segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Integrantes do projeto Rondon são recebidos pelo governador Wilson Martins

Estudantes e professores integrantes do Projeto Rondon já estão espalhados por 20 municípios do Piauí. Até o dia 30 de janeiro, 400 rondonistas, oriundos de diferentes instituições de ensino superior do país, realizarão ações visando ao desenvolvimento sustentável de comunidades no interior do estado.
Os participantes do projeto foram recepcionados pelo governador Wilson Martins, em solenidade de abertura realizada na manhã desde domingo (16), no auditório do Tribunal de Justiça.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos e municípios, e envolve a participação voluntária de universitários de diferentes áreas do conhecimento.
Divididos em equipes, eles passarão as próximas duas semanas convivendo com a população das cidades contempladas, colocando em prática projetos nas áreas de meio ambiente, cultura, direitos humanos, comunicação, saúde, educação, trabalho e cidadania.

No Piauí, esta edição do projeto ganhou o nome de Oper
ação Zabelê. Durante o mês de janeiro, os estados do Pará, T
ocantins, Sergipe e Rio Grande do Norte também receberão a visita dos rondonistas. “Esta é a maior operação já realizada na história do Projeto Rondon. Ao todo, são 1.600 rondonistas, distribuídos por 80 municípios, em quatro estados do país”, explicou o Almirante Saboya, representante do Ministério da Defesa.


Teoria e Prática


Ainda na solenidade de abertura, a rondonista Daniela Lobato já estava empolgada para iniciar o trabalho no município de Ipiranga, no sul do Piauí. Hoje professora em Brasília, ela também participou do Projeto Rondon como estudante, em 2009. “O melhor do projeto é conseguir aplicar a teoria da sala de aula à prática, além da possibilidade de conhecermos uma nova cultura”, explicou.
Em Ipiranga, a equipe de estudantes coordenada pela professora Daniela desenvolverá atividades nas áreas de educação, psicologia, direito e serviço social. “Vamos buscar um diálogo com a comunidade e promover palestras sobre saúde da mulher, direito do idoso, educação sexual, dentre outros vários temas. Nossa idéia é capacitar um grupo de multiplicadores, que podem dar continuidade aos projetos depois que sairmos da cidade”, esclareceu.Segundo o coordenador do Projeto Rondon, Brigadeiro Rogério Luís Veríssimo, motivar o estudante e integrá-lo à realidade do país são alguns objetivos do projeto. “O que nós fazemos é viabilizar a participação voluntária de estudantes no processo de solução das desigualdades sociais que ainda existem no Brasil”, destacou.

Após as duas semanas de trabalho pelo interior do Piauí, os rondonistas devem ser recebidos no Palácio de Karnak pelo governador Wilson Martins. “Esses estudantes e professores vieram interagir com o estado, com a nossa cultura, a nossa geografia e a nossa culinária. É muito importante essa integração. E também é importante ouvi-los no seu retorno. Um diálogo sobre o que eles viram e aprenderam”, destacou o governador.

Os 20 municípios atendidos nesta edição do Projeto Rondon estão espalhados por diferentes regiões do estado. São eles: Amarante, Batalha, Castelo do Piauí, Cocal, Elesbão Veloso, Esperantina, Francisco Santos, Fronteiras, Inhuma, Itainópolis, Jaicós, Matias Olimpo, Miguel Alves, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Regeneração, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco e Valença do Piauí.


redacao@cidadeverde.com
Edição Parnaibanomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis