na avenida Princesa Isabel,nas imediações do balão da guarita.
O local é tipico para acidente,o fato ocorreu ás 15 horas,o motoqueiro não teve nome revelado e o ciclista, acompanhe o vídeo do motoqueiro caído ainda com o capacete,teve o braço fraturado e ainda um corte na cabeça.(vídeo de um popular)

Pedestre teve fratura na perna esquerda

Por: Wagner Roberto

Litoral começa a receber turistas para feriado do ano novo


Imagem: Divulgação
A 5ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Parnaíba registra um considerável aumento no fluxo de veículos na BR-343, em direção às praias do litoral piauiense.
Cerca de 25 mil carros devem deixar a capital Teresina nos próximos dias por conta do feriado de ano novo. A expectativa é que os turistas comecem a chegar já no final de semana.
A PRF montou uma operação especial de patrulhamento, sobretudo com foco na fiscalização da nova Lei Seca e visando a redução no número de acidentes de trânsito.
Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

Loira que diz ter caso com sertanejo Eduardo Costa estaria grávida


Imagem: ReproduçãoAdriana Sant: grávida e com vínculo eterno?(Imagem:Reprodução)Adriana Sant: grávida e com vínculo eterno?
Pelo visto a história que envolve o sertanejo Eduardo Costa, Helen Ganzarolli e a bailarina Adriana Sant ainda vai render. Esta semana, o jornal carioca "O Dia" publicou que a assistente de palco teria terminado o romance com o cantor depois de descobrir mensagens românticas  de Eduardo para outras mulheres.

Uma segunda versão diz que na verdade Helen teria terminado ao descobrir que Adriana Sant - a bailarina que veio a público dizer que mantinha um caso com o sertanejo há sete meses -, estava grávida.

Na madrugada desta sexta-feira, 28, a loira postou em uma rede social imagens que seriam de uma ultrassonografia sua e que comprovariam seu estado gestacional. Em uma delas, Adriana ainda escreveu na legenda: "Vínculo eterno com Eduardo Costa". Será?

Imagem: ReproduçãoExame Adriana Sant, bailarina que teria envolvimento com Eduardo Costa: grávida (Imagem:Reprodução)Exame Adriana Sant, bailarina que teria envolvimento com Eduardo Costa: grávida

Fonte: Ego

Atividades culturais e shows marcam o réveillon no litoral


Orla de Atalaia - Luis Correia (Foto:Régis Falcão)














A passagem do ano é uma data bastante esperada por todos os brasileiros. Pensando nisso, o Governo do Estado preparou a tradicional programação de réveillon no litoral, que este ano inclui a realização de shows musicais e atividades culturais, a exemplo da feira de artesanato e oficinas de pintura e reciclagem na Orla da praia de Atalaia.
No dia da virada, a noite dos visitantes e turistas será animada pelo som das bandas Forró Minamora, Banda Toda Boa e Bateria da Escola de Samba Ziriguidum, tocando no Trio Elétrico que percorrerá a avenida que corta a Orla de Atalaia. Além das bandas, as tendas eletrônicas instaladas na praia serão comandadas pelos DJs Márcio Brito, Júnior Andrade, Naldo Moraes e Byron.
A Art Praia, tradicional feira de artesanato que expõe e comercializa peças produzidas pelos artesãos piauienses também será uma das opções para os visitantes. As peças estarão expostas a partir desta quinta-feira (27), e seguem no local até o dia 7 de janeiro. Ao longo desses dias haverá oficinas de pintura em tecido, pintura em tela, bijuterias e a novidade deste ano: a oficina de reciclagem, em parceria com o Projeto de Educação Ambiental da Sustentare. A meta é transformar o lixo domiciliar em algo que possa ser utilitário ou decorativo, dando aos participantes uma alternativa de geração de renda.
Para a realização do evento, bem como para garantir mais conforto e comodidade aos visitantes e turistas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com outros órgãos do Governo, realizou nos últimos dias várias ações de limpeza e manutenção das instalações da Orla de Atalaia. Dentre elas estão: aumento do contingente de funcionários de limpeza, manutenção, reparos e troca de equipamentos dos Quiosques e Praças de Eventos, manutenção da Iluminação do Canteiro Central, troca e/ou manutenção de 22 refletores para iluminação da beira mar e a ocupação de quiosques vazios por microempreendedores.
Além de ações de caráter emergencial, o Governo do Estado está realizando processo de licitação para a compra de 50 lixeiras, que serão colocadas ao longo da Orla de Atalaia ainda no início de 2013. A coleta de resíduos sólidos em toda a sede do município de Luís Correia também será realizada a partir desta quinta-feira (27) até o dia 2 de janeiro

MEC divulga a nota do Enem 2012



s
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. As notas já podem ser consultadas no site do Enem. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema.
Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem 2012 em todo o país. No ano passado, mais de um milhão de candidatos usaram a nota para concorrer a uma vaga noSistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai oferecer, em 2013, 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início no dia 7 de janeiro.

Alguns candidatos tiveram acesso antecipado à nota do Enem na tarde da quinta-feira (27). Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, durante uma janela de entre 20 e 30 minutos, o sistema ficou aberto à consulta individual enquanto os técnicos do MEC faziam o processo de homologação do sistema. De acordo com a assessoria, "alguns alunos", com seu número de inscrição e senha, conseguiram ver apenas a sua nota da prova de redação.
Também foi divulgado o guia do participante, um manual que vai ajudar o candidato a entender a nota obtida no exame.

Um internauta relatou ao VC no G1 que, ao inserir seus dados pessoais e senha nos campos específicos no site de resultados do Enem, conseguiu ter acesso à sua nota na prova de redação por volta das 14h30 desta quinta. O estudante de 18 anos de Fortaleza afirmou ao G1que um colega de classe de sua irmã avisou aos amigos pelo Facebook que havia conseguido acessar sua nota da redação pelo site.

Isso ocorreu, de acordo com o ministério, enquanto as notas da edição de 2012 eram carregadas no sistema.
Sisu
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 o estudante que tenha participado da edição do Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002.
O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o estudante deverá especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno.
VEJA O CALENDÁRIO DO SISU 2013
28 de dezembro de 2012
Divulgação das notas individuais do Enem 2012
7 a 11 de janeiro de 2013
Período de inscrições do Sisu
14 de janeiro de 2013
Primeira chamada do Sisu
18, 21 e 22 de janeiro de 2013
Matrícula da primeira chamada do Sisu
28 de janeiro de 2013
Segunda chamada do Sisu
1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013
Matrícula da segunda chamada do Sisu
 Lei das cotas
O candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada "Lei das cotas". Pela lei, as instituições federais de ensino superior devem reservar pelo menos 12,5% das vagas de cada curso e turno para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Deste percentual, metade das vagas é para estudantes com renda família de até 1,5 salário mínimo. E ainda há um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
É importante observada a regulamentação em vigor; às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

O Sisu disponibilizará a nota de corte para cada instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas. Não haverá cobrança de taxa de inscrição às vagas ofertadas pelo Sisu.
O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 será constituído de duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será em 14 de janeiro de 2013, e a segunda, em 28 de janeiro de 2013.
O estudante poderá consultar o resultado das chamadas no site do Sisu na internet e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição. No caso de notas idênticas, o desempate entre os estudantes será efetuado em observância à seguinte ordem de critérios: nota obtida na redação; nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias; nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias; nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.
As matrículas nas instituições participantes do Sisu serão nos dias 18, 21 e 22 de janeiro de 2013 no caso da primeira chamada, e dias 1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013 para a segunda chamada.

O lançamento da ocupação das vagas no sisu pelas instituições participantes será de 18 a 25 de janeiro no caso da primeira chamada e de 1º a 8 de fevereiro para a segunda chamada.
Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio do portal do Sisu do dia 28 de janeiro a 8 de fevereiro de 2013. O estudante somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.

O Sisu é o sistema do MEC pelo qual estudantes que fizeram o Enem podem concorrer a vagas em dezenas de instituições públicas de ensino superior. De acordo com o MEC, mais de 90% das vagas nas universidades federais para 2013 serão ofertadas por meio dele. Todo o processo, com exceção da matrícula dos candidatos selecionados, é feito exclusivamente pela internet.

As instituições públicas de ensino superior, que participam do Sisu, ofertam vagas em seus cursos duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, aos candidatos mais bem classificados no Enem

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Playboy divulga foto do ensaio de Catarina Migliorini, a virgem do leilão


  

 Depois da “Playboy” mostrar a capa da sua edição de janeiro – estampada por Catarina Migliorini, mais conhecida como a mulher que leiloou a própria virgindade – a revista divulgou uma foto do ensaio feito pela catarinense. Confira.
Fonte: EGO

Câmara informa programação para posse dos eleitos em Parnaíba



A Câmara Municipal de Parnaíba convida a todos para participarem das solenidades de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para o mandato de 2013 a 2016, a realizar-se no dia 01 de janeiro do ano que se inicia, conforme a seguinte programação:

16h – Posse dos eleitos e eleição da Mesa Diretora
Local: Plenário da Câmara Municipal de Parnaíba – Praça da Graça
19h – Celebração Eucarística
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça
20h – Posse do prefeito e vice-prefeito
Local: Auditório da Associação Comercial de Parnaíba – Porto das Barcas
21h30 – Transmissão do cargo de prefeito
Local: Prefeitura Municipal de Parnaíba/Gabinete do Prefeito.

Legislatura 2013/2016
Antônio Gerivaldo Carneiro Benício
André Silva Neves – vereador;
Antônio Alves Cardoso
Antônio Fortes Diniz – vereador;
Bernardo Claraval Nascimento Rocha
Carlos Alberto Santos e Sousa – vereador;
Carlson Augusto Cornélio Pessoa
Francisca das Chagas Castelo Branco Neta – vereador;
Francisco Astrogildo Fernandes Lima
Gustavo Costa e Silva – vereador;
João Câncio Rodrigues Neto
José Geraldo Alencar Filho – vereador;
Marcos Menezes Cruz
Maria de Fátima Carmino Pereira – vereador;
Renato Bittencourt dos Santos
Ricardo de Lima Veras – vereador;
Ronaldo da Silva Prado – vereador;

Florentino Alves Veras Neto – Prefeito;
Francisco das Chagas Oliveira Fontenele – Vice-prefeito

Ascom CMP

Postagem em destaque

Ultranet - A sua internet

  Ultranet a melhor internet com o melhor plano para você. confira  Instagram